Marketing educacional: Construindo a imagem de uma instituição de ensino

por Samuel Elom em 17/Apr/2019 ⇠ Veja outros Posts

Devido ao avanço da tecnologia, sobretudo nos meios digitais, nos últimos anos foi claro o crescimento do mercado de educação à distância, o que abriu várias janelas de oportunidades tanto para as instituições de ensino, quanto para os alunos.

Mas é claro e natural que ao mesmo tempo em que a demanda desse mercado cresce também aumenta a competição por alunos. É nesse cenário que as instituições de ensino passam a adotar estratégias de comunicação, com objetivo de se destacar dos concorrentes, captar novos alunos e fidelizar clientes antigos.

Essas estratégias aplicadas ao mercado de educação são parte de um conceito que abordaremos no texto de hoje: o marketing Educacional.

O que é Marketing Educacional?

Como outras áreas da atividade, o marketing educacional explora as táticas de mercado e estratégias de comunicação para atrair, reter e fidelizar clientes, mas nesse caso os esforços são voltados para atender as necessidades mercadológicas de uma instituição de ensino.

Construção e posicionamento da Instituição de ensino

As diversas estratégias aplicadas a educação vão ajudar a criar a imagem da instituição de ensino, além de ser uma forma planejada de construir o capital social da empresa.

Um bom marketing educacional fará o papel de posicionar sua marca perante o mercado em que está inserido, passando ao público a percepção de alta qualidade nos serviços prestados.

Endomarketing educacional

Não existe sucesso em uma instituição de ensino se os primeiros clientes não estão satisfeitos. Estes clientes são a sua equipe de colaboradores, e o endomarketing é a chave para motivá-los.

Endomarketing ou marketing interno são ações voltadas para o público interno da instituição com o objetivo de melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores.

Além disso, a gestão de pessoas alinhando marketing e RH tem como um dos principais objetivos, a motivação do colaborador que está em contato direto com o público, o que pode ser a chave para a captação e retenção de alunos.

Marketing de conteúdo para educação

Uma vez que foi identificado o público para o qual sua IE vai “falar”, facilita a criação de conteúdo relevante tornando a comunicação mais assertiva.
O conteúdo deve ser pensado de forma que supra as dúvidas, chame atenção e gere interação e engajamento por parte da audiência. E esse é o caminho para levar seu público a tomada de decisão.

Segmente o público

A primeira dica se trata de definir seu público alvo para entendê-lo, pois só assim você poderá alcançar o objetivo de qualquer formato de marketing: Atender necessidades e desejos.

Identifique o perfil dos estudantes de acordo com os cursos ou treinamentos ofertados por seu negócio educacional.

Existem vários parâmetros que podem te ajudar a identificar o público, os principais são:

  • Localização

  • Faixa etária

  • Gênero

  • Interesses

Conteúdo Relevante para estudantes

Fotos e vídeos de alta qualidade e manter periodicidade são práticas importantes, mas não o suficiente para atender quem acompanha seu conteúdo. É preciso se comunicar de maneira assertiva, exatamente na “linguagem” e nos meios de comunicação que seu público está inserido.


Se o que for postado não for relevante para sua audiência, você possivelmente vai ser ignorado e não vai alcançar os resultados esperados.

Crie um Blog

Os blog posts são ferramentas eficazes para esclarecer dúvidas, compartilhar ideias e experiências, entreter o leitor, posicionar seu site no google a fim de atrair e fidelizar alunos.

 

Apesar de exigir manutenção e periodicidade, um blog bem organizado oferece diversas vantagens que vão impactar diretamente nos resultados.

  • Baixo custo;

  • Interação com o público;

  • Gera autoridade na área ;

  • Ajuda seu conteúdo a ser encontrado no google;

  • Provoca aprendizado;

  • Atrai e converte clientes;

  • E muito mais...

 

São diversas as vantagens que um blog pode trazer, dependendo do seu objetivo. É possível começar um blog gratuitamente, mas indicamos que tenha um domínio próprio.

Use as redes sociais para encontrar alunos

Segundo a we are social, 62% dos brasileiros estão conectados às redes sociais. Alguns desses perfis podem ser possíveis clientes para sua instituição de ensino.

As principais redes são Facebook, Youtube, Instagram e linkedin, cada uma com sua especificidade e objetivo. Escolha as redes sociais que mais se adaptam a realidade de seu negócio e claro onde mais seu público está presente e ativo.

Cada mídia social é singular, mas algumas práticas podem e devem ser aplicadas a todas elas. Vamos as dicas:

  • Engajamento e interação
    Em todas as rede sociais o objetivo é fazer com que seu público participe ativamente de seu processo comunicativo. A melhor maneira de fazer isso é criando conteúdos que permitam e incentivem a audiência a interagir com sua marca.

  • Aposte nos vídeos
    Entre as redes mais usadas no Brasil, a plataforma de vídeos Youtube fica em primeiro lugar. Mas este formato não está limitado a ele. Este modelo é muito eficaz nas outras plataformas como instagram, facebook e linkedin. Os números mostram que o consumo de vídeos tendem a aumentar.

  • Atenção às tendências
    As rede sociais se modificam muito rápido, acoplando a sua plataforma novas ferramentas que podem ser úteis no aumento de engajamento.

E-mail Marketing/SMS

Escolha uma ferramenta que possibilite fazer disparos de e-mail e sms, para fortalecer as campanhas de marketing direto, destinadas a destinatários específicos, de forma segmentada e que seja possível mensurar os resultados.

Através do e-mail você consegue ter um contato mais direto e pessoal com seu destinatário. aproveite para lembrar datas comemorativas, lembrar de eventos e reuniões, etc. Isso pode ser usado a seu favor, potencializando suas chances de fechar negócios com pessoas que já conhecem seus cursos.

 

Existem vários formatos dos quais você pode escoar suas estratégias de marketing educacional, e uma que não pode ser esquecida são os disparos de SMS. Claro que antes usar este recurso é preciso planejamento e entender as particularidades dessa linguagem.

Caso queira entender melhor as funcionalidades confira nosso conteúdo sobre Disparos de E-mail e SMS.

 

Sistema de gestão / CRM

Lidar com o marketing de uma instituição de ensino não é nada fácil. Por isso existe o sistema de gestão e marketing, uma alternativa que não só facilita a execução das tarefas no dia a dia, mas também auxilia na melhoria do marketing.


O NeritEduca oferece um software especificamente para instituições de ensino com ferramentas sob medida para quem quer vender cursos e treinamentos.

Entre as diversas funções que o programa pode oferecer destacamos:

  • Plataforma EAD
    Uma plataforma EAD, permite disponibilizar videoaulas, abrir fóruns de discussão, realizar provas e claro: Acompanhar de perto os alunos.

  • CMS Pro
    Uma funcionalidade específica para monitorar visitantes, leads, páginas e conversões. Isso possibilita ter uma visão geral do marketing da sua empresa.

  • Site Integrado
    Instituições de ensino de sucesso sempre tem um site, seja para marcar sua presença online, gerar autoridade e repassar as principais informações de seu negócio para o aluno.

  • Central do Aluno
    Uma área construída pensando na melhor experiência do usuário com foco facilitar as vendas através de inscrições online, resumindo: Uma secretária virtual.

  • Disparos de E-mail Marketing e SMS
    Essa ferramenta permite criar uma estratégia de sucesso com disparos de e-mail e SMS voltados para a venda de forma segmentada.


As funcionalidades de um software como esse não se resumem as tarefas de marketing, mas também contempla funções administrativas e financeiras, mas isso é assunto para outro post do blog.


Samuel Elom

Estudante de Jornalismo - Time de Marketing

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