Como gravar videoaulas profissionais sem gastar muito

por Colaborador Parceiro - 11/07/17 ⇠ Veja outros Posts

 

Você já deve ter lido outros posts do nosso blog, sabe como o EAD vem crescendo e o quanto investir nesse ramo pode fazer bem para o seu negócio. Se você ficou convencido com o texto anterior ou já está nessa área chegou a hora de dar mais um passo: gravar videoaulas profissionais.

Como os tempos não estão nada fáceis no que diz respeito às finanças, vamos dar algumas dicas para tornar a produção mais barata, sem que isso impacte na qualidade do conteúdo que você irá ofertar aos seus alunos. Vamos lá?

Produção

Mesmo que você queira economizar na hora de gravar vídeoaulas, de uma coisa você não pode abrir mão: uma produção de qualidade. Ela é fundamental para que a sua aula saia como foi imaginada.

Sem esse tipo de esforço, as coisas vão ser atropeladas por outras, e para contornar o caos que pode ser estabelecido, você vai precisar de gastar mais dinheiro. Para que não haja sofrimento nas suas finanças e nada prejudique a qualidade das aulas, você precisa seguir alguns passos básicos, como veremos a seguir.

Defina a plataforma de vídeo

Isso mesmo, antes de qualquer coisa é importante definir onde seu vídeo será postado. É importante saber isto pois plataformas diferentes têm características, formatos, e claro resultados diferentes.

Importância do Youtube na educação à distância
Você pode criar um canal com playlists diferentes em relação ao assunto de seu conteúdo e postar o vídeo no Youtube (maior plataforma de vídeos do mundo).

Youtube Edu

Em 2013, o Google lançou uma plataforma chamada Youtube Edu, onde professores, gestores e alunos encontram uma uma biblioteca de vídeos educacionais gratuitos separados em várias disciplinas.

Além de tirar dúvidas de estudantes essa plataforma de educação a distância tem o objetivo de capacitação permanente de professores.

Redes sociais

Sim, é possível (e necessário) usar as redes sociais em sua estratégia de vídeos!
Cada rede possui características e ferramentas específicas, é preciso ter atenção a qual perfil seu conteúdo se encaixa.
Algumas das tendências na educação à distância estão ligadas às redes sociais. Como são muito acessadas por aplicativos para celular, são um ótima oportunidade para explorar o Mobile Learning (aprendizagem através de dispositivos móveis).

Outro exemplo é microlearning (aprendizagem em pequenas doses) pode ser aplicado ao instagram storie por exemplo, visto que investir tempo pode ser um empecilho em uma realidade em que as pessoas tem tanta urgência em realizar suas tarefas do dia a dia.
Bom, as redes sociais são muito amplas, então vamos nos aprofundar em outro post.

 

Sua própria plataforma EAD

Apesar de depender de um investimento essa opção é com certeza a mais interessante para quem empreende com os modelos de educação a distância.

Com uma plataforma EAD, além de disponibilizar vídeoaulas, é possível abrir fóruns de discussão para alunos e professores, realizar provas, compartilhar arquivos, acompanhar os alunos.
Já falamos aqui no blog sobre as razões para se investir em uma plataforma EAD.


Roteiro

A espontaneidade é muito importante na hora de gravar videoaulas, ver um sujeito desconfortável na tela é muito desagradável e não ajuda em nada na aprendizagem. Mas isso não quer dizer que você precisa chegar no estilo “quem sabe faz ao vivo”, até o Faustão segue um roteiro.

Esquematize um plano de aula, elabore tópicos que não podem ser esquecidos, pense em uma estrutura que ampare o professor na hora do 'gravando!'. Isso é muito importante porque evita que qualquer assunto seja esquecido e aquele conteúdo tenha que ser regravado.

Pauta

A pauta é um documento que vai te ajudar muito na hora de gravar videoaulas. Ela é um ponto imprescindível para produção, pois, levanta as orientações gerais sobre a filmagem e os equipamentos que serão necessários para executá-la.

