Como criar landing pages para cursos online

por Mariana Silva em 12/Jul/2018 ⇠ Veja outros Posts

Hoje vamos tratar de um assunto que pode ser o grande motivador do sucesso do seu negócio. São as landing pages. Você já ouviu falar nelas? Já as utiliza no seu negócio?

A criação e o lançamento de um curso online é uma tarefa que requer muito esforço. Geralmente são meses de planejamento, o trabalho de vários profissionais e muito investimento para que negócios do mercado de Educação à Distância dêem certo. Mas muitas vezes, por mais que tudo esteja perfeito, falta algo para que as vendas deslanchem.

Com o post de hoje isso está prestes a mudar! Chegou a hora de saber um pouco mais sobre o que são e como criar landing pages para cursos online!

Entenda o que são as landing pages

A tradução literal para esse termo em inglês seria algo como “página de aterrissagem”, fazendo referência ao fato de ser o lugar que a pessoa chega após alguns passos, como ter procurado por algo em um site de busca ou ter sido levado por um anúncio ou algo do tipo.

O objetivo geral de uma landing page é propor uma ação e levar a pessoa a concluí-la. Pode ser baixar um ebook, assinar uma newsletter, pedir uma demonstração, efetuar uma compra, etc.

Dessa forma, uma boa tradução, mais adequada ao português, seria “página de conversão”, já que o propósito é converter um visitante do site a virar um contato qualificado (ou um lead) ou cliente.

Na hora de produzir essa página, não basta apenas criá-la e disponibilizá-la no site. Vamos agora a alguns pontos que você precisa ter em mente para ter sucesso na hora de criar uma landing page para cursos online.

Conteúdo e otimização para SEO

A primeira coisa a ser pensada ao criar uma landing page de sucesso é no conteúdo. De nada adiantará se todos os demais pontos abaixo estiverem dentro dos conformes se o conteúdo não for adequado.

O mais importante é que ele precisa ser chamativo, para isso é necessário usar de muita criatividade. Todo o conteúdo precisa ser interessante o suficiente para que a pessoa permaneça na página até o final da leitura e feche a ação que a landing page propõem.

Ele também não pode ser muito extenso, é melhor optar pela simplicidade e por ser mais direto e sucinto. Não floreie o texto com informações desnecessárias que podem fugir do assunto e até mesmo fazer com que a pessoa perca o interesse em concluir a ação.  Outro passo importante é falar a mesma linguagem do público. Para isso é necessário entender bem o mercado e conhecer o perfil dos clientes.

Como se trata de um conteúdo digital, é indispensável que o conteúdo esteja otimizado para SEO. Os sites de busca como Google, Yahoo e Bing, possuem critérios para avaliar a relevância do conteúdo das páginas. E a partir desses critérios eles rankeiam os resultados na busca. Para sua landing page ser sempre uma das primeiras a aparecer nesses resultados é preciso seguir alguns padrões.

Use no texto da landing page as palavras que o seu público-alvo usaria para encontrar seu curso nos sites de busca. São as chamadas palavras-chave. Mas ela deve se repetir naturalmente ao longo da página para fazer sentido.

A disposição do texto também precisa ser pensada nesses fatores e para facilitar a leitura do visitante. Crie parágrafos curtos de no máximo 5 linhas. Utilize negrito para destacar informações importantes.

Uma Call to Action de impacto

Tudo que está numa landing page faz parte da estratégia de levar o visitante a realizar alguma ação. Um dos pontos mais eficazes para esse fim é uma boa call to action (ou CTA), chamadas curtas para a ação em formato de botão com um link.

Com as CTAs é possível levar o visitante a baixar algo, efetuar a compra, acessar maiores informações, etc. O ideal é que ela seja disposta ao fim do texto e tenha bastante destaque, com uma fonte maior e cor diferente do restante do texto.

Design harmônico

A parte visual de uma landing page, assim como a textual, também deve ser agradável e interessante. Não despreze o layout da página ao criar uma landing page para cursos online.

Dê preferência a mesma paleta de cores da identidade visual do seu negócio, que já é usada no restante do site. Isso deve ser feito por questões de identidade de marca, para que o público possa abrir a landig page e rapidamente associar à instituição.

Gostou do nosso post de hoje? Esperamos que agora você já tenha todas a informações que precisa sobre como criar landing page para cursos online e seu negócio atinja o máximo potencial de conversões e vendas!

Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser dar uma sugestão, deixe um comentário abaixo. Para não perder nenhum dos nossos conteúdos sobre EAD e educação em geral, acompanhe o nosso blog e assine a newsletter. Até a próxima!


Mariana Silva

Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.

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