Você sabe qual é o papel do professor na EAD?

por Lorranie Dauari - 18/10/17 ⇠ Veja outros Posts

 O desenvolvimento da comunicação e das tecnologias criaram imensas oportunidades para o ensino a distância, gerando diferentes formas de aprendizado interativo.

 No módulo EAD, o papel tradicional do professor visto no ensino presencial sofre diferentes mudanças. Neste post você vai aprender como é o posicionamento desse educador frente ao novo cenário da educação, o papel que o tutor desempenha para os alunos e  quais as funções e atividades que são destinadas a cada um.

Existe diferença entre o professor e o tutor EAD?

diferença entre professor e tutor

 Sim, existe! O papel do professor, assim como iremos ver do tutor, é extremamente importante para a estruturação do ensino EAD.

 Ele é quem fica responsável pela parte de criação de conteúdos que irão ser estudados, além de  definir cada material didático e disponibilizar nas plataformas, correspondendo a todas as necessidades do tema do curso em questão,de forma a ensinar os alunos.

 Além de criar e disponibilizar o conteúdo, os professores também devem verificar o feedback dos alunos sobre os materiais passados, fazendo uma auto-avaliação, analisando se a matéria ofertada foi suficiente para o aprendizado dos alunos e, se necessário, melhorando o conteúdo e sua abordagem (que pode ser um texto, uma vídeo-aula ou até mesmo um game).

 O Tutor, por sua vez, assume o papel de um guia do aluno. É ele quem fica encarregado de realizar o acompanhamento completo do estudante diante dos conteúdos apresentados pelo professor, tirar todas as suas dúvidas e também comunicar com o professor sobre dúvidas que estão frequentes nas aulas. Dessa forma o professor consegue planejar melhor os materiais para que fique esclarecido com os alunos.

 O tutor também pesquisa sobre as temáticas das aulas e, quando necessário, repassa aos alunos textos ou vídeos externos com o objetivo de agregar valor ao conteúdo. Ele é responsável pela interação, supervisionamento e também bom relacionamento entre aluno-tutor e aluno-professor.    

 No caso dos treinamentos realizados em plataformas e-learning, um mesmo treinador pode exercer o papel tanto de professor como de tutor, sendo necessário atuar incentivando  os alunos e ter algum conhecimento em tecnologia, que não precisa ser muito avançado, já que é possível encontrar plataformas de fácil utilização e bastante intuitivas.

 A idéia de guia é a que aparece com maior força na definição da tarefa do tutor. Podemos definir tutor como o “guia, protetor ou defensor de alguém em qualquer aspecto”, enquanto o professor é alguém que “ensina qualquer coisa” (Litwin, 2001:93)

 Tanto o professor quanto o tutor devem usar as tecnologias ao seu favor para melhores estratégias dinâmicas no ensino dos alunos.

Mas qual o papel do aluno na modalidade de ensino a distância?

qual o papel do aluno no ead

 O aluno nos dias atuais possui pouco tempo disponível. A rotina de trabalho, filhos e atividades domésticas deixa o "tempo livre" muito limitado para o estudo. Os alunos querem obter um retorno rápido de seus professores e tutores. Por isso, eles procuram por um aprendizado que se encaixe em sua rotina e seja extremamente flexível.

 Porém o sistema EAD exige, até mais que o presencial, que o aluno exerça um papel de grande comprometimento e responsabilidade com seus estudos. Por mais que os horários sejam flexíveis, todas as atividades têm prazos estabelecidos de acordo com o curso escolhido.

 O aluno deve ter foco e proatividade para pesquisar mais sobre os temas ofertados, sendo ele dessa forma o maior responsável pelo seu desenvolvimento. É necessário também para um maior aprendizado que o aluno esteja aberto a interagir nos fóruns/chats com os professores, tutores e outros alunos, procurando sempre esclarecer suas dúvidas.   

O que é preciso para ser um professor ou tutor EAD?

 Para ser um professor ou tutor no ensino a distância é necessário uma graduação na área em que será lecionada. Algumas instituições de ensino também pedem pós-graduação na hora de escolher um tutor e oferecem treinamentos específicos para Tutoria.

 No caso dos treinamentos corporativos, os professores e tutores não necessitam ser graduados mas sim terem algum tipo de curso ou especialização na área que dão orientação.

 Como falamos anteriormente no blog, o método de ensino a distância está crescendo consideravelmente no mercado e já tem obtido grandes resultados para as empresas que estão ofertando diversos tipos de cursos.

E o que é importante na implementação do sistema EAD?

 Para obter grande resposta com esse sistema é necessário se colocar no lugar do aluno, entender seus desejos, suas necessidades e limitações.

 Para atrair alunos para sua empresa é imprescindível ofertar cursos que gerem grande aprendizado, disponibilizar bons professor e tutores que consigam sanar as dúvidas e o principal, ter uma boa plataforma para tudo isso.

 Uma boa plataforma para seus cursos consegue atender todas as necessidades dos alunos e oferecer grande interação e aprendizado de forma criativa para os usuários.

 Para implementar os cursos online, é importante que não foque apenas em um tipo de material mas sim em disponibilizar vários, o perfil do aluno atual diante da evolução tecnológica é de se cansar fácil com ambientes monótonos, diante disso pode se disponibilizar textos, powerpoints, gráficos, fotos, vídeo-aulas, games dentre outras diversas opções.

Os alunos buscam um feedback rápido dos professores

 Os alunos também buscam por feedbacks rápidos dos professores, é muito insatisfatório ter que esperar muito tempo para ter a avaliação de uma atividade. Disponibilizar professores que consigam estar verificando as atividades finalizadas pelo alunos ao menos duas vezes por dia pode ser um grande diferencial.

 Por mais que seja um curso a distância os alunos esperam por um curso que seja humanizado, uma boa dica para implementar isso é dar feedbacks por meio de áudio! É rápido, fácil e eles se sentem mais próximos e mais abertos em tirar possíveis dúvidas que podem surgir.

 Esperamos que tenha aprendido um pouco sobre o papel do professor no ead, caso queira aprender mais sobre o assunto e conhecer a plataforma de cursos a distância do Class Control, assine nossa Newsletter e até a próxima!

ebook

Lorranie Dauari

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit