Como aumentar as vendas de cursos: dicas para seguir agora

por Laís Marçal - 05/09/17 ⇠ Veja outros Posts

Saber como aumentar as vendas de seus cursos é sempre algo a se ter em mente. No entanto, muitas pessoas ainda tem dificuldade em implementar técnicas para melhorar o processo de venda e aumentar os números. Essas dicas vão te mostrar as melhores estratégias de como você pode utilizar!

Atualmente brasileiros passam, em média, 650 horas por mês em redes sociais. Muitos consideram que uma empresa realmente existe de fato apenas se ela também estiver presente nessas plataformas. Mas como aumentar as vendas usando esses recursos? Antes de mais nada saiba que as mais indicadas e relevantes para a divulgação e direcionamento de vendas online geralmente são:

  • Facebook

  • Twitter:

  • Instagram

  • Youtube

  • LinkedIn

Sabendo disso, é importante analisar e descobrir qual ou quais são as mais indicadas para o perfil do seu empreendimento e que as redes sociais precisam ser alimentadas com uma certa frequência e constância, portanto é necessário que haja um planejamento. Crie um cronograma de postagens e monte pautas para organizar melhor a maneira que seu público recebe seu conteúdo nas redes.

Elabore posts relevantes para seu público-alvo pensando na linguagem e estrutura mais adequada para cada uma das redes sociais que seu negócio utilizar. Certifique-se que seu conteúdo seja responsivo nos mais diversos dispositivos, abrindo e carregando imagens e texto de forma rápida e precisa.

Por último, não se esqueça de sempre medir os resultados das suas ações nas redes sociais. As métricas, assim com sua análise, são importantes para que você tenha noção de quais conteúdos e ações estão surtindo efeito no seu público e o que precisa ser alterado para aumentar as vendas de cursos.

Use o e-mail marketing

O uso do e-mail marketing como forma de publicidade pode te ajudar a conquistar mais alunos, aumentando suas vendas. Com essa ferramenta você será capaz de enviar conteúdo para seus clientes em potencial de forma mais direta e pessoal, personalizando o conteúdo. Chame o destinatário pelo nome e assine a mensagem, isso torna a comunicação mais íntima e reforça o laço entre cliente e empresa.

Assim como nas redes visuais, invista no visual. Lembre-se que o público poderá visualizar seus e-mails por diferentes dispositivos, portanto o conteúdo deve deve ser responsivo, não se desconfigurando quando aberto. Use texto e imagens, pois e-mails que usam apenas fotos correm um risco maior de serem considerados spam.

Para essa tarefa é indispensável que você construa um banco de dados consistente. Consiga contatos através do interesse dos próprios clientes. Afinal de contas isso mostra que a pessoa já demonstrou atraída ou pelo menos curiosa a respeito de seus serviços.

Outro ponto fundamental: não use listas de e-mails compradas! Muitos dos endereços presentes ali podem não estar interessados em sua instituição ou sequer existirem. Certifique-se de dar a opção de descadastramento através de um link para sua lista se tornar mais eficiente.

Conheça bem o seu mercado

Conheça o mercado

Conhecer seu mercado significa conhecer tanto seu público-alvo quanto seus concorrentes. É imprescindível que se saiba e que sempre se busque saber o máximo possível sobre sua própria área de atuação e tudo mais que a envolve. A pesquisa de mercado te dá as ferramentas básicas para que você obtenha dados necessários baseados em fatos para que se possa pensar em como aumentar as vendas de cursos.

Comece se informando sobre seu público-alvo. Com uma pesquisa simples feitas através de um questionário, por exemplo,  é possível identificar características básicas dos compradores em potencial e, através dessas informações, criar suas buyer personas, que seriam seus clientes ideais. As buyer personas provavelmente vão guiar boa parte das suas estratégias e te ajudarão a segmentar seu público.

Depois de conhecer bem as suas personas é hora de testar o seu produto ou serviço. Avalie se aquilo que você oferece atende bem as necessidades do seu público-alvo. O que pode ser melhorado? O que está dando certo? Como seu produto é visto pelas pessoas? Há uma identificação do meu público com o meu serviço? Certifique-se que o que você e sua empresa estão entregando está de pleno acordo com as demandas e as expectativas dos consumidores.

Por outro lado, com a análise da concorrência você será capaz de identificar e avaliar como outras empresas do ramo estão se posicionando e suas práticas no mercado. Conhecer seus concorrentes também te permite reconhecer seus próprios erros e acertos e te dá vantagens para ser mais assertivo nas suas ações.

Invista e motive sua equipe de vendas

Invista e motive sua equipe de vendas

Diversos motivos possíveis podem fazer com que sua equipe de vendas não consiga alcançar as metas desejadas. Por isso, ao se pensar em como aumentar as vendas de cursos, tenha em mente que esses profissionais e seu trabalho são uma peça fundamental que necessita de muito incentivo, motivação e de capacitação.

Seus vendedores têm de estar muito bem treinados para realizarem um número bom de vendas. Invista em cursos para que esses profissionais estejam em constante atualização, sempre a par do mercado e conhecendo bem os seus clientes. A equipe de vendas precisa ter conhecimento sobre o serviço que vende e dominar técnicas sobre o processo de vendas. Lembre-se que ninguém nasce um vendedor, isso só é possível com um bom treinamento.

Quanto a motivação, certifique-se de sempre incentivar sua equipe de vendas a estar focada no melhor rendimento. Seus vendedores podem estar se sentindo desvalorizados ou desencorajados a trabalhar, e isso acaba por refletir em seus resultados. Mantenha sempre o diálogo aberto para que qualquer problema possa ser discutido. Considere oferecer e montar um palestra motivacional para engajar esses funcionários.

Não se esqueça que uma boa supervisão também pode fazer toda a diferença no trabalho e eficiência dos vendedores. A pessoa responsável por essa tarefa não deve ser vista como um carrasco, mas sim como um suporte e uma fonte de colaboração. Esse acompanhamento tem que garantir sempre boas dicas e observações sobre os processos de venda. Bons vendedores surgem de feedbacks constantes,  valorização do trabalho bem feito e apontamentos do que precisa melhorar.

Essas foram as nossas dicas de como aumentar as vendas de cursos. São informações para você e sua empresa começarem a pensar e implementar agora mesmo! Coloque em prática e depois conte pra gente como elas funcionaram.

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Laís Marçal

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