6 motivos para investir em uma plataforma de educação online

por Colaborador Parceiro - 07/12/17 ⇠ Veja outros Posts

A tendência do mundo é o digital. No setor da educação e treinamentos não seria diferente. E, por isso, você deve se ligar no que está em voga para não perder grandes oportunidades de negócio. Então porque não começar a investir em uma plataforma de educação online?

O setor de aprendizagem online só cresce. De acordo com o último Censo EAD Brasil da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) o número de matrícula em cursos livres online subiu de 2.872.383 em 2014 para 3.940.891 em 2015. Um aumento significativo!

Atualmente, muitas empresas e pessoas estão trocando os métodos de aprendizagem presenciais por metodologias de ensino a distância. Através de plataformas online, os funcionários conseguem aprender de forma eficiente os conhecimentos necessários para tornar a organização em que trabalham melhor.

Essa configuração torna a educação e os treinamentos online um ótimo ramo para o investimento. No blog de hoje te daremos 6 motivos para investir em uma plataforma de educação online. Vamos lá?

1. Mercado aquecido

1. Mercado aquecido

Como dissemos na introdução deste artigo, o mercado digital está aquecido. Isso está ocorrendo em diversos setores que desenvolvem  trabalhos online. As pessoas também estão inseridas nesse contexto e vem optando pela modalidade de educação a distância em detrimento da presencial. E isso acontece por vários motivos.

O aprendizado em plataformas e-learning tem um custo baixo para o aluno em relação a metodologia face a face. Sem contar que a modernidade exige muito desse sujeitos, o que faz com que a demanda por métodos que se adequam a sua rotina cresçam.     

2. Sua empresa antenada às tendências

Toda empresa que se preze deve estar antenada às novas demandas do mercado. As melhores empresas de cada setor já oferecem seus serviços na internet. As lojas de departamento já possuem seu e-commerce, as emissoras de TV já oferecem sua programação online, alguns supermercados já dão a possibilidade do cliente fazer suas compras por um site.

São vários os exemplos de organizações que já se inserem no contexto do digital. Se você oferece cursos de forma presencial, seria uma ótima opção para o seu negócio também oferecer suas aulas em uma plataforma e-learning. Assim, você estará suprindo a essa demanda latente do mercado.

3. Ciclo de vida do material produzido é maior

Produzir materiais não é uma coisa fácil e muito menos barata, como você deve saber. Quando o curso é presencial, o material é impresso, o que onera ainda mais o orçamento da sua empresa.

Quando você está ofertando cursos em uma plataforma e-learning os materiais são digitais. Assim, você não terá que arcar com os altos custos das gráficas. E o mais importante: se o recurso didático exigir uma atualização, você só precisará de editá-lo e enviar para os alunos.

Outro ponto é o aproveitamento dos conteúdos, o mesmo material poderá ser usado, em sua completude ou em fragmentos, por turmas diferentes. Isso vai tornar o seu plano didático bem mais fácil de ser manejado e bem mais barato.

4. Tutores e professores são mais bem aproveitados

Tutores e professores são mais bem aproveitados

No esquema de educação presencial, para cada turma, você precisa alocar pelo menos um professor e um tutor. Afinal, esses profissionais não podem estar no mesmo momento em dois locais, não é mesmo?

O grande barato das plataformas de educação online é que os seus funcionários vão poder estar em “vários lugares” ao mesmo tempo. Se você produzir uma vídeo aula sobre estatística por exemplo, ela poderá ser exibida para várias turmas. Sem contar que ela poderá ser assistida pelo aluno na hora que ele desejar. Característica que, com certeza, se torna um dos argumentos mais atrativos na hora de captar seus alunos.

Você conseguirá reduzir a quantidade necessária de funcionários que sua empresa irá precisar para funcionar. Com isso você também vai diminuir muito os seus custos com pessoal. Tudo isso sem implicar em uma queda de qualidade dos serviços que serão oferecidos.

5. Criar cursos mais específicos

Criar cursos mais específicos

O cursos lecionados em ambientes de aprendizagem presencial, como vimos nos tópicos anteriores, tendem a exigir mais recursos da sua empresa. Você precisará de mais tutores e professores, porque eles não podem estar ao mesmo tempo em todas as turmas. Os custos com materiais serão mais altos, principalmente por conta dos gastos com gráficas.

Outra especificidade, de que ainda não falamos, é que ao ofertar cursos face a face, você terá de arcar com despesas relacionadas à sala de aula. Contas básicas como: luz, água, aluguel e etc, podem fazer a diferença no orçamento.

A partir de todo esse cenário fica complicado criar cursos específicos e bem segmentados. Com todo esse custo disponibilizar diferentes abrangências teóricas fica praticamente impossível , certo?

Investir em uma plataforma de educação online é uma porta aberta para conquistar outros públicos, As demandas se encontram cada vez mais específicas, e é seu papel criar um serviço capaz de atendê-las.

O ambiente de aprendizagem online torna isso possível. Talvez você não ache muitos interessados em um curso específico próximo ao seu endereço físico. Mas através do seu endereço na web, você pode ter contato com vários interessados em seu serviço pelo país. Se inserir no ambiente digital vai fazer com que as  vendas de suas aulas pela internet fique bem mais fácil.

6. Inovar nos recursos didáticos

Em uma plataforma e-learning você poderá ofertar cursos que ofereçam conteúdos em diversas tipos de formato didáticos. Tudo pode se tornar mais interativo. Um livro pode conter um link para um vídeo, um vídeo pode ter um Qrcode que leve o aluno a um site importante, e etc.

Você poderá adequar de forma mais instantânea os recursos pedagógicos de acordo com o seu público. Você poderá oferecer um conteúdo exclusivo para uma empresa, trabalhando o treinamento a partir de aspectos valiosos para o cenário em que ela se encontra. Ou até mesmo pensar em uma inovação atender a demanda de um grupo específico.

Esses são alguns dos motivos que consideramos importantes para que você reflita sobre o investimento em uma plataforma de educação online. Todos eles tornam o ambiente de aprendizagem online uma ótima opção para seu negócio e para seus alunos. Continue acompanhando o nosso blog, assine a newsletter do ClassControl e não perca nenhum post. Até a próxima!

ebook

Colaborador Parceiro

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit