As melhores técnicas de coaching para começar a usar agora

por Laís Marçal - 07/08/17 ⇠ Veja outros Posts

Os coachs são profissionais que precisam estar sempre estar atentos aos seus atendidos. É preciso aprimorar as relações para otimizar os resultados. Para te ajudar nessa tarefa, separamos as melhores técnicas de coaching para você começar usar agora. Entenda cada uma delas, e a partir daí, seja capaz de usá-las com seus clientes.

"E o que mais?"

Essa é uma pergunta que deve estar presente nas sessões de coaching. Se o seu coachee for tímido ou estiver com dificuldade de se expressar aí ela se torna indispensável.

Essa é umas das técnicas de coaching que fará com que as respostas se tornem cada vez mais qualificadas e ricas em detalhes. Isso vai promover um aperfeiçoamento do auto conhecimento de seu cliente e vai te dar mais informações para que você o ajude.

Ancoragem

A ancoragem é uma das técnicas de coaching que fazem parte da programação neurolinguística. Ela acontece da seguinte forma: você pede que seu cliente resgate, em forma de pensamento e relato, alguma memória positiva.

Quando ele estiver com o semblante feliz, oriente o coachee para que se toque em algum ponto ou faça algum gesto como o estalar os dedos. Assim ele vai ancorar aquela sensação positiva.

Patrocínio positivo

Você e seu atendido tem um plano de ação para aquele processo de coaching. Diante de qualquer evolução do seu coachee naqueles pontos que vocês traçaram, o recompense. Elogie, se mostre feliz com a transformação, aprofunde suas dicas. Isso vai fazer com que ele se sinta mais motivado a seguir no caminho da mudança.

Ensaio mental

Peça para que seu coachee faça um filme mental de uma situação que ele deseja transformar. Depois disso, no mesmo cenário, ele deve se imaginar vivendo aquele momento com os defeitos todos corrigidos.

Pergunte como ele se sente em relação a aquele objetivo sendo cumprido e o incentive a promover ações que irão transformar o traço de personalidade que não lhe agrada. Essa é uma das técnicas de coaching que vão ajudar bastante o treinado que se sente travado ou com dificuldade de se expressar.

Backlog

O coach e o coachee estabelecem um diálogo a fim de levantar aquelas situações que prejudica o treinado. Depois disso, é recomendado que se faça um Backlog. Essa atividade consiste na elaboração de uma lista realizada a partir de acordo entre as duas partes. Nela será pontuada ações que ajudarão a melhorar a performance daquele sujeito.

Roda da vida

O uso da roda da vida é uma das técnicas de coaching, o objetivo aqui é levar o coachee a busca pelo autoconhecimento. O próprio sujeito irá classificar as áreas da sua vida e como ele tem se saído em cada uma delas. Cada parte do círculo corresponde a uma seção:

Roda da vida

O coachee irá definir  junto ao coach algumas pontuações. E assim estabelecer quais são as áreas que precisam ser mais bem trabalhadas. No final, serão definidas metas para serem cumpridas e, assim, equilibrar a roda da vida daquele sujeito.

SWOT

SWOT é uma sigla do inglês para forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). Essa é uma das técnicas de coaching que podem ser usadas tanto para indivíduos quanto para corporações, levando em conta fatores internos e externos.

É feita uma tabela com quatro quadrantes, que representam cada um dos tópicos que são explicitados na sigla. A partir do levantamento de cada aspecto, será feita uma análise que buscará definir como os pontos positivos podem ajudar a solucionar aqueles considerados negativos.

Missão e visão

Aqui, o objetivo é focar nos motivos que levam um indivíduo ou uma empresa a existir. Metas e desejos são os pontos que se deve manejar para pensar onde o treinado deseja chegar no futuro.

É uma ótima oportunidade para que o coach entenda melhor o cliente a fim de auxiliar em seu processo de desenvolvimento. Ele terá que explicar o significado de missão, o porquê de algo existir, e de visão, o que se pretende para o futuro. Assim o coachee será capaz de definir essas questões e buscar alcançá-las.

Análise 5W2H

Essa é uma das técnicas de coaching mais recomendadas  para um planejamento estratégico organizacional, mas também utilizada para trabalhar com um sujeito. Refere-se às iniciais em inglês  para as palavras:

  • What: “o que será feito?”

  • Why: “porque será feito?”

  • When: “quando será feito?”

  • Where: “onde será feito?”

  • Who: “por quem?”

  • How: “como será feito?”

  • How much: “quanto vai custar?”

Através destas perguntas é traçado um plano que ação que irá estabelecer todas as atividades necessárias para se chegar a aquele objetivo. No caso das empresas, isso pode levar a uma grande economia de tempo e recursos.

DISC

Uma das técnicas de coaching para avaliação comportamental é a D.I.S.C. O modelo que a rege vem da psicologia e faz correspondência às 4 bases do comportamento, que são: D: Dominância, I: Influencia, S: Estabilidade e C: Cautela.

Um questionário não é aplicado buscando traçar um perfil psicológico, mas sim comportamentos que são recorrentes e acabam definindo certo indivíduo. Assim, o coachee terá mais consciência de si mesmo e começará perceber as atitudes que lhe afastam do estágio desejado.

Roda de Competências

Essa é uma técnica de coaching poderosa e tem como objetivo avaliar o grau e o nível de competências e capacidades de profissionais dos membros de uma empresa. O método funciona da seguinte forma: é feita uma avaliação, em uma escala de 0 a 10, de diversas habilidades profissionais que são fundamentais para que os negócios funcionem bem.

A roda de competências é bastante utilizada para avaliar não só profissionais e equipes como também melhorar a própria empresa, buscando melhorar alguns pontos que garantirão seu sucesso. Os critérios colocados em pauta são:

  • Capacidade de empreender;

  • Comunicação;

  • Desenvolvimento de pessoas e orientação para resultados;

  • Inovação;

  • Relacionamento interpessoal;

  • Criatividade;

  • Liderança;

  • Trabalho orientado para o cliente.

Múltiplas Inteligências

Múltiplas Inteligências

A ideia dessa técnica de coaching é trabalhar com o sujeito a existência de vários tipos de inteligência. Muitas vezes, a analítica é bem privilegiada em nossa sociedade, mas ela não é o forte de todos. Isso faz com que muitas pessoas se sintam, inclusive, diminuídas, sem conseguir enxergar valor em si mesmas. Compreender os tipos de inteligência fará com que o indivíduo se torne mais capaz e consciente de si mesmo.

Feedforward

É uma das técnicas de coaching para serem usadas em treinamentos de equipe que visa dar ideias e orientações para profissionais focando no aperfeiçoamento de competências. Essa metodologia tem três pilares: o presente, o futuro e a positividade, focalizando as ações que estão ocorrendo afora e com olhar destinado ao  futuro.

Essa foi a nossa seleção das melhores técnicas de coaching, esperamos que ela te ajude a desenvolver o seu trabalho. Depois nos conte como elas foram recebidas pelos seus clientes, beleza?

Queremos que você continue nos acompanhando, ainda vamos produzir muitas coisas interessantes que irão colaborar com seus processos. Para gente, você são mais que leitores, são nossos parceiros. Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que postamos aqui no blog. Te aguardo no próximo post, heim?

EBOOK

Laís Marçal

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit