Como turbinar a divulgação de cursos da sua empresa?

por Laís Marçal - 17/05/17 ⇠ Veja outros Posts

A divulgação de cursos é uma ação fundamental para qualquer empresa do ramo educacional, já que é a partir desse trabalho que ocorre a captação de alunos, sendo este o principal elemento para o sucesso de qualquer negócio da área.

Hoje em dia, existem diversas possibilidades para entrar em contato com o público-alvo e fazer propaganda de produtos ou serviços. No entanto, é necessário saber como utilizar todas essas ferramentas de forma assertiva e coerente.

Pensando nisso, neste post trazemos algumas dicas para que você possa turbinar a divulgação de cursos da sua empresa utilizando duas ferramentas online: as redes sociais e o e-mail marketing.

Seguindo estes conselhos, você poderá captar um maior número de alunos e, consequentemente,aumentar suas vendas. Vamos lá?

Redes Sociais

 

As redes sociais são uma excelente opção para quem quer realizar uma divulgação de cursos atingindo um grande número de pessoas. Os brasileiros estão entre os que mais utilizam esse tipo de ferramenta e, por isso, as empresas devem aproveitar a oportunidade para se aproximar do público-alvo e fortalecer sua marca no meio virtual.

Como captar seguidores?

Para turbinar o número de seguidores em suas páginas, é possível utilizar diferentes estratégias, como as seguintes:

Promoções e sorteios

As promoções e sorteios são uma ótima opção para quem quer aumentar o número de curtidas ou de seguidores em suas páginas.

É possível, por exemplo, sortear uma vaga para um de seus cursos mais populares. Para participar, você pode pedir às pessoas que curtam sua fanpage e marquem 3 amigos nos comentários.

Assim, cada pessoa que desejar fazer parte do sorteio indicará sua página para outros contatos, o que pode fazer com que seu número de seguidores aumente consideravelmente, sem necessidade de um alto investimento.

Quando os usuários enxergam a possibilidade de ganhar algo, a chance de eles se engajarem com suas publicações é muito maior! Assim, oferecer um prêmio é uma boa ideia para conseguir aumentar os fãs da sua marca no mundo virtual.

Conteúdo relevante  

Se você tiver conteúdo muito relevante em suas redes sociais, a tendência é que cada vez mais pessoas sigam as suas páginas e você tenha um público mais significativo para realizar a divulgação de cursos da sua empresa.

Uma boa ideia é disponibilizar materiais que sejam úteis para o seu público-alvo. Se você possui uma empresa de cursos de culinária, por exemplo, que tal disponibilizar algumas receitas gratuitas? Outra opção é postar vídeos no Youtube com várias dicas de gastronomia. O importante mesmo é que você ofereça benefícios aos seus seguidores.

Além disso, uma boa prática é tirar fotos das turmas que realizem seus cursos e avisar aos alunos que as fotos estarão disponíveis nas suas redes sociais. Assim, provavelmente, eles terão curiosidade de ver como ficou o retrato, acessando suas páginas para poder ver o resultado final.

Campanhas patrocinadas

As campanhas patrocinadas são aquelas pelas quais você paga para aparecer mais. O ponto negativo é que você deve investir dinheiro para fazer isso. O ponto positivo é que, em geral, você atinge um número muito maior de pessoas com o conteúdo pago do que com o conteúdo orgânico.

Um ponto interessante dessa opção, além disso, é que você pode segmentar o público que receberá o seu anúncio. Assim, se você oferece cursos na área de engenharia, por exemplo, é possível selecionar apenas as pessoas que se encaixem nesse perfil profissional.

Quais redes sociais utilizar?

Para turbinar a divulgação de cursos da sua empresa, você pode utilizar diferentes redes sociais. É importante, no entanto, escolher aquelas que se enquadrem melhor ao seu perfil e ao perfil do seu público-alvo.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais populares no Brasil e é uma ótima alternativa para as empresas que querem divulgar seus cursos na internet. Ela permite uma interação rápida e efetiva com o público-alvo, com a possibilidade de que os internautas curtam as publicações, compartilhem o conteúdo e deixem seus comentários.

Nessa rede social as possibilidades são múltiplas. É possível postar imagens, vídeos e textos, realizar transmissões ao vivo, linkar para sites e blogs externos, além de compartilhar conteúdos de terceiros publicados na própria rede. Isso sem contar a possibilidade de participar de grupos de discussão sobre os mais diversos assuntos.

 

Twitter

O Twitter é uma rede social que apresenta menos possibilidades do que o Facebook, mas que ainda assim é muita rica e possui excelentes vantagens. Por seus textos serem curtos (aproximadamente 140 caracteres), trata-se de uma opção muito dinâmica para a empresa que quer divulgar seus cursos de forma prática e rápida.  

A vida útil de uma postagem é menor; ou seja, rapidamente uma publicação fica ultrapassada. Isso ocorre porque o fluxo de notícias e novidades é alto, e as informações chegam e se vão rapidamente. Para quem quer marcar presença de maneira prática e notável, esta é uma ótima opção!

Instagram

O instagram é uma rede social altamente visual, já que seu maior foco são as fotos e vídeos curtos. Por isso, trata-se de uma boa opção para quem quer fazer uma divulgação mais descontraída e moderna.

Uma vantagem bem interessante é que, ao fazer uma postagem no Instagram, é possível enviar essa publicação também para o Facebook e para o Twitter, integrando as três redes sociais em um único clique!

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social bastante semelhante ao Facebook, já que é possível publicar diferentes mídias e interagir com as pessoas de forma similar. No entanto, trata-se de um perfil profissional e não de um perfil pessoal.

E-mail marketing

e-mail marketing é outra ferramenta poderosa para turbinar a divulgação de cursos da sua empresa. Com ele, é possível enviar mensagens personalizadas aos usuários, pois trata-se de uma ferramenta de marketing direto (ou seja, que é direcionado a um destinatário específico, de forma segmentada e mensurável).

Se você tem uma empresa que oferece cursos na área da saúde, por exemplo, você pode divulgar eventos específicos para cada pessoa cadastrada em sua base de contatos, de acordo com a especialidade de cada uma.

Assim, caso você queira falar sobre um curso destinado a oftamologistas, por exemplo, você pode enviar uma mensagem apenas aos seus contatos que se enquadram nesse perfil, excluindo pessoas de outras áreas, como ortopedistas, pediatras, dentistas, e por aí vai. Isso faz com que sua mensagem seja muito mais assertiva, já que o conteúdo fará total sentido para o seu destinatário.

Outra vantagem é poder mensurar os resultados após o envio de cada correio eletrônico. Isto é, você pode saber quem recebeu sua mensagem, quem abriu o email, quem clicou em algum link, e muito mais! Para isso, um software de gestão pode te ajudar bastante!     

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para turbinar a divulgação de cursos da sua empresa. E, se quiser ficar por dentro de todas as nossas novidades, cadastre-se na nossa newsletter, no menu direito desta página. Até a próxima! :)

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Laís Marçal

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