Como conquistar mais alunos através do e-mail marketing?

por Equipe NeritEduca em 24/Jul/2017 ⇠ Veja outros Posts

O grande objetivo das instituições é aumentar o número de clientes. Mas para isso você tem que conquistar mais alunos. Umas das estratégias que irá te ajudar a atingir suas metas é o uso do e-mail marketing.

Para colaborar com você e atingirmos juntos esse propósito separamos algumas dicas para que sua empresa avance e conquiste prestígio e reconhecimento no mercado. Acompanhe com a gente!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma de publicidade online que pode te ajudar a conquistar seus alunos. Usando essa ferramenta é possível diminuir seus custos sem perder de vista a efetividade.

Por se tratar de uma forma de comunicação mais direta e pessoal, você aumenta a suas chances de fazer com que as pessoas conheçam sua empresa, se interessem pelo seu serviço e se tornem clientes em potencial.

Com o e-mail marketing você pode aumentar o seu alcance, ter flexibilidade na criação de conteúdos e pode mensurar com mais facilidade como suas mensagens estão sendo recebidas pelos seus contatos.

Como usá-lo para conquistar mais alunos?

Você pode utilizar várias estratégias de e-mail marketing para atingir seu objetivo de conquistar mais alunos. Engaje seus futuros clientes, eduque-os para que tenham uma maior compreensão do serviço que você oferece e sua importância, se relacione com eles e esteja cada vez mais próximo de efetuar uma venda.

E-mail de divulgação

Aqui, você pode informar seu contato sobre todas as premissas que se relacionam ao serviço ofertado. Dê informações sobre a sua empresa, faça com que ele se identifique com ela e a enxergue como uma ótima opção para investimento.

Esse tipo de e-mail marketing é que mais tem cara de publicidade. O objetivo aqui é tornar a sua instituição conhecida e interessante. Por isso, não exite em usar recursos que engajem e conteúdos persuasivos.

E-mail promocional

Você já está mantendo contato com esse cliente em potencial. Talvez ele precise de algum incentivo para efetuar uma compra e começar a estudar em sua instituição. O e-mail promocional funciona muito nesse caso.

Oferecer alguma vantagem para que o seu contato contrate seu serviço é uma boa prática que pode ser realizada através dessa ferramenta. Informe sobre promoções e descontos  que você planeja oferecer!

E-mail newsletter

Você precisa estar presente na vida de seus contatos. E o envio de newsletters te ajudará a cumprir essa missão com êxito. Você precisa ter relevância no mercado, para isso uma das práticas mais aconselháveis é produzir conteúdo.

Faça isso através de um blog em seu site (veja essas e outras estratégias que te ajudarão a aumentar suas vendas). Essa prática te dá autoridade no mercado e te coloca a frente de seus concorrentes.

Mas só produzir não é suficiente. Você precisa ancorar esses conteúdos. Invista em redes sociais e e-mail marketing para te ajudar a atingir seus objetivos. Mande as últimas postagem do seu blog para sua lista e faça com que eles te identifiquem com uma empresa com referência.

E-mail transacional

Dê uma atenção especial ao seu cliente sem gastar muito tempo. Esse tipo de e-mail é enviado de forma automática a partir do seu banco de dados (teremos mais informações sobre ele no decorrer do artigo).

A partir das transações que seu cliente fizer, ele vai recebendo informações sobre o caminho que ele está traçando junto a sua instituição. Confirmações de compra e lembretes com datas de início de um curso são exemplos em que ele pode fazer parte de sua estratégia para conquistar mais alunos.

Visual

Visual

Você poderá criar e-mails totalmente originais através de técnicas de HTML. Mas para isso, você terá de contar com a ajuda de um profissional capacitado. O visual da mensagem é muito importante. Então, se você puder fazer esse investimento, é mais do que aconselhável que sua equipe conte com esse tipo de expertise.

Existem algumas ferramentas no mercado que oferecem templates prontos, mas lembre-se: eles não são exclusivos, e isso não pode fazer muito bem para sua estratégia. Se for optar por essa forma pense nela como uma maneira de iniciar sua prática com a ferramenta, depois aprimore suas as ações e parta para um modelo original, ok?

O seu template precisa ser responsivo, ou seja, sua estrutura não deverá se desconfigurar em nenhum dispositivo, seja ele móvel ou não. Outro ponto fundamental é a mesclagem de imagens e textos, um e-mail só com fotos corre mais risco de cair na caixa de spam.

Construa um banco de dados

Construa um banco de dados

Tão importante como pensar no layout e no tipo de e-mail marketing que você irá utilizar é construir um banco de dados potente. Sua lista de contatos é uma arma poderosa que fará com sua estratégia para conquistar mais alunos alce vôos altos.

Existem algumas ações que são imprescindíveis, e que você não pode deixar de seguir, pois elas são determinantes para o sucesso de sua instituição:

  • Não compre lista de e-mails: essa é uma prática nada efetiva. Em uma lista pronta existem endereços fantasmas e o pior, de pessoas que não têm nenhum interesse em seu serviço.

  • Opt-in: a melhor forma de conseguir os contatos é através do fornecimento pelo próprio cliente. Assim, a comunicação é facilitada, pois ele demonstrou algum tipo de interesse em manter um relacionamento com sua empresa.

  • Opção de descadastramento: inclua um link desse tipo para que sua lista fique cada vez mais efetiva.

Utilize uma plataforma de gestão de cursos e treinamentos

Uma plataforma de gestão de cursos e treinamentos pode te ajudar de várias formas, como já falamos aqui em nosso blog. Uma delas é na estratégia para conquistar mais alunos através do e-mail marketing. E ela possui várias funcionalidades que vão incrementar e otimizar as suas ações.

A primeira delas é a possibilidade de uma criação de um banco de dados relevante no próprio sistema. Insira as informações de seus contatos e crie tags para segmentá-los Isso vai facilitar a prática da sua estratégia.

A outra, é a opção de disparos, que podem acontecer de duas formas: a convencional e a automatizada. Ambas fazem com que o seu trabalho aconteça de forma mais rápida e permitem que você segmente a sua lista em público-alvo, aprimorando a sua comunicação.

A forma automatizada acontece através de eventos cadastrados na plataforma. Por exemplo: mande felicitações para todos os aniversariantes do dia. Você tem a plataforma, cadastrou os dados pessoais de seus clientes nela. Então, ela mesma faz esse trabalho para você. Essa é uma opção incrível, principalmente para o e-mail marketing transacional.

Dicas valiosas

Dicas valiosas

Para incrementar sua estratégia para conquistar mais alunos, você pode seguir algumas práticas:

  • Assinatura: assine os e-mails com o seu nome ou de algum funcionário responsável, isso torna a comunicação mais íntima.

  • Destinatário: chame-o pelo nome, isso reforça o laço entre sua instituição e seu cliente.

  • Tamanho: não envie mensagens muito longas, seja objetivo.

  • Opt-out: inclua uma opção para que os usuário cancelem o recebimento de seus e-mails, se ele assim desejar.

  • Interatividade: deixe que os seus contatos se comuniquem com você. Feedbacks são fundamentais para sua estratégia.

  • Mensuração: meça seus resultados, só assim você consegue encorpar sua estratégia.

Essas foram as nossas dicas para que você consiga alcançar o seu grande objetivo: conquistar mais alunos. Esperamos que elas aumentem o sucesso de sua instituição. Depois conte para gente como elas funcionaram por aí!

Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando, assine nossa newsletter e saiba em primeira mão quando lançarmos novas publicações. Te esperamos no próximo post, até!

ebook

Equipe NeritEduca

Texto desenvolvido pela equipe de redatores no NeritEduca. 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit