As oportunidades do online: como manter seu negócio em tempos de crise

por Lívia Nogueira em 02/04/2020 ⇠ Veja outros Posts

Uma das principais coisas que pensamos com a crise do coronavírus é como manter o negócio ativo. Aproximar do seu público de alguma forma, mesmo que virtualmente, é algo essencial. 

Assim, é importante analisarmos o cenário e nos informarmos em como nos manter saudáveis, bem como a maneira de os negócios também se manterem saudáveis em tempos de crise causada pela pandemia de proporção mundial que estamos enfrentando.  

Nesse link disponibilizamos diversos gráficos para acompanhamento em tempo real da evolução dos casos de coronavírus pelo país e pelo mundo afora.

Dicas de como manter seu negócio na ativa

 

Considere uma plataforma EAD

Com as plataformas digitais de EAD é possível, além de vender seus cursos e treinamentos, torná-los acessíveis de forma totalmente remota para que os alunos permaneçam clientes ativos.

A educação à distância se torna cada vez mais tendência no setor educacional. O mercado EAD se mostra um investimento financeiro bastante promissor, mas para isso é importante contar com uma plataforma que ofereça toda segurança e estabilidade que você e seus alunos necessitam, e assim o investimento seja bem sucedido.

Até mesmo instituições privadas de ensino regular como ensino fundamental e médio, por exemplo, tiram vantagem desse formato de ensino em tempos de quarentena, em que podem manter seus alunos na ativa de alguma forma para não ficarem em desvantagem no ano letivo.

Nossa plataforma EAD disponibiliza videoaulas, fóruns de discussão para alunos e professores, realização de provas, compartilhamento de arquivos, acompanhamento dos alunos e muito mais! 

Como as plataformas EAD possibilitam que o público seja bastante abrangente, o lucro da sua instituição de ensino tende a crescer significativamente. 

Lance descontos

Em tempos de crise, a insegurança da economia é grande.

O cenário é ruim para todos e lançar descontos consideráveis no serviço que você oferece tende a atrair mais gente interessada em seu negócio.

Pode parecer loucura de início, visto que você sairá no prejuízo, certo? Mas é melhor garantir um ganho menor do que não produzir e não oferecer o que você produz.

Além disso, as pessoas que o conhecerem agora, possivelmente se manterão fiéis ao que você oferece e se tornarão novos clientes.

Ofereça matrículas com descontos significativos, ou desconto nos primeiros 3 meses de treinamento, por exemplo.

Ofereça uma parcela do seu serviço de forma gratuita

Essa dica segue o mesmo raciocínio da anterior. De imediato pode parecer loucura, mas é importante pensar no que isso pode resultar no futuro, quando a crise causada pelo coronavírus se amenizar.

Realizar promoções onde o produto ou serviço tenha gratuidade para o cliente é uma boa forma de se aproximar, reaproximar, ou mesmo conquistar um novo público.

Além disso, você estará ajudando quem está passando por dificuldades e não tem condições de pagar atualmente.

Caso seja um produto da sua empresa como canecas, garrafinhas d’água ou apostilas, por exemplo, ofereça frete grátis. Ou até mesmo alguma promoção em que o cliente compra algum produto e leva outro, compra um produto e ganha um bom brinde. 

No caso dos cursos e treinamentos em si, faça o mesmo. Uma boa forma de aplicar isso é, caso seu serviço seja recorrente, oferecê-lo de forma grátis por um determinado tempo, ou oferecer matrícula gratuita.

Faça live nas redes sociais

Os vídeos ao vivo, seja pelo Instagram ou pelo Youtube, estão sendo bastante utilizados em tempos de quarentena, uma vez que as aulas presenciais foram suspensas.

Não apenas na área da educação, mas também diversas outras áreas como profissionais da educação física, políticos e culinaristas, utilizam desse meio de comunicação para se manterem próximos de seus clientes de alguma forma.

Certamente isso não costuma dar lucro, mas por outro lado, as pessoas e empresas permanecem conhecidas e, inclusive, conquistam novos públicos para adquirirem seu produto ou serviço num futuro próximo, quando a rotina voltar ao normal.

No mais, o que precisamos agora é tirar algo positivo dessa crise que certamente está por vir. E favorecer os negócios online é um bom caminho, visto que há a necessidade das pessoas continuarem o consumo de forma geral, seja de produtos ou serviços, devido a sua importância na manutenção no estilo de vida de cada um.

Investir em marketing digital e ecommerce norteiam de forma positiva por onde devemos focar para manter o negócio em tempos de crise. 

Que possamos nos cuidar bem para voltar à ativa completamente quando tudo isso passar.

Se possível fiquem realmente em casa no estilo home office.

 

Para quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o tema ou sobre o nosso sistema propriamente dito, estamos à disposição para saná-las e ajudar no que for necessário. 

Fique de olho e nos acompanhe nas próximas postagens! :)

Lívia Nogueira

Lívia é do time de Marketing. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional. 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar