A importância de utilizar fóruns de discussão em cursos online

por Samuel Elom em 14/Jan/2019 ⇠ Veja outros Posts

O Fórum de discussão já é um ambiente virtual de aprendizagem que está presente na internet a mais de 20 anos, e acredite, são muito importantes até hoje, pois continuam sendo uma fonte de discussões e informações, promovendo o debate e reunindo especialistas e interessados em um determinado assunto.

Esse canal já é muito comum em empresas que desenvolvem cursos online. Para que seu negócio não fique atrás da concorrência, neste texto, vamos compreender a importância de utilizar fóruns de discussão em cursos online.


O que são Fóruns de Discussão:

Boards, comunidades ou, como são mais conhecidos, os fóruns de discussão são uma ferramenta dinâmica utilizada para páginas da internet, que têm como objetivo promover o debate entre os usuários sobre determinado assunto ou tema específico.

Podemos dividi-los em fóruns públicos e privados, geralmente são organizados em tópicos ou conversas, podem ter vários temas que são listados mostrando o título da conversa, seu criador, a quantidade de respostas recebidas e o autor do último comentário com sua respectiva data de publicação.


Política de uso (Termos de uso)

Como em todo espaço, nas comunidades também existem regras pré-estabelecidas que auxiliam a manter o foco nos temas e conteúdos propostos, estabelecer respeito entre usuários, evitar ofensas, entre outros.
Todos esses espaços de discussão possuem um termo de uso que basicamente, propõe controlar o comportamento dos participantes dentro do fórum.

Para que as regras pré-estabelecidas na política de uso funcionem, o fórum conta com uma “hierarquia”, onde o administrador do fórum pode atribuir status de moderador a qualquer membro do grupo.

O moderador do grupo é um membro normal (ou um membro da equipe do curso ou mesmo o administrador).

O administrador pode delegar funções ao moderador como editar mensagens, apagar mensagens, adicionar e remover postagens, dentre outras funções que podem ser definidas pelo administrador.

Se tiver permissão, o moderador pode adicionar, e até mesmo remover membros, se o comportamento deles não for condizente com os termos de uso.


Confira abaixo nossos guias e e-books gratuitos:

Guia: Como criar um curso online?

Sua empresa de treinamentos está parada no tempo?

Como começar o ano se organizando?

 

Vamos agora a alguns motivos para entender qual a importância de utilizar fóruns de discussão em seus cursos online:


Concorrência

Com certeza você não vai querer ficar atrás da concorrência, afinal isso impacta na imagem e faturamento da sua empresa. O fórum de discussão é um recurso muito usado por empresas de cursos online, ou seja, a concorrência provavelmente já oferece esse serviço.  Sabendo disso é importante não apenas criar uma comunidade de discussão, como oferecer algum diferencial para sair a frente nesse mercado.

Se o concorrente oferecer experiências diferentes, seus clientes podem preferir escolher o curso deles, e a última coisa que você espera é perder um aluno. Escrevemos um texto sobre Como combater a evasão de alunos em EAD.

 

Proximidade com o público

Seu negócio trata de educação a distância, o fórum é mais um espaço de proximidade com seu público.

Através desse ambiente virtual de aprendizagem você tem acesso direto aos questionamentos dos seus alunos e outros possíveis clientes, uma vez que conhece melhor as demandas do público, é possível utilizar esse feedback para compreender as mudanças do mercado e melhorar seu serviço, até mesmo criando novos materiais e produtos informativos através das dúvidas postadas ali. Lembrando que infoprodutos podem impulsionar seu negócio.


Gerar autoridade

Existem diversas estratégias de marketing digital para cursos online. É interessante pensar que administrar ou moderar um fórum de discussão faz aumentar sua autoridade no nicho específico em que seu curso é voltado. Nada mais objetivo para quem procura um curso, do que ter sua dúvida esclarecida. Iniciativas como essa não só aumentam seu tráfego, mas vão auxiliar a captar mais alunos para seu curso online.

Gerar autoridade facilitará sua empresa a se relacionar com seu público, respeitar seu conteúdo sobre determinado assunto, e claro, você terá maior eficiência em garantir seu negócio e aumentar sua renda.


Atração para outros conteúdos

O fórum será mais um aliado na sua estratégia de atração para outros conteúdos. Muitas dúvidas surgirão e você poderá indicar links externos ao fórum, se for um link para algum conteúdo próprio, será perfeito. Linkar em suas redes sociais, vídeos, site e é muito possível que você já tenha escrito em seu blog algumas das discussões pautadas ali. Com uma boa estratégia é possível levar seu público do topo ao fundo do funil.

Utilize o grupo também para falar com seu público e promover as novas atualizações de seu curso online.

Interação pela troca de informações

Estimular a interação promove e contribui para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos alunos, dentro de um fórum o usuário pode resolver problemas, compartilhando suas dúvidas com outros membros da comunidade.
Oferecer mais uma forma de experiência com certeza vai impactar na satisfação de seus alunos.


Um fórum de discussão pode ser um local de aumentar autoridade, atrair e prospectar novos clientes, receber feedback sobre seu curso, gerar novos conteúdos através dele.
Mas, vale lembrar que sozinho, não vai fazer impacto em seu negócio, mas se combinado com outras plataformas, pode ser um local de atração de novos alunos e fidelizar aqueles que já são clientes do seu serviço.

Este foi o nosso conteúdo de hoje com algumas dicas sobre a importância dos fóruns de discussão em cursos online. Conte o que achou, deixe um comentário ou uma sugestão de tema que você quer ver por aqui.
Para mais dicas como essas acesse o nosso blog.



Samuel Elom

Estudante de Jornalismo - Time de Marketing

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit