Coworking para coaching e treinamentos: por que utilizar?

por Mariana Silva em 08/Jan/2018 ⇠ Veja outros Posts

A procura por serviços de coaching e coworking tem crescido muito nos últimos anos.

Os coaches vivenciam essa expansão graças à eficiência e os bons resultados dos métodos empregados. Já o coworking atua como uma nova tendência e alternativa para negócios, que altera toda a estrutura de ambiente de trabalho e tem sido a opção de muitos empreendedores por oferecer inúmeras vantagens.

Apostar na união desses dois nichos, pode ser muito vantajoso! O texto de hoje, além de apresentar as vantagens do coworking para coaching e treinamentos, explica como ele pode ser útil tanto para os profissionais quanto para seus clientes.

Antes de mais nada vamos explicar um pouco melhor o que significam essas duas palavras que indicam inclinações super inovadoras e modernas para o mercado de trabalho: coworking e coaching.

Coworking: o que é e como funciona?

o que e coworking

O conceito de coworking surgiu nos Estados Unidos e baseia-se na ideia de um espaço de trabalho em escritórios ou salas compartilhados. O empreendedor que opta por um cowork paga uma taxa mensal que depende do tamanho de sua empresa e o número de funcionários.

Esse tipo de negócio está em plena ascensão no momento. E os número só confirmam isso. Segundo o Censo Coworking Brasil, realizado pelo Coworking Brasil em parceria com a Movebla e a Ekonomio, o aumento no número de coworkings no país foi de 52% de 2015 para 2016, e 114% de 2016 para 2017

O coworking não conta apenas com o espaço, mas também com uma série de serviços: internet de qualidade, motoboy, recepção de correspondência, sistema de recados, endereço postal, etc., tudo é oferecido pelo local.

Espaços compartilhado de trabalho são muito procurados por startups, por exemplo, já que esse tipo de empreendimento tende a surgir de ideias inovadoras e novos modelos de negócios.

Mas praticamente todas as áreas só tem a se beneficiar ao aderir aos coworking, já que eles geralmente oferecem diferentes tipos de estruturas, podendo se moldar ao que é demandado e atendendo às necessidades de todos os profissionais dos mais variados ramos.

Sobre coaching

o que e coaching

O profissional que atua nessa área, trabalha com a metodologia coaching enquanto instrutor ou treinador. O cliente ou aluno é chamado de coachee. O número de sessões ou encontros, assim como a duração e formato, são combinadas entre coach e coachee, analisando o que é mais adequado para cada caso.

O trabalho de um coach envolve técnicas e processos voltados para a evolução tanto pessoal quanto profissional de pessoas. Existem coaches para as mais diversas áreas e objetivos pretendidos, como pessoal, profissional, social, familiar, espiritual, financeiro.

O profissional e o cliente entram em um consenso sobre as metas que precisam ser atingidas e sobre as melhores estratégias que serão traçadas para chegar lá. O profissional precisa estar sempre de olho em em todas as tendências e se envolver com diferentes áreas do conhecimento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, coaching também diz respeito à:

  • A arte de aumentar a performance dos outros.

  • O processo de evocar excelência nas pessoas.

  • Uma ferramenta que promove uma performance continuamente excelente.

  • O processo que potencializa o poder pessoal.

  • O processo que utiliza uma metodologia que gera conversações efetivas, identificação e reformulação de valores, metas e busca de soluções eficazes e transformadoras.

  • Uma competência de gestão e gerenciamento de pessoas, indispensável para executivos e líderes.

O coach pode ajudar a organizar e estabelecer prioridades e percursos enfatizando e trabalhando qualidades úteis para alcançar o propósito estipulado além de oferecer treinamentos que visam melhorar e desenvolver as habilidades necessárias.

Coworking e coaching juntos: quais as vantagens

coworking e coaching vantagens

Uma das principais vantagens de utilizar o coworking em coaching e treinamentos, sem sombra de dúvidas, é a financeira. O pagamento da mensalidade não é como o de um aluguel. É facilitado porque requer bem menos burocracia e o preço tende a ser muito mais atrativo, especialmente para quem está começando a empreender, muitas vezes sem muitos recursos para investir.

Como o espaço de trabalho é compartilhado, existe a divisão de gastos e contas relacionadas à manutenção, reparo e infraestrutura, tais como luz, IPTU, água, telefone, internet, etc . Isso reduz imensamente as despesas.

A minimização da preocupação com infraestrutura, manutenção e limpeza vai muito além de dispensar grande parte dos gastos. Os espaços de coworking geralmente já são planejados e estruturados contando com salas específicas para reuniões ou para treinamento e muitas vezes até para atividades mais descontraídas que se diferenciam entre si conforme a finalidade.

O profissional que não precisa ponderar muito sobre esse detalhe tem mais liberdade e tempo para se preocupar com o que realmente importa: a qualidade de seu trabalho e a satisfação de seus clientes.

O ambiente é mais neutro do que a casa do coach ou do cliente, o que tende a deixar ambos mais confortáveis e oferece bem menos distrações. O uso de uma sala também transmite muito mais profissionalismo, algo que quem atende e home office ou a domicílio geralmente tem mais dificuldade para garantir. Um local muito bem organizado, estruturado e corporativo passa uma mensagem de profissionalismo muito mais forte.

O networking é favorecido, já que o ambiente compartilhado acaba se tornando um espaço muito rico e permite o contato com vários outros profissionais, mesmo os de outras áreas, estimulando a troca de ideias. A formação de parcerias entre marcas, empresas, empreendedores, etc., também é beneficiada pelo dinamismo do ambiente.

E aí, gostou do texto de hoje? Entendeu as vantagens de investir em coworking para coaching e treinamentos? Para nós as duas áreas só tem a ganhar juntas, até mesmo por ambas serem tão novas e representarem grandes inovações. Se ainda tiver alguma dúvida entre em contato com a gente, será um prazer atendê-lo! Para mais conteúdo como este assine a nossa newletter e não perca nada!

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Mariana Silva

Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.

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