O grande objetivo das instituições é aumentar o número de clientes. Mas para isso você tem que conquistar mais alunos. Umas das estratégias que irá te ajudar a atingir suas metas é o uso do e-mail marketing.
Para colaborar com você e atingirmos juntos esse propósito separamos algumas dicas para que sua empresa avance e conquiste prestígio e reconhecimento no mercado. Acompanhe com a gente!
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma forma de publicidade online que pode te ajudar a conquistar seus alunos. Usando essa ferramenta é possível diminuir seus custos sem perder de vista a efetividade.
Por se tratar de uma forma de comunicação mais direta e pessoal, você aumenta a suas chances de fazer com que as pessoas conheçam sua empresa, se interessem pelo seu serviço e se tornem clientes em potencial.
Com o e-mail marketing você pode aumentar o seu alcance, ter flexibilidade na criação de conteúdos e pode mensurar com mais facilidade como suas mensagens estão sendo recebidas pelos seus contatos.
Como usá-lo para conquistar mais alunos?
Você pode utilizar várias estratégias de e-mail marketing para atingir seu objetivo de conquistar mais alunos. Engaje seus futuros clientes, eduque-os para que tenham uma maior compreensão do serviço que você oferece e sua importância, se relacione com eles e esteja cada vez mais próximo de efetuar uma venda.
E-mail de divulgação
Aqui, você pode informar seu contato sobre todas as premissas que se relacionam ao serviço ofertado. Dê informações sobre a sua empresa, faça com que ele se identifique com ela e a enxergue como uma ótima opção para investimento.
Esse tipo de e-mail marketing é que mais tem cara de publicidade. O objetivo aqui é tornar a sua instituição conhecida e interessante. Por isso, não exite em usar recursos que engajem e conteúdos persuasivos.
E-mail promocional
Você já está mantendo contato com esse cliente em potencial. Talvez ele precise de algum incentivo para efetuar uma compra e começar a estudar em sua instituição. O e-mail promocional funciona muito nesse caso.
Oferecer alguma vantagem para que o seu contato contrate seu serviço é uma boa prática que pode ser realizada através dessa ferramenta. Informe sobre promoções e descontos que você planeja oferecer!
E-mail newsletter
Você precisa estar presente na vida de seus contatos. E o envio de newsletters te ajudará a cumprir essa missão com êxito. Você precisa ter relevância no mercado, para isso uma das práticas mais aconselháveis é produzir conteúdo.
Faça isso através de um blog em seu site (veja essas e outras estratégias que te ajudarão a aumentar suas vendas). Essa prática te dá autoridade no mercado e te coloca a frente de seus concorrentes.
Mas só produzir não é suficiente. Você precisa ancorar esses conteúdos. Invista em redes sociais e e-mail marketing para te ajudar a atingir seus objetivos. Mande as últimas postagem do seu blog para sua lista e faça com que eles te identifiquem com uma empresa com referência.
E-mail transacional
Dê uma atenção especial ao seu cliente sem gastar muito tempo. Esse tipo de e-mail é enviado de forma automática a partir do seu banco de dados (teremos mais informações sobre ele no decorrer do artigo).
A partir das transações que seu cliente fizer, ele vai recebendo informações sobre o caminho que ele está traçando junto a sua instituição. Confirmações de compra e lembretes com datas de início de um curso são exemplos em que ele pode fazer parte de sua estratégia para conquistar mais alunos.
Visual
Você poderá criar e-mails totalmente originais através de técnicas de HTML. Mas para isso, você terá de contar com a ajuda de um profissional capacitado. O visual da mensagem é muito importante. Então, se você puder fazer esse investimento, é mais do que aconselhável que sua equipe conte com esse tipo de expertise.
Existem algumas ferramentas no mercado que oferecem templates prontos, mas lembre-se: eles não são exclusivos, e isso não pode fazer muito bem para sua estratégia. Se for optar por essa forma pense nela como uma maneira de iniciar sua prática com a ferramenta, depois aprimore suas as ações e parta para um modelo original, ok?
O seu template precisa ser responsivo, ou seja, sua estrutura não deverá se desconfigurar em nenhum dispositivo, seja ele móvel ou não. Outro ponto fundamental é a mesclagem de imagens e textos, um e-mail só com fotos corre mais risco de cair na caixa de spam.
Construa um banco de dados
Tão importante como pensar no layout e no tipo de e-mail marketing que você irá utilizar é construir um banco de dados potente. Sua lista de contatos é uma arma poderosa que fará com sua estratégia para conquistar mais alunos alce vôos altos.
Existem algumas ações que são imprescindíveis, e que você não pode deixar de seguir, pois elas são determinantes para o sucesso de sua instituição:
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Não compre lista de e-mails: essa é uma prática nada efetiva. Em uma lista pronta existem endereços fantasmas e o pior, de pessoas que não têm nenhum interesse em seu serviço.
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Opt-in: a melhor forma de conseguir os contatos é através do fornecimento pelo próprio cliente. Assim, a comunicação é facilitada, pois ele demonstrou algum tipo de interesse em manter um relacionamento com sua empresa.
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Opção de descadastramento: inclua um link desse tipo para que sua lista fique cada vez mais efetiva.
Utilize uma plataforma de gestão de cursos e treinamentos
Uma plataforma de gestão de cursos e treinamentos pode te ajudar de várias formas, como já falamos aqui em nosso blog. Uma delas é na estratégia para conquistar mais alunos através do e-mail marketing. E ela possui várias funcionalidades que vão incrementar e otimizar as suas ações.
A primeira delas é a possibilidade de uma criação de um banco de dados relevante no próprio sistema. Insira as informações de seus contatos e crie tags para segmentá-los Isso vai facilitar a prática da sua estratégia.
A outra, é a opção de disparos, que podem acontecer de duas formas: a convencional e a automatizada. Ambas fazem com que o seu trabalho aconteça de forma mais rápida e permitem que você segmente a sua lista em público-alvo, aprimorando a sua comunicação.
A forma automatizada acontece através de eventos cadastrados na plataforma. Por exemplo: mande felicitações para todos os aniversariantes do dia. Você tem a plataforma, cadastrou os dados pessoais de seus clientes nela. Então, ela mesma faz esse trabalho para você. Essa é uma opção incrível, principalmente para o e-mail marketing transacional.
Dicas valiosas
Para incrementar sua estratégia para conquistar mais alunos, você pode seguir algumas práticas:
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Assinatura: assine os e-mails com o seu nome ou de algum funcionário responsável, isso torna a comunicação mais íntima.
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Destinatário: chame-o pelo nome, isso reforça o laço entre sua instituição e seu cliente.
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Tamanho: não envie mensagens muito longas, seja objetivo.
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Opt-out: inclua uma opção para que os usuário cancelem o recebimento de seus e-mails, se ele assim desejar.
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Interatividade: deixe que os seus contatos se comuniquem com você. Feedbacks são fundamentais para sua estratégia.
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Mensuração: meça seus resultados, só assim você consegue encorpar sua estratégia.
Essas foram as nossas dicas para que você consiga alcançar o seu grande objetivo: conquistar mais alunos. Esperamos que elas aumentem o sucesso de sua instituição. Depois conte para gente como elas funcionaram por aí!
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Equipe NeritEduca
Texto desenvolvido pela equipe de redatores no NeritEduca.
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