Ensino híbrido: por que adotar em sua instituição?

por Mariana Silva em 26/Feb/2018 ⇠ Veja outros Posts

Você já ouviu falar em ensino híbrido? Saiba que esse termo que vem do inglês, blended learning, mais do que um modelo educacional, representa uma das maiores tendências para a educação no século XXI. No entanto, o modelo não é tão recente, sendo estruturado desde meados dos anos 1990 por universidades e fundações.

Desde então, essa forma de ensino tem sido muito utilizada nos Estados Unidos e no Canadá, tanto na educação básica, quanto no ensino superior. Mas as instituições brasileiras não têm ficado para trás. A modalidade já é regulada no país pelo Ministério da Educação desde 2004.

Ensino híbrido: o que é?

ensino hibrido o que e

O modelo híbrido associa o modelo de educação tradicional, onde o processo de ensino ocorre presencialmente nas salas de aula, com o modelo de educação à distância, utilizando suas tecnologias digitais. Os defensores da hibridização acreditam que os dois modos não precisam tensionar um contra o outro, podendo ser utilizados conjuntamente. Alunos e mestres só tem a ganhar!

Entende-se que o modelo educacional tradicional sozinho já não é mais capaz (se é que um dia foi) de oferecer uma experiência de ensino satisfatória. No entanto, não dá para negar a importância e as vantagens do acompanhamento presencial, que ainda tem muito a oferecer.

O ideal então é unir o melhor dos dois mundos: mesclar a infraestrutura física com o meio digital, e trabalhar os dois métodos de maneira complementar!

Vantagens da metodologia híbrida

O principal objetivo de implementar ações de ensino híbrido é aumentar o engajamento e interesse dos alunos. Isso acontece porque a modalidade traz a possibilidade de inovar e apresentar elementos diferenciados ao processo de aprendizado. Várias mídias podem ser utilizadas:  material impresso, rádio, TV, computador, powerpoints, gráficos, fotos, vídeo-aulas, games, etc. Esses são apenas alguns exemplos das diversas formas que o conteúdo pode ser transmitido, além da sala de aula.

O meio online permite até mesmo que alunos mais tímidos, que muitas vezes não teriam coragem de participar ou interagir presencialmente, interajam na internet. Por exemplo, os professores podem criar  fóruns digitais para fomentar uma conversa sobre os assuntos tratados em aula.

Outra grande vantagem é o aumento da autonomia dos estudantes, que não precisam ser  tão dependentes da figura do professor para ter acesso aos conteúdos e orientações. As ferramentas online possibilitam que o aluno tenha um certo controle sobre alguns aspectos das lições, controlando o tempo, ritmo e o local onde prefere estudar, bastando apenas estar em posse de algum dispositivo eletrônico.  

Como implementar o ensino híbrido?

como implementar o ensino hibrido

O maior desafio na hora de implementar o ensino híbrido em uma instituição, talvez seja a resistência dos professores. Isso muito por causa da formação acadêmica dos profissionais.

Os cursos de licenciatura no Brasil ainda não oferecem preparo adequado para implementação das novas tecnologias em sala de aula. E essa é uma mudança que precisa acontecer para que nossos mestres passem a encarar o meio digital como um aliado, e não o contrário.

As instituições de ensino e escolas de cursos e treinamentos podem exercer o papel de mostrar ao seu corpo docente os benefícios das novas tecnologias. Através de treinamentos e pequenas implementações, é possível ensinar aos professores como tais ferramentas podem ser vantajosas para o ensino e para a qualidade de seu trabalho.

Outro passo muito importante a ser tomado na hora de implementar o ensino híbrido é contar com um sistema de gestão de cursos. Uma plataforma EAD oferece o ambiente e o suporte perfeito para o aprendizado online.

No ClassControl você pode compartilhar conteúdo e conceder o acesso apenas às pessoas selecionadas, gerenciar cursos, usuários e turmas, enviar e-mail marketing e sms de forma automatizada e personalizada, integrar agendas de professores, colaboradores e alunos, e várias outras funcionalidades. Peça uma demonstração e saiba mais!

Gostou do nosso conteúdo sobre ensino híbrido? Conta para gente nos comentários. Assine a nossa newsletter e acompanhe o blog para não perder nada sobre ensino à distância, treinamentos, tecnologias educacionais e muito mais! Até a próxima!

 

Mariana Silva

Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit