Evasão de alunos em EAD: como combater?

por Mariana Silva em 21/Sep/2018 ⇠ Veja outros Posts

Um dos maiores problemas na educação atualmente é a evasão dos estudantes. Os números da evasão na Educação à Distância são ainda maiores dos que o no ensino tradicional, mesmo com os fatores facilitadores como a maior flexibilidade de tempo e acesso aos materiais de estudo.

Se o abandono de alunos está alta em sua instituição de ensino é sinal de que algumas coisas precisam ser mudadas e que é hora de investir em estratégias de retenção, mantendo os estudantes nos cursos.

Entenda melhor o fenômeno da evasão de alunos na EAD e quais são as melhores estratégias para combatê-lo.

Entenda a evasão de alunos na EAD

Entendemos a evasão como a situação em que o aluno, depois de ter se matriculado, abandona o curso ou treinamento, não importando em qual etapa esteja.

A evasão se tornou um problema que afeta todos os níveis de ensino e também em treinamentos. Ela é prejudicial tanto para o aluno, que não conclui sua formação, quanto para a instituição, que perde um cliente.

O último censo divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), mostrou um índice de evasão de 26% ­‑ 50%, com 40% das ocorrências nas instituições que oferecem cursos regulamentados totalmente a distância.

Por trás da desistência podem existir diversos motivos fazendo com que as pessoas não terminem as atividades. A melhor maneira de reverter a situação é entendendo essas causas e pensando em estratégias para minimizá-las. Vamos lá!

O curso não atende às expectativas

Um dos motivos apontados como motivador da evasão na EAD é a falta de identificação do aluno com o curso. Ou seja, o aluno se matricula e quando inicia o curso percebe que não é aquilo que ele imaginava.

Uma forma de resolver isso é deixando bem claro os objetivos do curso ao divulgá-lo ou na ementa, por exemplo. Dessa forma a pessoa já sabe exatamente o que esperar ao se matricular, reduzindo as chances de evasão.

Conte com os melhores professores

Outro problema que acaba influenciando na desmotivação dos alunos e faz com que eles desistam do curso é a falta de bons professores. Por isso uma estratégia é investir pesado no corpo docente.

Certifique-se que eles são bem qualificados e sempre que possível incentive a reciclagem e a busca por mais conhecimento. Os professores também precisam ser motivados para alcançar a melhor performance possível. Temos um post inteiro dedicado a dicas para aumentar a motivação de professores. Confira!

Ainda nesse âmbito, outra medida para melhorar a atuação dos professores é realizar com certa frequência a avaliação de desempenho dos docentes como forma de melhorar o crescimento e o desenvolvimento profissional dos indivíduos. Saiba mais!

Tente superar as dificuldades financeiras

Um dos principais motivos do alto número de abandono nos cursos EAD são as dificuldades financeiras que os alunos podem enfrentar durante a formação e que os impedem a dar continuidade aos estudos. Mas com algumas medidas é possível superar essas dificuldades.

Trabalhe com descontos, financiamento, ofereça bolsas de estudo por rendimento acadêmico, facilite a quitação das mensalidades oferecendo mais de uma forma de pagamento (possibilidade de parcelar no cartão), etc.

Essa pequenas ações se tornam uma grande ajuda na vida de quem realmente está interessado a permanecer no curso, evitando a evasão de alunos na EAD.

Infraestrutura do curso

Outra medida que pode fazer toda a diferença nos números de evasão é investir pesado na infraestrutura dos cursos online. Isso é, hospedar os cursos e todo o material empregado em uma plataforma confiável, com ótima usabilidade e muito intuitiva.

Isso é essencial, já que um dos motivos apontados como causadores da desistência e a não adaptação dos alunos à modalidade à distância, já que o modelo tradicional ainda é muito forte. Então quanto mais fácil e tranquila é essa transição, mais difícil fica a desistência.

O que colabora imensamente para que uma infraestrutura de qualidade seja oferecida é a implementação de uma plataforma de cursos que disponha de toda a estrutura necessária. Peça uma demonstração gratuita e descubra como o NeritEduca pode te ajudar com o problema.

Com ele fica muito mais fácil disponibilizar para os alunos um bom espaço para videoaulas, fóruns de discussão, provas online, uma seção de acompanhamento de alunos e para o compartilhamento de arquivos, etc.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre o fenômeno da evasão de alunos na Educação à Distância? Coloque em prática as nossas estratégias para melhorar a retenção e não sair no prejuízo!

Tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários e aproveite para sugerir temas novos que quer ver por aqui. E fique sempre ligado no nosso conteúdo assinando a nossa newsletter e curtindo as nossa página no Facebook. Assim você não perde nada. Até em breve!

Mariana Silva

Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit