Estratégias de CRM: aprimore técnicas e conquiste seus clientes

por Colaborador Parceiro - 02/08/17 ⇠ Veja outros Posts

Customer relationship management, a princípio essa expressão pode soar complicada, mas nada mais é do que gestão de relacionamento com clientes. Através de estratégias de CRM você pode fazer com que seus alunos se envolvam cada vez com sua instituição.

Trouxemos algumas dicas que irão te ajudar a pensar em ações e aprimorar suas técnicas nesse campo. Vamos acompanhar?

Estratégia de contato

O primeiro passo para o sucesso de suas estratégias de CRM é estabelecer contato com os seus clientes. Além de primordial, podemos dizer que esse é um passo que vai fortalecer todos os outros tipos de ação que você irá desenvolver.

Banco de dados

Você precisa dos contatos de seus alunos para desenvolver as relações com cada um deles. Para isso, crie um banco de dados, e nesse passo não exite em utilizar os serviços de um software de gestão de instituições, só ele é capaz de organizar e integrar seus dados de verdade!

Alguns pontos são muito importantes nessa etapa:

  • Tenha uma lista de contatos limpa: não compre nada pronto;

  • Deixe que o próprio prospecto forneça seu dados: isso mostra que ele se interessa por sua empresa, já é meio caminho andado.

  • Organize seus dados em um software.

Evolução dos contatos

Depois do cadastro dos contatos na plataforma, você pode inserir nesse mesmo espaço qualquer tipo de interação que se tenha realizado. Assim, fica mais fácil de organizar as demandas e respondê-las de forma mais rápida.

Estratégia de vendas

Estratégia de vendas

Estratégias de vendas são super bem-vindas para conquistar seus clientes. Com algumas ações você pode fazer a diferença na gestão de sua instituição.

Funil de vendas

Em estratégias de CRM uma ação que não pode ficar de fora é o funil de vendas. Divida o processo de compras em etapas, desde ao primeiro contato até a concretização da venda. Assim você poderá ter noção de em que estágios seus clientes se encontram.

Descubra também quais são os pontos em que podem surgir gargalos operacionais, que podem atrasar todo o processo ou fazer com que um cliente desista do seu serviço. Através dessa observação você conseguirá executar medidas que irão impedir que perdas como essa aconteçam.

Vendas pela plataforma

Através de uma plataforma CRM para instituições você poderá realizar suas vendas de maneira descomplicada e com eficiência. Insira os valores para cada serviço  e escolha as formas de pagamento: cartão de crédito, boleto, etc.

Depois de efetuada, a venda poderá ser acompanhada. Assim, você fica sabendo de todas as informações sobre os status de pagamentos. Essas funcionalidades vão te ajudar muito na gestão financeira de sua instituição.

Estratégia financeira

Quando você pensa em estratégias de CRM financeiras o que vem a sua cabeça? Possivelmente ações de desconto, mas isso todo mundo já pratica. O que não é muito popular é a noção de que a organização faz com que seus clientes

tenham mais confiança em sua instituição. Por isso, desenvolva as ações que apresentaremos a seguir.

Lançamento de despesas

Você precisa controlar as finanças da sua empresa. Pensando em estratégias CRM bem estruturadas você pode obter informações preciosas sobre o andamento de suas contas. Organize suas finanças automaticamente à medida que o sistema vai sendo usado, assim você terá uma gestão mais eficiente.
Usando um software de gerenciamento de instituições, você será capaz de visualizar de forma clara e objetiva todas as transações financeiras de sua empresa, tanto de entrada como de saída.

Gráficos e relatórios

Você está construindo uma estratégia, e precisa acompanhar a eficácia dela, não é mesmo? E se, automaticamente, fosse possível receber métricas interessantes para o seu negócio? É assim que funcionará sua gestão se você contar com um software para instituições.

Receba periodicamente gráficos e relatórios que explicitarão a situação financeira de sua empresa. Assim fica mais fácil de acompanhar o desempenho que suas ações vêm tendo.

Estratégia de marketing

Estratégia de marketing

O marketing é peça fundamental para as estratégias de CRM. Trabalhar essas questões é fundamental para que você esteja cada vez mais ligado em seu público, alimentando-o com as informações e conteúdo que ele deseja e/ou que agregarão em sua vida.

Email marketing e SMS

O uso da internet cresce em todo mundo, por isso o uso de e-mail marketing se torna uma ação muito inteligente e efetiva. Sua empresa não pode ignorar esse meio, ele é muito importante. Com uma comunicação economicamente viável e que permite um contato direto com o público, essa mídia colaborará muito em suas estratégias de CRM.

O mesmo acontece com o SMS, o número de brasileiros que possuem celular só aumenta, e essa informação faz com que atividades voltadas para essa plataforma sejam uma boa pedida para quem quer conquistar seus clientes.

Em ambas as possibilidades ficam algumas dicas:

  • Não compre lista de contatos;

  • Deixe que o cliente ofereça seu e-mail ou número de telefone

  • Insira links para que ele possa cancelar o recebimento das mensagens, se assim desejar.

  • Faça conteúdo curtos e voltados para seu público-alvo.

  • Use uma plataforma de gestão de instituição para fazer os envios.

Fazer disparos automáticos é um ação que, quando apoiada em um software para instituições, podem agregar muito nas estratégias de CRM. Utilizando o banco de dados que já está cadastrado no sistema, é possível fazer envios com mais rapidez, e ainda com a possibilidade de segmentação.

Estratégias de modernização

Você precisa modernizar seus processos! Essa uma das estratégias de CRM indispensáveis para conquistar o tão almejado sucesso para sua instituição. Essas dicas irão facilitar a rotina de sua instituição e a de seus alunos, acompanhe!

EAD

EAD

Uma ótima oportunidade de investimento para estratégias de CRM é poder contar com a possibilidade de oferta de educação  a distância. Utilize um sistema que ofereça um espaço onde as aulas podem ser construídas por você e assistidas por seus alunos. Como vimos em outro post, o EAD está em expansão, e trabalhar com essa possibilidade pode fazer muito bem ao seu negócio.

Com essa funcionalidade, você pode aprimorar suas estratégias de CRM, pois dá ao estudante a possibilidade de encaixar os estudos em sua rotina, e não o contrário. você poderá realizar isso através de algumas ferramentas:

  • Disponibilizar material didático online: seu curso pode ser ofertado de forma virtual ou online, mas independente disso você pode oferecer a possibilidade do aluno ter acesso a livros e apostilas de forma digital.

  • Suporte didático: através de espaços como fóruns você pode trazer as discussões do conteúdo para um novo ambiente, agregando conhecimento.

  • Acompanhar desempenho de perto: veja como cada aluno se saiu nas provas online como ele está progredindo nos módulos do curso.

Facilitando a vida de seu aluno e propondo novas soluções didáticas, a sua instituição só tem a ganhar. A modernização através do EAD é a chave para conquistar seus alunos. Afinal, a vida de todo mundo é uma correria, é preciso que as empresas entendam isso e ofertem serviços pensando nesse panorama.

Certificação automática

A época de fazer diplomas manualmente já passou. Informatize seus processos e ganhe tempo e eficiência. Através de uma plataforma você pode executar estratégias CRM para facilitar seu dia-a-dia.

Para fazer isso é simples: insira variáveis nos locais destinados às informações específicas do curso e/ou do aluno. As informações serão substituídas automaticamente, e vai te poupar de um trabalho desnecessário. Ainda tem dúvidas? Acesse o post que criamos com 4 dicas para criar um certificado e torne essa tarefa muito mais eficiente!

Essas foram as estratégias de CRM que separams para você. Esperamos que tenha gostado! Se sim, continue ligado em nosso conteúdo, assine nossa newsletter. Até mais!

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