Como impulsionar seu negócio com infoprodutos

por Equipe NeritEduca em 02/Aug/2019 ⇠ Veja outros Posts

Que a educação à distância é um mercado em ascensão que se mostra progressivamente consolidado e lucrativo é fato. Cada vez mais pessoas têm buscado ensino e capacitação profissional, ou apenas orientações sobre coisas simples, como, por exemplo “como montar uma estante”, na internet.

Uma prova disso é o aumento da demanda e da criação de infoprodutos. Talvez você nunca tenha ouvido a palavra infoproduto, mas com certeza já teve contato com algum. Aqui mesmo no nosso site, temos vários deles. Mas calma, vamos explicar do que se trata.

o que e um infoproduto

O que é um infoproduto?

Um infoproduto é um produto que é disponibilizado em um meio digital. Ele pode ser comercializado ou gratuito, dependendo do intuito do idealizador. A grande maioria deles têm caráter educador ou informativo, como os tutoriais ou passo a passos.

Mas eles também podem ser produtos criados a fim de resolver problemas ou otimizar processos rotineiros. Um exemplo disso seria um aplicativo que os funcionários possam bater o ponto nas empresas.

Infoprodutos e EAD

Como dissemos no início do artigo e em diversas outras oportunidades, a procura pela educação à distância no Brasil só tem aumentado. Isso acontece por diversas razões, mas principalmente pela praticidade e a flexibilidade do modelo de ensino. E é justamente aí que os infoprodutos surgem com as melhores opções de veiculação de material educacional.

Os infoprodutos são diversos e podem vir em vários formatos, entre eles destacamos:

  • Vídeoaulas
    Vídeos são os conteúdos mais acessados pelos internautas. A produção de um conteúdo como esse exige algum conhecimento técnico e maior empenho, mas os resultados são igualmente recompensadores.

  • Ebooks
    São basicamente livros digitais, um conteúdo mais simples de ser criado e distribuído para sua audiência.

  • Podcasts
    É um programa feito em áudio. Este formato se assemelha muito a dinâmica de uma programação de rádio, mas você pode ouvir sobre o tema que quiser na hora que quiser. Além disso, normalmente se adapta a diferentes dispositivos.

  •  Webinars
    Uma espécie de seminário online podendo ser gravado ou ao vivo. A característica marcante deste formato é que geralmente permite a interação entre o público através de um chat.

  •  Audiobooks
    Este conteúdo é basicamente um livro narrado, ou seja, em formato de áudio. Se tem domínio do assunto, basta escrever o roteiro e usar de ferramentas como um bom gravador.

O que é muito vantajoso, tanto para o responsável pela produção do conteúdo, quanto para os interessados. Isso levando em consideração que cada pessoa se identifica melhor com um tipo de formato, e do mesmo modo, a didática do professor pode se adequar melhor a um um modelo específico.

De toda forma, ainda é possível produzir o conteúdo para vários modelos, de maneira que as lições em cada um se complementam entre si, deixando a experiência do aprendizado muito mais dinâmica e rica.

A segunda grande vantagem dos infoprodutos e da educação à distância, em geral é a de que as distâncias geogréficas não são uma limitação para esse tipo de mercado. Tanto uma pessoa que está do seu lado quanto outra que se encontra em outro país pode ter acesso ao seu curso com mesma facilidade. Isso amplia e muito o alcance do seu negócio.

infoprodutos e ead

Ao que devo me atentar ao criar infoprodutos para EAD?

Um dos primeiros pontos que precisa ser levado em consideração antes de criar esse tipo de material é se certificar que o tema do infoproduto é um assunto que a pessoa responsável pela produção do conteúdo possui total domínio.

Também é aconselhável conhecer muito bem o público a que se destina seu material. Os infoprodutos, assim como praticamente tudo que está na internet, são destinados a nichos, ou seja, há segmentos específicos de pessoas, algo que é muito variável.

Para conhecer melhor seu nicho, faça uma pesquisa de mercado, descubra o que essas pessoas querem, pelo que elas não se interessam, quais são suas dúvidas, quais são seus concorrentes e o modo que eles operam, etc. Isso vai te dar muitas informações valiosas para que você possa começar com este tipo de negócio.

Os infoprodutos podem ser disponibilizados nas mais diversas plataformas.

Mas para maior tranquilidade e pensando na usabilidade do consumidor, o ideal é disponibilizar seu infoproduto em uma plataforma de cursos online, que ofereça todo o suporte para seu negócio.

A plataforma garante que todos os conteúdos possam ser acessados em qualquer dispositivo com acesso à internet. Além disso, ainda é possível conectar o sistema ao e-commerce, facilitando o controle financeiro e a monetização dos seus materiais.

Definido tudo isso e após ter disponibilizado o seu infoproduto em uma plataforma de cursos online, é hora de divulgá-lo para que muitas pessoas conheçam seu material e se interessem por ele. Neste momento é importante saber destacar as vantagens e os diferenciais do que está sendo vendido.

Uma boa maneira de divulgar os infoprodutos é através das redes sociais. Se as pessoas tomam consciência deles através dessas plataformas, isso é um indicativo de que elas já estão, de certo modo, habituadas ao meio digital e, consequentemente terão mais interesse em infoprodutos.

Outra prática que deve ser adotada ao divulgar seu infoproduto é utilizar call-to-actions. As CTAs nada mais são que chamadas curtas para a ação, links que levam os interessados a mais informações sobre seus produtos e cursos e que pode induzir as pessoas a tomar alguma atitude em relação ao que está sendo falado, seja baixar algo, comprar o produto, ler mais sobre algo, etc.

Gostou de saber um pouco sobre o que são os infoprodutos? Entendeu quais são suas vantagens e como eles se relacionam com a educação à distância? Conta pra gente o que achou sobre o post nos comentários. Deixe também suas dúvidas e sugestões, vamos adorar te ouvir um pouco!

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Equipe NeritEduca

Texto desenvolvido pela equipe de redatores no NeritEduca. 

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