Dicas para aumentar a venda de cursos online

por Mariana Silva em 09/Mar/2018 ⇠ Veja outros Posts

O aumento de vendas e de clientes é sempre uma meta para qualquer tipo de negócio. Para as instituições de ensino à distância, aumentar a venda de cursos online pode ser um desafio ainda maior, apesar do setor mostrar um crescimento considerável.

Algumas pesquisa mostram que o número de matrículas em cursos à distância de graduação, por exemplo, aumentou de quase 50 mil alunos inscritos em 2003 para mais de 1,3 milhão em apenas dois anos. O segmento mostrou crescimento mesmo em tempos de crise financeira. Isso só mostra que este é o momento de investir em EAD e/ou de aprimorar os negócios na área vendendo mais. Saiba como conferindo as nossas dicas para aumentar a venda de cursos online!

Tenha um bom site

site para aumentar a venda de cursos online

Um site, quando bem elaborado e configurado, é uma ótima ferramenta de divulgação de curso e da imagem da instituição. Para isso, é preciso que ele seja constantemente alimentado com conteúdo de qualidade sobre a empresa e os serviços prestados, ou seja, os cursos online.

É importante optar por um domínio que faça uma ligação direta com a instituição a fim de ser lembrado com facilidade. Um site também deve ser intuitivo e ter boa usabilidade, com o design responsivo, permitindo que o aluno consiga  visualizar os cursos e os materiais da plataforma em tablets ou smartphones e que sejam carregados rapidamente mesmo com 3g ou 4g.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é que em muitos casos, o site é um instrumento de retenção de contatos e de comunicação com os clientes em potencial. Certifique-se de responder todas as mensagens que os usuários deixam em seu site.

Use as redes sociais

As redes sociais tem se tornado cada vez mais algo corriqueiro na vida de quem possui acesso à internet. Pesquisas de 2015 apontaram que brasileiros gastam, em média, 650 horas por mês nesse tipo de site.

São plataformas mais informais, porém oferecem muitas possibilidades para negócios. Nem só de entretenimento vivem as mídias sociais e elas podem sim ser instrumentos de vendas, gerando resultados incríveis.

Uma das primeiras coisas a serem pensadas é a definição do público alvo. Pois só assim será possível traçar as metas para as redes, saber quais são as melhores para cada objetivo, etc. A linguagem utilizada, por exemplo, depende muito do público alvo, pois é necessário falar de formas diferentes com os pais e com as crianças e adolescentes.

O planejamento deve ser bem elaborado, não basta apenas “jogar” conteúdo e informações. É preciso fazer um cronograma e estipula quais dias e horários para os posts, mantendo um ritmo e periodicidade, planejar os temas que serão trabalhados e como eles serão abordados, se tornando relevante.

As mídias sociais mais famosas e utilizadas para aumentar a venda de cursos online são:

  • Facebook;

  • Twitter;

  • Youtube;

  • Instagram;

  • Linkedin.

Saiba mais sobre as especificidades de cada uma delas e as melhores estratégias para utilizá-las aqui neste post.

Marketing direto (SMS e E-mail)

venda de cursos online

Ambas as ferramentas, SMS e E-mail, podem ser usadas para aumentar a venda de cursos online, pois proporcionam a realização do contato do momento certo e bem direcionado.

O SMS, por exemplo, possui uma taxa de leitura muito significativa, que costuma atingir por volta de 98%. O investimento nesse tipo de estratégia ainda é bem acessível e possui um ótimo retorno, sendo então uma tática que compensa pelo custo-benefício.

As duas possibilitam o envio de mensagens personalizadas aos usuários. Isso significa que elas se tratam de ferramentas de marketing direto, pois o conteúdo das mensagens é direcionado a destinatários específicos, de forma segmentada e mensurável.

Para ter sucesso com essa estratégia, conte com um software de gestão. Ele facilitará esse envio e ainda te permitirá mensurar os resultados após o envio de cada correio eletrônico. Você poderá saber quem recebeu sua mensagem, quem abriu o email, quem clicou em algum link, entre outras vantagens.

Relacionamento com o cliente

É impossível pensar em aumentar a venda de cursos online sem trabalhar muito bem todas as fases do relacionamento com o cliente. Desde a prospecção até o pós venda, o aluno tem que se sentir muito bem assessorado.

Um bom relacionamento é essencial para a satisfação dos alunos, e alunos satisfeitos são mais propensos a influenciar mais pessoas a se tornarem clientes.

Certifique-se que toda a equipe está bem treinada e apta a oferecer ao cliente a melhor experiência com o serviço possível. Para isso, o atendimento deve mostrar segurança, clareza, objetividade e transparência, sabendo esclarecer todas e quaisquer dúvidas e se mostrando sempre muito solícito, pronto para ajudar.

Esse foi o nosso conteúdo de hoje. X dicas para aumentar a venda de cursos online! Seu negócio já adota alguma delas? Conta pra gente nos comentários. Para não perder nenhuma dica como essa, assine a nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais. Até a próxima!

Mariana Silva

Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.

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