Em nosso blog, em outra oportunidade, explicamos detalhadamente o que é gestão escolar e como ela deve ser usada em uma instituição de ensino. Cabe a esse gestor a responsabilidade de se preocupar com a harmonização de outros 6 grupos gerenciais, a gestão pedagógica, a administrativa, a financeira, a de recursos humanos, a de comunicação e a de tempo e eficiência.
Passar por todos esses sub grupos é necessário para garantir um nível alto de qualidade do ensino oferecido e do bem estar dos colaboradores. Isso gera uma demanda de trabalho muito grande, tornando indispensável um planejamento adequado, ou seja um plano de gestão escolar.
Plano de gestão escolar: entenda melhor
O plano de gestão escolar deve ser a primeira coisa a ser pensada antes mesmo do início do ano letivo ou do início das atividades de treinamento. Este é um documento super detalhado e completo que, entre vários outros pontos, traça um perfil da escola e de toda a comunidade acadêmica.
Ele deve conter todas as metas e objetivos a serem alcançados pela instituição de curto, médio e longo prazo, tanto os gerais quanto os mais específicos. Só assim os gestores serão capazes de operacionalizar a tomada de decisões e as ações necessárias para o cumprimento desses propósitos.
Dentro do próprio plano de gestão escolar é necessário que haja também o planejamento de capacitação dos docentes e demais colaboradores. Caso seja necessário a realização de algum treinamento ou curso de especialização ou reciclagem, por exemplo, isso deve ser devidamente registrado para que possa ser considerada a viabilização e organização do tempo, de forma que as demais atividades não sejam prejudicadas.
Acompanhamento e atualizações constantes
A vigência e a necessidade de reelaboração deste guia podem variar. Muitas escolas de ensino fundamental e médio, por exemplo, mantêm o mesmo plano em vigor por até 4 anos. Contudo, uma avaliação do plano e de seus resultados precisa ser feita no mínimo a cada 6 meses.
Como o plano de gestão escolar é um documento norteador das atividades educacionais e administrativas, é normal que ele seja consultado regularmente e que haja um acompanhamento frequente de seu conteúdo, se ele está sendo seguido e se suas orientações e disposições ainda fazem sentido.
É preciso ter em mente que imprevistos podem acontecer e que as situações em que o plano foi concebido podem mudar, impactando em seu andamento e suas previsões.
Dizer que o plano de gestão escolar é um documento que prevê todas as ações da instituições de maneira nenhuma significa que atualizações e mudanças não são permitidas ou bem vindas. Muito pelo contrário!
Qualquer negócio, mas principalmente os educacionais, deve ser sempre um organismo vivo, e isso requer dinamismo e atenção a possíveis alterações. E para isso, muitas vezes é preciso fazer adaptações no que estava sendo planejado.
Ao final da vigência do plano é importante fazer um levantamento de tudo que se passou, o que deu certo e o que precisa de melhoras. Isso facilita a elaboração do próximo plano, clareando quais são as metas possíveis e que estão dentro da realidade atual da instituição.
Precisa de ajuda com o plano? Conte com um sistema de gestão!
Tanto para a montagem quanto para o acompanhamento do plano de gestão escolar, é necessário reunir e ter sempre a mãos uma quantidade muito grande de dados sobre a instituição.
Uma plataforma de gestão de cursos fornece gráficos e planilhas detalhadas com todas as informações financeiras. Todos os custos, despesas, dados cadastrais de alunos, números sobre inadimplência, etc., estão sempre a mão digitalmente. Basta um clique!
Da mesma forma, o planejamento de logística e funcionamento do ensino como agenda integrada, calendário escolar, horários de aulas e status sobre os recursos materiais também são sempre facilmente disponibilizados.
Neste post explicamos melhor o que é um plano de gestão escolar e qual é a sua importância para todos os âmbitos de um negócio educacional. Conte pra gente nos comentários como é elaborado o plano de da sua instituição de ensino.
O que achou do conteúdo de hoje? Se gostou assine a nossa newsletter e nos acompanhe nas nossa redes sociais. Até a próxima!

Mariana Silva
Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.
Deixe seu Comentário