O que é EAD e como ele pode dobrar seus lucros!

por Colaborador Parceiro - 11/10/17 ⇠ Veja outros Posts

  EAD nada mais é que a sigla que utilizamos para falar de maneira abreviada de Educação A Distância, uma forma de ensino alternativo que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da educação no Brasil, que consequentemente também cresceu admiravelmente nos setores de informática.

  Como mostrado em pesquisas esse mercado vem apresentando grandes aumentos nos últimos anos e está com as portas abertas para novas possibilidades.

  O sistema EAD foi regulamentado no artigo 80 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996:

‘’Art. 1º. Para os fins deste Decreto, considera-se educação a distância a modalidade educacional que busca superar limitações de espaço e tempo com a aplicação pedagógica de meios e tecnologias da informação e da comunicação e que, sem excluir atividades presenciais, organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares.’’

  Como observado no próprio artigo o sistema EAD diferente do método de ensino presencial, é um ambiente online de aprendizado onde não é necessário estar fisicamente no mesmo espaço nem ao mesmo tempo, as interações entre os alunos e professores são feitas pelo ambiente virtual e esse sistema vem se tornando uma grande oportunidade de negócio.

  O sistema EAD necessita apenas que o aluno tenha acesso a internet e conhecimentos básicos de informática. Mais da metade da população brasileira já possui acesso a internet e grande partes desses acessos são feitos por celular, o que cria uma demanda para que as plataformas utilizadas para as aulas sejam de fácil acesso e disponíveis para quaisquer tipos de telas.

  É uma ótima alternativa para quem vem buscando treinamentos para crescimento profissional, pessoal e até mesmo para quem busca um diploma de graduação ou técnico visando conseguir um cargo mais alto no ambiente de trabalho.

  O MEC regulamenta que apenas nas opções de técnico, graduação e pós-graduação no EAD, são necessárias uma mesclagem de aulas presenciais e online. Para os demais tipos de ensino como por exemplo, treinamentos, os cursos podem ser completos no ambiente virtual o que faz com que essa nova modalidade de educação gere grandes vantagens para os alunos e grandes lucros para os investidores nesse mercado.

Grande Flexibilidade

os cursos EAD tem a vantagem de grande flexibilidade de horario

  Uma das maiores vantagens para os alunos e professores desse método de ensino é que ele possui grande flexibilidade de horários, o que se encaixa muito bem no desejo da maioria da população que quase não possui tempo livre e precisa estar conciliando estudo, trabalho e atividades domésticas.

  Os professores conseguem atender um número bem maior de alunos e com grande facilidade em comparação com as aulas presenciais. Conseguem dar atenção e feedback das atividades individuais e também ter maior interação por meio de fóruns, que podem ser disponibilizados nas plataformas.

  A comunicação entre alunos e professores é extremamente necessária e através desse método consegue ser feita de forma mais frequente e dedicada, até mais que no sistema de ensino presencial.

  Por meio de calendários disponibilizados nas plataformas os professores conseguem estabelecer prazos para entrega de atividades de forma organizada no ambiente virtual de ensino.

Planejamento de investimento

grandes empresas planejam investir em cursos com esse sistema

  De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal do DCI 67% das empresas querem investir em treinamentos nos próximos anos e estão cientes que necessitam criar oportunidades de desenvolvimento para funcionários, para que desta forma a produtividade cresça, com mais profissionais engajados e produtivos.

  As empresas também possuem demandas de horários flexíveis para a realização dos cursos e por esse motivo, muitos empresários têm procurado não apenas conteúdos para crescimento profissional como também pessoal.

Grande procura por inovação

  Mesmo em tempos de crise econômica, o mercado de consultoria empresarial tem sido bastante procurado, por clientes cada vez mais exigentes. As empresas que estão a procura de treinamentos não estão buscando só por valores baixos, elas estão sedentas em busca de treinamentos que sejam inovadores e tecnológicos no mercado, que possam suprir suas necessidades e deixar os funcionários cada vez mais envolvidos e comprometidos com seu trabalho.

  As empresas também estão em constante busca por treinamentos mais atrativos e versáteis, para que possam estendê-los com sucesso para toda a sua classe de funcionários incluindo os mais jovens.

  Os treinamentos feitos no método de ensino a distância tem se encaixado muito bem nas demandas daqueles que querem inovar e também disponibilizar os cursos de forma mais atrativa para os funcionários.

Plataformas que engajam os funcionários

As plataformas EAD tem deixado seus usuário muito satisfeitos

  As plataformas de e-learning disponibilizam vários métodos para que os funcionários fiquem mais engajados com seu treinamento e seu ambiente de trabalho como:

  • Possibilidade de colocar jogos; Existe jeito melhor de estudar do que com jogos? Esse método das plataformas agrada facilmente as empresas que procuram por formas inovadoras de treinar seus funcionários. As atividades educativas conseguem agradar todas as gerações, desde os mais jovens aos mais velhos.

  • Espaço disponível para Vídeo Aulas; Essa vantagem tem sido muito procurada pelas empresas, pois os funcionários conseguem assistir quantas vezes quiser os vídeos, e caso não tenham entendido algo sobre o treinamento podem voltar na parte desejada, diferente dos treinamentos e aulas presenciais.

  • Espaço para tirar as dúvidas;  Muitas vezes em aulas ou treinamentos presenciais um funcionário precisa de uma atenção especial antes de uma nova reunião com seu consultor. No ambiente virtual como falado, existe um espaço reservado, um fórum, para que os alunos interajam com os professores, tirem suas dúvidas, deixem comentários e etc. Isto faz com que os funcionários aprendam mais e tenham mais sucesso no treinamento.

  • Calendário organizado de atividades; Como falamos, os usuários necessitam de flexibilidade para fazer suas atividades, mas também as empresas contratantes dos treinamentos necessitam de prazos estabelecidos para conclusão destes. Com um calendário organizado é possível estabelecer datas fixas, de forma a agradar os funcionários que irão fazer o curso e também as empresas que contratam o serviço.

  Essas são vantagens e características de uma boa plataforma para o ensino EAD, e são também grandes diferenciais que você pode ter em relação aos concorrentes que estão nesse mercado, seja de treinamentos ou cursos variados.

  E como falamos anteriormente, as empresas que estão dispostas a investir nesse ramo, e contratam boas plataformas, têm grandes demandas de inovação para melhor aproveitamento dos funcionários e atração de clientes, além de conseguirem satisfazer a expectativa dos contratantes e obter grande lucro com seus serviços.

  Esperamos  que você tenha aprendido bastante com esse post sobre a nova modalidade de ensino que está com grandes lucros no mercado! Para ficar por dentro das novidades desse sistema assine nossa newsletter e também leia nosso ebook abaixo! Até a próxima!  

ebook

 

Colaborador Parceiro

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit