O que é educação corporativa?

por Mariana Silva em 27/May/2019 ⇠ Veja outros Posts

Muitas empresas e organizações ainda trabalham com uma ideia antiquada de gestão de pessoas, e não investem no desenvolvimento e satisfação de seus funcionários, visando apenas a produção e sem levar em consideração uma série de fatores importantes.

No entanto, de uns tempos pra cá, mais e mais empresas têm se preocupado em  envolver treinamento e desenvolvimento humano de forma que o aprendizado aconteça de maneira contínua e associado a bons resultados e rendimento. É o que chamamos de educação corporativa. O post de hoje explica um pouco sobre o que se tratasse conceito e qual a sua importância.

O que é educação corporativa?

Educação corporativa é um sistema educacional com conteúdos voltados para o desenvolvimento do capital intelectual dos colaboradores de uma organização, que em consequência vai impactar positivamente nos processos da empresa.

Para João Carlos Lopes do blog RH Portal, a educação corporativa como é entendida hoje nasce de uma mudança de visão acerca do mundo empresarial.

“O que ocorre é uma significativa mudança de paradigma na educação corporativa, em que não basta mais treinar funcionários para que eles adquiram mais qualificação, mas é preciso desenvolver, nestes funcionários, uma maneira totalmente nova de pensar e agir, para que eles possam estar permanentemente aptos a desempenharem suas funções e se adaptarem, ou melhor, ainda, se anteciparem às mudanças e dinâmica do mercado e dos negócios.”

Princípios da educação corporativa

Para se implementar uma educação corporativa, uma organização deve levar em consideração uma série de princípios, são eles:

  1. Competitividade
    A gestão do conhecimento deve ser feita de maneira a criar aptidões que façam a empresa ser mais competitiva no mercado em que atua.

  2. Perpetuidade
    A educação empresarial não deve ser um aprendizado efêmero, ela deve espelhar as transformações que transmitem os valores e cultura da organização.

  3. Conectividade
    Educação como instrumento de conexão entre pessoas e o ambiente que os cerca.

  4. Disponibilidade
    É preciso que o processo de aprendizagem se adeque às necessidades do aluno, flexibilizando horários e locais. A educação à distância pode ser uma alternativa para esse princípio.

  5. Cidadania
    O aprendizado deve fomentar o desenvolvimento individual, coletivo e social dos envolvidos.

  6. Parceria
    A organização está inserida em um contexto microeconômico, deve buscar apoio para seu crescimento com fornecedores e parceiros.

  7. Sustentabilidade
    A organização deve buscar se desenvolver em acordo com os princípios sustentáveis.

 

A importância da Educação Corporativa

Todo o objetivo da educação empresarial está na necessidade de associar as competências e qualificações individuais aos valores e diretrizes da empresa. É uma maneira de integrar os funcionários ao mercado global, que nunca para de inovar..

 

Segundo a Associação Brasileira de Educação Corporativa (AEC) essas estratégias não são apenas uma tendência do momento, mas sim um fato permanente. Ou seja, os que ainda não aderiram à esse movimento de abordagem na gestão de pessoas estão ficando para trás na corrida corporativa, já que essa educação também influencia positivamente no senso de competitividade de mercado dos empregados.

 

A AEC ainda cita várias empresas, organizações ou corporações brasileiras ou multinacionais que já operam sistemas de educação corporativa. Algumas delas são: Vale, Ernest Young, Claro, Vivo, Banco do Brasil, AMBEV, Petrobrás, Natura, Isvor Fiat, Metro SP, Fetranpor (RJ), Caixa Econômica Federal, Fundação Unimed e Alcatel-Lucent. No entanto o número estimado já supera 300.

 

Todas elas têm em comum um ponto: a retenção de seus talentos é altíssima! Os profissionais acabam ficando mais satisfeitos com ambiente de trabalho e motivados, pois conseguem enxergar a relevância e os resultados de seus esforços.

Empresas que adotaram programas de educação corporativa apresentaram melhoras significativas no engajamento dos funcionários e consequentemente na motivação e produtividade.

 

É uma prática que vai muito além da qualificação e treinamento das aptidões individuais de cada profissional. É necessário pensar na aprendizagem enquanto organização e não apenas conforme partes.

Para os teóricos do assunto, Maria Tereza Leme Fleury, Moacir de Miranda Oliveira Júnior, os pilares da educação corporativa são:

  • Desenvolver as competências críticas ao invés de habilidades;

  • Privilegiar o aprendizado organizacional, fortalecendo a cultura corporativa, e não apenas o conhecimento individual;

  • Concentrar-se nas necessidades dos negócios, tornando o escopo estratégico, e não focado exclusivamente nas necessidades individuais;

  • Público interno e externo (clientes, fornecedores e comunidade), e não somente funcionários;

  • Migrar do modelo 'sala de aula' para múltiplas formas de aprendizagem criando sistemas efetivos de avaliação dos investimentos e resultados obtidos.

Dessa forma, os colaboradores que recebem uma boa educação corporativa se tornam profissionais mais proativos,  assertivos e dinâmicos. Isso se deve muito a capacidade que eles adquirem de se autogerir, ficando mais independentes e confiante para tomar decisões importantes e antecipando as necessidades da instituição. 

A EAD na educação corporativa

Esse alinhamento estratégico entre a cultura empresarial e o desenvolvimento dos colaboradores é realizado por meio de diversas ferramentas de educação. Podem ser cursos, ações educacionais estimuladas como comunidades de práticas; estágio interno; seminários; eventos ou mídias, etc.

 

O aprendizado na educação corporativa pode funcionar de 3 formas diferentes: através de treinamentos presenciais, de cursos a distância e também de maneira mista entre os dois primeiros, este último conhecido como ensino híbrido.

 

A metodologia EAD é vantajosa por diversos motivos. Pra começar podemos dizer que quanto mais meios eletrônicos envolvidos na educação corporativa, mais fácil é a assimilação e absorção do conhecimento pelos profissionais e que há um grande economia com custos materiais e de estrutura. Esses custos seriam bem mais elevados se fosse adotado um sistema presencial.

 

Além disso, o ensino a distância proporciona que os mesmos conteúdos  cheguem a um maior número de pessoas, sem ruídos e distorção. Isso é muito valioso para empresas que possuem muitas unidades em várias localidades, pois facilita que os valores e objetivos sejam disseminados de forma unificada em toda suas extensão.

 

Os funcionários que trabalham numa filial em São Paulo capital podem compartilhar a mesma cultura organizacional dos alocados em uma filial no interior da Bahia, por exemplo. É possível criar condutas e procedimentos mais padronizados, o que definitivamente ajuda a caracterizar, criar e fortalecer a imagem e identidade da empresa e/ou marca.

A Associação Brasileira de de Educação à Distância (ABED) confirma e reforça essas vantagens:

 

“Sendo assim, a modalidade Ensino À Distância (EAD) surge, em meio a esse cenário, com sua metodologia inovadora, transpondo barreiras geográficas, face às diversas tecnologias de comunicação e informação utilizadas, como um meio ágil, hábil e capaz de levar a educação para um número maior de colaboradores, principalmente em grandes empresas que possuem diversas filiais espalhadas pelo Brasil e até mesmo pelo mundo.”

 

Esse foi o nosso post de hoje. Esperamos que agora você já tenha uma noção do que é educação corporativa, da sua importância para sua empresa e trabalho e como ela pode ser um negócio lucrativo como sistema de ensino. Assine a nossa newsletter e não perca as próximas publicações! Até mais! =)


Post originalmente postado em 21/11/2017 - Atualizado em 27/05/2019

transformar cursos online em presenciais

Mariana Silva

Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit