Erros na administração educacional para não cometer nunca mais!

por Mariana Silva em 15/May/2018 ⇠ Veja outros Posts

A gestão de uma instituição de ensino é, muitas vezes, um desafio. Muitos gestores e suas equipes acabam cometendo erros na administração educacional que poderiam facilmente ser evitados bastando apenas um pouco mais de experiência ou de tato para lidar com questões logísticas.

É uma tarefa difícil, mas com algumas dicas e macetes é super possível levar com tranquilidade a gestão de sua escola ou empresa de cursos ou treinamentos. O post de hoje te ajudará muito com essa tarefa revelando 4 erros na administração educacional e dando dicas para nunca mais cometê-los.

Falta de harmonia entre os setores

harmonia entre setores

Um dos principais erros que acontecem na administração educacional é a falta de harmonias entre os setores de uma instituição. Isso pode se dar por diversos fatores, mas geralmente ocorre devido à falhas de comunicação.

Muitas vezes pode acontecer de haver a sensação de que os núcleos “não falam a mesma língua”, tamanha a falta de um diálogo adequado. É exatamente aí que entra o trabalho de um profissional especializado em Recursos Humanos, que saberá exatamente como integrar todos os setores.

Certifique-se também que a comunicação com pais e alunos seja facilitada e incentivada, fazendo com que vários canais de troca estejam sempre abertos para esse diálogo. É muito importante que a transparência seja priorizada em todas as ações da instituição, tanto para com os pais alunos quanto entre os setores. Só isso é capaz de criar um ambiente onde prevaleça a segurança e a confiança no serviço prestado.

Falta de uma gestão de inadimplência

Assim como em qualquer negócio, a inadimplência fora de controle pode vir a prejudicar todo o orçamento de uma empresa. Por isso é tão necessário pensar em estratégias e em formas de gestão de inadimplência, pois essa é uma falha que pode provocar ainda mais erros na administração educacional.

A melhor maneira de lidar com o problema é evitando que ele aconteça. Promova campanhas para que o os pagamentos aconteçam sempre em dia, oferecendo descontos para quem pagar antes do vencimento, por exemplo.

Mas no caso da inadimplência já consolidada o ideal é trabalhar para que a dívida seja paga o mais rápido possível. Ofereça aos alunos inadimplentes a possibilidade de renegociação e, se possível, opções de quitar os débitos de forma parcelada, seja no boleto, cartão de crédito, débito automático, transferência bancária, etc.

Não utilizar um sistema de gestão

nao utilizar sistema de gestao

Outro erro que pode ser fatal  na administração educacional é não utilizar um sistema de gestão de cursos. Esse tipo de plataforma é capaz de automatizar uma série de processos administrativos que antes ficavam todos dependentes de trabalhos manuais e dispostos em uma imensidão de papéis, o que acaba aumentando o risco de erros e de perda de dados.

Um software de gestão fornece uma visão maior de todo o faturamento, assim como de todas as despesas. A funcionalidade financeira ainda emite relatórios e gráficos que permitem um controle mais específico sobre o fluxo de caixa. Leia mais sobre as vantagens de adotar uma plataforma como o ClassControl aqui neste post.

Falta de inovação

Não tem jeito! A falta de busca por inovação é um erro na administração educacional que pode colocar todo o trabalho em jogo. Isso porque os responsáveis por qualquer negócio devem sempre ficar atentos às tendências de mercado, que é competitivo por natureza. Apostar em tecnologia e inovação mostra que sua empresa é dinâmica e não engessada no tempo.

É importante estudar e pesquisar sobre as inclinações educacionais do momento e saber quais podem agregar à qualidade do ensino ofertado e à rotina de trabalho de todos os colaboradores.

Desde ficar preso à uma organização totalmente analógica, como já dissemos no tópico anterior, a não pensar em formas de atualizar a metodologia de ensino, a falta de tino inovador é prejudicial a todos os âmbitos de um negócio. Uma instituição de ensino pode sempre buscar por alternativas como o ensino híbrido, trilhas de aprendizagem, gamification, etc. As opções são infinitas.

Este foi o nosso post de hoje. Gostou das nossas dicas sobre os principais erros na administração escolar? Coloque-as em prática, evite essas falhas e observe como seus negócios mudarão para melhor!

Conte para a gente nos comentários o que achou do post e não perca os próximos! Fique de olho no blog e assine a nossa newsletter para não perder nada. Até a próxima!

Mariana Silva

Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit