8 estratégias para potencializar sua captação de alunos

por Laís Marçal - 20/07/17 ⇠ Veja outros Posts

O processo de captação de alunos é uma tarefa que depende de vários aspectos, o que torna a sua otimização um pouco complicada. Mas para que tudo dê certo, selecionamos algumas estratégias que serão fundamentais te levando a alcançar o seu grande objetivo. Acompanhe com a gente!

1. Seja atencioso

Seja atencioso

O primeiro passo para captação de alunos é investir em estratégias que encantem e conquistem esse público. Atenção é uma característica primordial, e os interessados pelo seu curso, com toda certeza, irão procurar por ela.

Treine sua equipe para que ela atenda da melhor maneira possível as pessoas que entram em contato com a sua instituição. A primeira impressão é a que fica: pode ser que esse ditado nem sempre funcione, mas você não quer arriscar, certo?

Busquem funcionários solícitos, simpáticos e com boa comunicação. Essas virtudes são fundamentais para esses colaboradores, pois eles serão o cartão de visitas de sua instituição. Preze pela cortesia, ela deve ser o alicerce dos trabalhos desenvolvidos por você e sua equipe.

2. Forneça informação

Não tente vender para o estudante algo que ele nem sabe direito do que se trata. Antes disso, dê a ele muita informação sobre o seu serviço. Só assim você conseguirá despertar interesse em seus possíveis clientes.

Tentar empurrar uma compra é uma atitude que acaba com a sua chance de captação de alunos. Ninguém gosta que forcem a barra conosco, não é mesmo? Então tente mostrar quais são as vantagens do seu curso, a ementa, a concepção que o mercado tem daquele tipo de tema e como isso irá ajudar o seu cliente em uma possível inserção naquela área.

3. Seja referência

Você precisa mostrar para seus clientes que é referência no mercado. E isso pode acontecer de diversas formas.

Se qualifique e aprimore sua gestão educacional, melhore o know-how de sua empresa, invista em metodologias diferenciadas que ampliem a possibilidade de aprendizagem e contrate professores, tutores e instrutores que estejam inseridos nessa mesma visão.

Não deixe de se especializar nas áreas que sua empresa oferece formação. Produza conteúdo sobre elas, faça parceria com os mercados para os quais você se direciona seus serviços, esteja sempre ativo e antenado às tendências.

Não abra mão dessas atitudes, só assim você conseguirá ser referência. Sua instituição precisa ser lembrada quando o seu nicho for mencionado, a ligação tem que ser direta. Mas para isso acontecer, realizar os esforços acima mencionados é de fundamental importância.

4. Monte cursos e treinamentos relevantes

Monte cursos e treinamentos relevantes

Você não vai ter êxito em sua captação de alunos se não tiver um serviço de fato relevante e que vá de encontro às demandas de mercado. Esforços de comunicação e gestão não são suficientes para fazer com que vendas sejam efetivadas. Os alunos precisam ter uma motivação que os leve a contratar seus serviços.

O maior incentivo, com toda certeza, é a qualidade. Observe as necessidades do mercado e crie cursos e treinamentos voltados para os pontos que você identificou como essenciais para essas empresas e/ou funcionários.

5. Tenha um site poderoso

Já citamos a importância de utilizar uma política institucional voltada para o fornecimento de informações para o seu público. Ter um site poderoso já é uma ação que por si só vai te ajudar na captação de alunos.

Mas além disso, ele pode ser um dos suportes onde estarão todos os dados necessários sobre seus cursos e treinamentos e que alimentarão a curiosidade do futuro estudante sobre a sua empresa.

Eles também são uma ótima forma de colocar o aluno em contato com a sua instituição. Implemente formulários onde eles irão inserir suas informações pessoais. Assim ficará mais fácil formar uma lista de contatos potente.

Hoje, quando queremos nos informar sobre algo, a primeira ferramenta a que recorreremos é a internet, por isso uma página na web é fundamental para que você consiga atender a demanda dessas pessoas.

6. Use as redes sociais

Use as redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia da população. Elas podem se tornar uma ferramenta incrível para potencializar a captação de alunos. Produza conteúdos relevantes e crie anúncios capazes que atingir o seu público.

Estipule uma frequência, ela é muito importante para que essa estratégia tenha um efeito positivo nas suas vendas. Não se esqueça de estar sempre disposto a interagir, receber dúvidas, críticas e reclamações. Fique ciente: a internet é um espaço democrático, e você precisa entrar nesse jogo se quiser participar dela.

7. Implemente uma estratégia de e-mail marketing e SMS

A internet é um campo fértil, que se bem usada, pode fazer milagres em sua captação de alunos. Uma das ferramentas que podem auxiliar em sua estratégia é o uso do e-mail marketing. Não é diferente no caso do SMS, o número de pessoas com celular só cresce, tornando essa mídia uma ótima oportunidade

Eles permitem uma comunicação mais direta com o seu público, além de ser econômico e mensurável. Saber das estatísticas e de como os seus contatos recebem a sua mensagem é muito importante!

Mais para usar o e-mail e o SMS é bom que você se atente a alguns pontos. Vamos lá:

  • Não compre listas prontas;

  • Crie emails e SMS curtos;

  • Assine com o seu nome, isso torna a mensagem mais pessoal;

  • Use um sistema de gestão de cursos e treinamentos para fazer o disparos de forma mais efetiva, e até mesmo segmentada.

8. Tenha um banco de dados poderoso

Tenha um banco de dados poderoso

Toda estratégia de captação de alunos passa pelo momento em que você terá de entrar em contato com eles. Essa fase é muito importante e determina o sucesso da sua instituição. Mas para isso acontecer, é necessário que você construa um banco de dados poderoso.

Essa lista tem de ser feita de forma limpa, e por isso é fundamental que os seus clientes sejam os responsáveis por fornecer essas informações. Se ele confiou seus dados  a você, é porque deseja estabelecer um contato, o que já é um primeiro passo para alcançar seu objetivo, não é mesmo?

Mas de nada adianta ter todo esse poder se ele não está de fato em suas mãos. Se o que você conquistou estiver espalhado em pastas de papel ou em diversas planilhas em um computador, talvez você não consiga aproveitar as informações de forma efetiva. Aconselhamos a utilização de um sistema de gestão de cursos e treinamentos. Ele irá te  te ajudar a organizar, integralizar e tornar esse processo bem mais efetivo.

Por ora é só! Esperamos que essas 8 dicas te ajudem muito em seus esforços para captação de alunos. Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nosso blog. É só assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

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Laís Marçal

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