Mercado educacional: como se destacar?

por Laís Marçal - 04/08/17 ⇠ Veja outros Posts

Quando se trata do mercado educacional, a competitividade pode ser muito sadia! É através dela que surgem novas ideias, serviços e uma melhora nas empresas. Mas ela pode ser perversa se você não tiver as armas necessárias para se tornar combativo. Para que esse cenário seja saudável, é bom arranjar meios para se destacar. Separamos algumas dicas que irão te ajudar nessa missão. Vamos lá?

Aprimorar as atividades

Para fazer a diferença e se destacar nesse meio, todos os processos que regema sua empresas precisam ser aprimorados. Quer sair na frente da concorrência? É só trabalhar melhor os aspectos que iremos citar a seguir.

Atendimento

O atendimento ao cliente é o cartão de visitas de sua empresa. As práticas realizadas nesse setor podem fazer com que um cliente efetue uma compra ou se desinteresse pelo seu serviço. Você e seu time podem trilhar o melhor caminho em busca do sucesso, mas para isso precisam se atentar a alguns aspectos:

  • Se apresente: é muito importante que seu cliente saiba com quem está falando;

  • Seja solícito e atencioso;

  • Atenda com rapidez;

  • Entenda o perfil do seu prospecto;

  • Informe;

  • Use linguagem adequada;

  • Treine sua equipe;

  • Invista no pós-venda;

  • Seja organizado.  

CRM

CRM

Customer relationship management, uma expressão em inglês que pode assustar no começo, mas nada mais é do que gestão de relacionamento com clientes. Usando estratégias desse tipo, você pode conquistar alunos.

Para executar essas ações, você pode contar com uma plataforma de gestão de cursos e treinamentos. Através dela você terá acesso a várias funcionalidades, tudo no mesmo espaço, o que faz com que os dados gerados fiquem organizados e integrados. Bacana, não é mesmo?

Confira o que você pode fazer através dos recursos contidos nesse sistema:

  • Formação de um banco de dados;

  • Informações relevantes criadas por tags, possibilitando segmentação;

  • Funil de vendas;

  • Módulo marketing: disparos de SMS e e-mails em massa;

  • Relatórios e gráficos de desempenho.

Financeiro

Usando um software de gerenciamento de instituições, você será capaz de visualizar de forma clara e objetiva todas as transações financeiras de sua empresa, tanto de entrada como de saída. Por isso, a plataforma de gestão de cursos e treinamentos também é recomendada nesse caso, ela vai ser uma mão na roda e irá te ajudar a se destacar no mercado educacional.

Captação

Com a experiência adquirida em sua empresa, provavelmente já sabe que a captação de alunos é a atividade mais importante para o sucesso do seu negócio. Contudo, pelo fato de ser essencial, essa tarefa exige muito trabalho e dedicação.

Muitas vezes, parece quase impossível conseguir o número de alunos para preencher uma turma e dar início ao curso, certo?  Bem, se essa situação te aflige é bom que você esteja preparado para realizar ações em busca de reverter esse cenário e se destacar no mercado educacional.

Em alguns momentos, as vezes sem perceber, cometemos erros que colocam em risco a nossa estratégia de captação. Mas seguindo algumas dicas você pode minimizar alguns equívocos:

  • Se comunique de forma mais adequada a seu público;

  • Utilize discursos atraentes;

  • Incentive o aluno a indicar conhecidos para ingressar em sua instituição;

  • Invista no pós venda.

Até o momento em que um sujeito se torna um cliente, existe uma jornada que ele terá de percorrer. Ela apresenta 3 fases e é muito importante que você se atente nas premissas de cada uma e quais são as dúvidas que esse aluno vai ter em cada etapa do processo.

  • Reconhecimento de problema: aqui a pessoa descobre que tem uma necessidade. “Porque devo fazer esse curso?” e “Porque fazer agora?” são algumas das perguntas que rondam passam pela cabeça desse sujeito.

  • Consideração: Momento de avaliação de alternativas. “Devo escolher essa instituição ou outra?” , “Como vou pagar?”, etc são dos questionamentos que podem ser realizados nessa etapa.

  • Decisão: Aqui não se tem mais perguntas, e sim certezas. O cliente se sente seguro e bem esclarecido, pronto para efetuar a compra e enxerga o contrato com a empresa como algo que renderá bons frutos.

Como fazer cada etapa acontecer?

É muito importante que você guie os seus contatos nessa jornada de compra. Para isso deverá montar estratégias que farão que essa trajetória se cumpra. Ser bem sucedido no mercado educacional exige esforço, mas nós iremos te ajudar nessa.

Redes sociais

Redes sociais

Você pode usar as redes sociais em sua estratégia de captação de alunos. Facebook, Twitter, LinkedIn, etc. Cada mídia tem sua especificidade, o que as leva a ter funções específicas em cada etapa do processo. Mas uma coisa é certa: o número de usuário de internet no Brasil só cresce, isso faz com que ações para o meio digital sejam uma ótima aposta.

E-mail marketing e SMS

A internet é um campo fértil, que se bem usada, pode fazer milagres em sua captação de alunos. Uma das ferramentas que podem auxiliar em sua estratégia para o mercado educacional é o uso do e-mail marketing. O SMS também tem um importante papel, o número de pessoas com celular só cresce, tornando essa mídia uma ótima oportunidade

A comunicação com o seu público é direta, o que o aproxima da sua instituição. Outra vantagem é o custo: estratégias com essas mídias são mais baratas Mais um ponto positivo: facilidade de mensuração: saber das estatísticas e de como os seus contatos recebem a sua mensagem é muito importante!

Entretanto, para usar o e-mail e o SMS para alavancar suas ações e se destacar no mercado educacional é bom que você se atente a alguns pontos. Vamos lá:

  • Não compre listas prontas;

  • Crie emails e SMS curtos;

  • Assine com o seu nome, isso torna a mensagem mais pessoal;

  • Use um sistema de gestão de cursos e treinamentos para fazer o disparos de forma mais efetiva, e até mesmo segmentada.

Pesquisa

Pesquisa

É de extrema relevância que você procure, periodicamente, entender como seus alunos pensam e mais além, saber como eles se sentem em relação aos serviços prestados pela sua instituição. Para isso, você pode realizar pesquisa de satisfação do cliente. Elas irão ajudar muito a moldar as sua estratégias e a fazer a sua empresa cada dia melhor. Demos algumas dicas em post anterior sobre como realizar essa tarefa usando o SMS, não deixe de ler.

Essas foram algumas dicas para se destacar no mercado educacional. Esperamos que elas te ajudem, depois nos conte como você se saiu, ok? Continue nos acompanhando, assine nossa newsletter e fique sabendo quando publicarmos algo novo. Até a próxima!

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Laís Marçal

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