Observando a sequência estabelecida pelo roteiro, você deve fazer apontamentos sobre as necessidades de cada parte dele. Isso evita que você tenha que providenciar algumas coisas na correria, ou que deixe de fazer o planejado porque faltou alguma coisa para realizá-lo.

Ensaio

Depois do roteiro escrito e as necessidades de set estipuladas na pauta está na hora de gravar, certo? Bem, ainda não. Aconselhamos que antes do ação você ensaie um pouco o que vai desenvolver quanto estiver de frente à câmera.

Para que tudo saia da melhor maneira, com o professor bem à vontade e espontâneo, você precisa treinar o texto e o posicionamento no estúdio. Tudo para dar mais confiança a quem estará representando a sua empresa nas telas.

Home studio de vídeos

Alugar um estúdio para gravar video aulas pode ser um caminho interessante. Em um espaço como esse você, muito provavelmente, terá auxílio de alguns profissionais para que o resultado seja positivo. Contudo, essa vantagem pode ser muito onerosa. Os arrendamentos normalmente são feitos por hora, o que encarece o processo de produção.

Por isso, nós vamos te indicar uma outra alternativa: um home studio, Se você tiver um quarto sobrando em casa ou na empresa (ou um que possa ser desocupado) essa com certeza é uma boa ideia. A sua produção vai ter mais liberdade para acontecer quando e em quanto tempo for necessário, além de mais barata.

Transforme ele com o cenário que mais for conveniente para gravar videoaulas. Depois de decorado, organize com os materiais necessários para a realização da gravação: iluminação, câmera e equipamentos de som. Vamos ver logo a seguir o que você vai precisar para tornar esse estúdio uma realidade.

Equipamentos

Alguns equipamentos são necessários para conseguir o melhor aproveitamento na hora de gravar aulas profissionais. Para adquirir esses materiais você vai gastar um pouco mais, mas o seu retorno será muito positivo, pense nisso como investimento na sua empresa.

Câmera para gravar videoaula: Qual a melhor?

Um dos equipamentos mais importantes. Mas isso não quer dizer que você precise gastar demais. Nesse caso não devemos pensar qual a melhor ou com mais funções, mas sim aquela que atenda a necessidade de sua produção com qualidade.

Com a ajuda de fatores como iluminação, você pode fazer uma opção mais econômica e manter a aparência profissional do seu vídeo. Alguns fatores para serem levados em conta na hora de escolher a sua câmera:

  • HD: escolha um equipamento que grave seus vídeos em alta definição, esse é um fator muito importante para imprimir qualidade ao seu trabalho.

  • Entrada para áudio externo: as câmeras costumam captar áudio das gravações, contudo, ela não executa essa função muito bem. Por isso, é necessário que ela possua uma entrada para captação de áudio por outro equipamento.

  • Lentes: Câmeras DSLR ou mirrorless possuem a vantagem de ter lentes intercambiáveis, ou seja, é possível trocar as lentes sendo que cada uma delas tem características próprias.

Áudio

Esse item não pode ser subestimado, de maneira alguma, pois, é muito importante para garantir a qualidade das suas videoaulas e que o conteúdo seja passado de forma clara e objetiva. Ninguém merece querer ouvir algo e não conseguir porque o áudio está ruim, baixo, etc. Por isso preste muita atenção nessa parte!

Existem algumas formas de se captar som em suas gravações. Você vai escolher a que (ou as que) mais se adapta ao seu roteiro:

  • Microfone direcional: conhecido também como boom, ideal para quando o som de muitas pessoas precisa ser captado.

  • Microfone lapela: aquele que se coloca na própria roupa do sujeito que será filmado. É discreto e funciona muito bem para vídeos com uma pessoa só.

  • Microfone de mão: conhecido como sorvete, ele é aquele que os jornalistas costumam usar em reportagens.

  • Gravador: Existem gravadores de ótima qualidade e variados preços de acordo com sua necessidade

  • Celular: Essa é a opção mais barata. Dentre as diversas funções de um smartphone, existe o gravador de voz. Celulares mais tecnológicos não deixam em nada a desejar em questão de qualidade. Caso haja pequenos ruídos, é possível minimizá-los posteriormente na edição.

Iluminação

A iluminação é um fator determinante para suas vídeoaulas. Um bom trabalho neste momento evita transtornos na ilha de edição. Pensar nesse aspecto a partir de uma visão profissional proporciona uma experiência interessante para quem for assistir a “posteriori”. Alguns equipamentos podem te ajudar nessa missão:

  • Luz Natural: A opção mais barata, ou melhor, de graça. utilizar a própria luz
    do dia. a grande dificuldade é que nem todos os dias estarão iluminados. É preciso ter atenção também com as sombras que a luz pode projetar no objeto ou pessoa filmada.

  • Sungun: Para uniformizar a luz no set de filmagem.

  • Softbox: Para iluminar os participantes ou objetos presentes no vídeo.

  • Luz de fundo: imprime profundidade e estabelece um contraste interessante entre o sujeito que está no vídeo e o fundo.

Gravação pelo celular

Hoje, os celulares modernos possuem câmeras muito eficientes e quem podem gravar videoaulas em HD. Se bem trabalhada a questão da iluminação essa opção pode funcionar sem fazer com que o seu trabalho perca a qualidade. Contudo, o grande problema fica pela captação do áudio que não é bom em smartphones.

Nesse caso, você deverá contar com um gravador. Ele vai captar tudo separadamente e você terá que sincronizar áudio e imagem na pós-produção. Vai dar um bocado de trabalho, mas se a sua situação exigir esse tipo de estratégia você não sairá perdendo.

Pós produção

Depois de gravar o vídeo chegou o momento da pós produção. Nesse momento você vai decidir o tipo de montagem, que material vai para a versão final, efeitos a serem utilizados, etc. A estrela principal dessa parte é a edição, como veremos a seguir.

Edição de videoaulas

É o momento de ver suas aulas tomarem forma. Essa parte é muito importante, pois, é a partir do trabalho desenvolvido nela, que o seu serviço vai ter o tom que você tanto deseja. Portanto, não poupe esforços e seja criativo.
Entre os principais programas de edição estão:

  • Adobe Premiere

  • Vegas Pro

  • Final Cut Pro x (compatível apenas com macOS - Apple)

  • iMovie (compatível apenas com macOS - Apple)

  • Windows Movie Maker

É possível usar o próprio celular para edições simples

  • WeVideo

  • KineMaster

  • Magisto

  • Imovie (Apenas para sistema iOS)

  • Video Cutter

Screencast - Gravador de tela

Nem sempre você precisará gravar uma vídeoaula com um professor para transmitir o conteúdo de seus cursos. Existem outros recursos que permitem com que o conhecimento seja passado de forma didático.

Esse é o caso do screencast. Através de um programa, grave a tela do seu computador e o áudio, captado por um microfone externo, enquanto você faz a narração. Essa forma de apresentar o conteúdo pode ser muito efetivo, principalmente para cursos que ensinam a trabalhar com softwares gráficos, por exemplo, como é o caso do Photoshop e do Illustrator.

Existem algumas ferramentas no mercado, vamos te sugerir algumas, que além de ter qualidade, são gratuitas:

No post de hoje te demos algumas dicas de como gravar videoaulas sem gastar muito. É bom lembrar, que a produção precisa caber em seu orçamento, mas não abra mão da qualidade do seu serviço. O conteúdo, além de instrutivo, precisa ter uma boa imagem, iluminação e áudio.

Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que postamos aqui no blog. Até a próxima!

ebook

Colaborador Parceiro

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit