Como montar uma palestra motivacional: dicas preciosas

por Laís Marçal - 31/08/17 ⇠ Veja outros Posts

Muitas empresas e instituições têm buscado ferramentas para melhorar e alavancar os resultados e a produtividade de seus profissionais. Um dos recursos mais utilizados são as palestras motivacionais. Elas, quando bem planejadas e executadas, são ótimos artifícios  para solucionar problemas corriqueiros que possam vir a atrapalhar o rendimento da equipe. Afinal de contas, motivação é essencial para que haja o engajamento e a participação dos funcionários.

No entanto, é necessário ter uma noção de como elaborá-las para que o tiro não saia pela culatra e elas tenham os efeitos contrários do que se desejava. Pensando nisso, o post de hoje traz algumas dicas de como montar uma palestra motivacional. Confira!

Defina e conheça seu público-alvo

Defina e conheça seu público-alvo

Conhecer previamente o perfil das pessoas para as quais você irá falar é o primeiro passo de como montar uma palestra motivacional. Certifique-se de ter conhecimento sobre a idade, gênero, profissão e cargo, nível cultural e de instrução, interesses, etc. do seu público.

Essas informações vão determinar o conteúdo do que será abordado, o tempo de apresentação, a linguagem a ser utilizada e até mesmo a entonação ideal. Identifique características que te ajudem a direcionar sua fala.

Entenda que a motivação é subjetiva

As pessoas podem ser motivadas pelos mais diversos fatores. Depois de definir seu público-alvo fica mais fácil apontar quais eles podem ser e saber quais são os tópicos mais interessantes e relevantes para aquelas pessoas.

Ao pensar em como montar uma palestra motivacional tenha em mente quais são essas motivações e o que pode estar desestimulando seu público. Busque por pesquisas que falem sobre incentivação e converse com líderes de equipe. Dessa forma é possível determinar com maior precisão o conteúdo mais adequado e em quais pontos é melhor focar.

Busque referências, mas fuja de fórmulas prontas

Usar outras palestras motivacionais como referência é importante. Assista a outros palestrantes e saiba observar quais técnicas são essenciais, o que é positivo e o que não se deve fazer.

Mas evite padronizar. Tanto a forma quanto o conteúdo de suas palestras devem ser únicos. Crie seu próprio estilo e traga sempre ideias novas para suas apresentações. Palestrantes diferenciados e originais tendem a ter mais sucesso graças ao seu diferencial.

Evite usar metáforas que já são ou foram muito usadas e algumas músicas "inspiradoras", pois elas tendem a se tornar forçadas e sua apresentação pode soar piegas e cair no clichê. Tenha em mente que o público-alvo também evolui com o tempo, passa por fases na vida e segue tendências do momento. Saiba adequar seu conteúdo à essas variações.

Anote suas ideias e organize sua fala

Anote suas ideias e organize sua fala

Ao desenvolver as ideias que darão origem ao conteúdo da sua palestra, anote tudo. Coloque no papel seus pensamentos e argumentos até ter certeza que esse discurso pensado também faz sentido e soará bem quando for dito em voz alta para outras pessoas. Faça o possível para não usar palavras e expressões ambíguas, de duplo sentido. Não abra espaço para múltiplas interpretações, seja o mais objetivo possível.

Certifique-se que sua apresentação segue uma ordem de início, meio e fim. Isso fará com que sua fala seja mais clara e te ajudará a não se perder nos próprios pensamentos ou se exceder no tempo.

Uma boa estruturação e organização da fala vão te ajudar a se manter coerente, não caindo em contradição durante a apresentação. Dessa forma você também evita "brancos" e consegue transmitir ao público mais segurança e confiança no que está sendo dito.

Pense na execução da apresentação

Liste com antecedência quais serão os recursos necessários para realizar a palestra. Microfones, computadores, projetores, iluminação, quadro, canetas, etc., do que você precisa?

Ao usar recursos visuais evite textos muito longos nos slides e vídeos. Eles podem ser cansativos e maçantes. Foque em imagens para guiar e complementar a sua fala. Escolha as que tenham uma boa resolução e que sejam interessantes e chamativas.

Calcule bem o tempo da apresentação pensando na disponibilidade do público e do local onde a palestra será ministrada. Administrar bem o tempo disponível permite que pontos mais relevantes sejam abordados com uma maior profundidade.

Seja leve e dinâmico

Seja leve e dinâmico

Por maior que seja o grau de instrução e escolaridade do seu público, evite palavras ou termos técnicos e expressões de compreensão mais difícil. Uma palestra motivacional não deve se parecer com uma aula, deve fluir com facilidade para que as pessoas não se sintam cansadas ou obrigadas a ouvirem aquele conteúdo.

Também é importante buscar a interação com o público. Mesmo com grupos de pessoas mais velhas ou formais, procure tornar a apresentação mais dinâmica o possível e deixar sua fala mais descontraída. Uma palestra monótona dificilmente surtirá efeitos positivos, até mesmo nos ouvintes mais atentos.

Use do bom humor, mas não exagere. Não faça piadas ou comentários que possam deixar as pessoas desconfortáveis ou se sentirem inferiores. O ambiente da palestra deve ser acolhedor.

Use fontes e exemplos

Para dar força aos seus argumentos e inspirar seu público com credibilidade, fazendo as pessoas acreditarem que sua fala faz sentido e trata de uma realidade possível, use exemplos, dados e pesquisas.

Conte histórias de pessoas e empresas que superaram problemas parecidos com o os que a sua plateia possa estar passando. Isso vai deixar a sua palestra motivacional muito mais interessante e fazer as pessoas se engajarem mais com o seu discurso.

Quanto aos dados e pesquisas, assegure-se de que eles são reais e de fontes confiáveis. Lembre-se mais uma vez que a palestra não é uma aula, então use dados de fácil assimilação e foque mais naqueles que mostrem situações positivas e ações e medidas que levaram ao sucesso. Evite falar sobre o fracasso.

Esperamos que com essas dicas simples você já saiba como montar uma palestra motivacional. Assine nossa newsletter e receba mais publicações do blog do Class Control. Até a próxima!

Ebook

Laís Marçal

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit