Guia rápido: como se tornar um palestrante de sucesso

por Larissa Maciel em 15/May/2017 ⇠ Veja outros Posts

Você com certeza conhece e admira algum palestrante. Pense nessa pessoa e em suas principais características. Provavelmente, algumas destas são as mais importantes: alto nível de conhecimento, capacidade de cativar o seu público e facilidade para se comunicar.

Esses atributos são indispensáveis para quem quer fazer apresentações inesquecíveis, e desenvolvê-los exige empenho e dedicação. Além disso, para ser reconhecido nesse trabalho, é necessário tomar diversas atitudes capazes de gerar credibilidade e confiança.

Se você quer saber como se tornar um palestrante de sucesso, trazemos neste post um guia rápido com as principais ações que você deve colocar em prática para atingir seu objetivo. Vamos lá?

Fale sobre temas pelos quais você seja apaixonado

Fale sobre temas que você ame

Imagine que você está assistindo a uma palestra e a pessoa com o microfone não demonstra emoção nenhuma ao falar sobre o tópico abordado. Você provavelmente perderá o interesse por tudo o que está sendo dito, não é verdade?

Os espectadores gostam de ouvir alguém que é apaixonado pelo tema do qual está falando. Não existe nada mais cativante do que ver o brilho nos olhos e a emoção de quem está em cima de um palco.

Por isso, se você quer saber como se tornar um palestrante de sucesso, o primeiro conselho que deve seguir é sempre abordar assuntos que façam seu coração bater mais forte. Pode parecer clichê, mas só assim você conseguirá os melhores resultados possíveis!

Pesquise e treine bastante

Ter paixão pelo tema abordado é o primeiro passo para quem quer saber como se tornar um palestrante de sucesso. Mas engana-se quem pensa que apenas isso basta. Na verdade, o mais importante é se preparar para dar uma palestra inesquecível. E isso inclui, principalmente, realizar pesquisas extensas e treinar o máximo possível.

Antes de fazer uma apresentação, tenha certeza de que você teve acesso ao maior número possível de informações sobre o assunto, procurando diversas fontes e estudando ao máximo. Além disso, prepare-se com tempo, pratique suas falas e revise todo o conteúdo. Isso trará uma segurança muito maior no momento de assumir a fala.

Procure aliar teoria à prática

Esta é uma dica bem importante caso você queira saber como se tornar um palestrante de sucesso: sempre procure aliar a teoria à prática. Pode ser dando exemplos de sua vivência, mostrando vídeos, ou até mesmo pedindo ao público que “bote a mão na massa” e realize alguma atividade.

O importante é fazer com que as pessoas entendam de que forma o que está sendo dito pode ser aplicado na vida real. Isso fará com que elas tenham muito mais interesse no assunto e vejam, de forma mais clara, o valor daquilo que você está falando.

Conheça a plateia   

Plateia

Um ponto importantíssimo para quem quer saber como se tornar um palestrante de sucesso é conhecer a plateia. Ao saber quais são as características do seu público-alvo você poderá personalizar todo o seu conteúdo para que ele seja direcionado especificamente às pessoas que estão ali.  

Para fazer isso, é preciso usar a criatividade. Uma ideia é enviar uma pesquisa aos inscritos, via formulário, alguns dias antes do evento. Quando isso não puder ser feito, uma opção é bater um papo com os espectadores antes do horário marcado, combinando um café da manhã com todos, por exemplo.  

Utilize diferentes recursos na apresentação

Um palestrante que não faz nada além de ficar falando, raramente conseguirá captar a atenção de seu público. É necessário quebrar a monotonia e investir em uma palestra na qual sejam abordados diferentes recursos.

Essa estratégia irá variar de acordo com cada contexto, é claro. Mas procure utilizar diferentes mídias, como vídeos, músicas e textos em suas apresentações. Fazer dinâmicas de grupo também pode ser uma boa ideia. Use a imaginação!

Capte a atenção dos espectadores

Capte a atenção dos espectadores

Esta dica sobre como se tornar um palestrante de sucesso é uma das mais importantes! Para que as pessoas gostem de seu trabalho, é necessário captar a atenção delas. Ou seja, é preciso se destacar e chamar a atenção do público-alvo, saindo do lugar comum e se diferenciando do resto dos profissionais de sua área de atuação.

Para isso, podem ser utilizadas diferentes estratégias. Uma dela, por exemplo, é o humor. Fazer uma palestra descontraída pode ser uma ótima opção para que as pessoas não se distraiam com outras coisas. Interagir com o público também é outra forma de deixar as pessoas mais ativas e interessadas no evento.

Dê atenção à infraestrutura

Apesar de parecer ser um elemento secundário, a infraestrutura possui um alto impacto na experiência dos espectadores em uma palestra. Isso inclui o espaço físico em que ocorrerá o evento, o conforto dos móveis e o bom funcionamento dos aparelhos eletrônicos.

Se você for mostrar um vídeo durante sua apresentação, por exemplo, tenha certeza de que a imagem e o som dos aparelhos utilizados está funcionando normalmente. Caso contrário, a qualidade do conteúdo irá diminuir drasticamente!

Faça seu nome

Para que as pessoas se lembrem de você, é necessário fazer seu nome. Como a expressão popular diz: “é preciso saber vender seu peixe”! Para isso, temos alguns conselhos:

- Utilize as redes sociais e interaja com seu público frequentemente.

- Faça muito networking, participando de eventos da área e interagindo com seus contatos periodicamente.

- Além das palestras, faça outras produções, como livros, textos de blog, vídeos, podcasts, entre muitos outros.

Cuide da sua imagem

Cuidar da imagem também é essencial para aprender como se tornar um palestrante de sucesso. Isso inclui desde a roupa utilizada até as técnicas de linguagem corporal. Além disso, é preciso ser consistente: ninguém gosta de pessoas que são “de lua”, ou seja, que são totalmente imprevisíveis.

Portanto, preocupe-se em utilizar vestimentas adequadas a cada ocasião e evite roupas que irão chamar mais a atenção do que aquilo que você está falando. Além disso, evite transparecer insegurança: não desvie o olhar das pessoas, não fique com os braços cruzados e nem fique mexendo constantemente no cabelo, por exemplo.

Tudo isso influencia na impressão que as pessoas terão de você ao assistirem às suas palestras.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre como se tornar um palestrante de sucesso. E, se quiser ficar por dentro de todas as nossas novidades, cadastre-se na nossa newsletter, no menu direito desta página. Até a próxima! :)

ebook

Larissa Maciel

Larissa Maciel é publicitária, especialista em marketing e estuda o mercado educacional há 4 anos! 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit