Cursos na plataforma EAD: planejamento passo a passo

por Laís Marçal - 14/06/17 ⇠ Veja outros Posts

Como vimos no post 5 Razões para começar a investir em uma plataforma EAD, os cursos online são uma grande oportunidade de negócio. Mas para poder aproveitar todas as possibilidade de uma plataforma EAD, você precisa planejar muito bem o seu curso. Pensando nisso, elaboramos um passo a passo  para você não deixar que nada passe batido!

Planejamento

Planejamento

Antes de se preocupar em como utilizar os recursos de uma plataforma EAD, você deve pensar no planejamento do seu negócio. A intuição é algo que você pode levar em consideração, mas ela não deve ser o principal fator utilizado para tomar decisões. As deliberações devem ser feitas a partir das estratégias traçadas no planejamento. Aqui vão alguns pontos que devem ser pensados por você:

Análise da concorrência

Estudar seu concorrente é uma atitude primordial para sua estratégia de negócio. Neste ato você deve se atentar em como a concorrência trabalha. Veja algumas perguntas que podem  ser feitas neste momento:

  • Que tipo de cursos ela oferece?
  • Como funciona a captação de clientes?
  • Como as aulas funcionam didaticamente?
  • Qual é o preço médio por curso?
  • Ela possui parcerias?
  • Como o público a percebe?
  • Ela trabalha a divulgação da empresa? Como? Em que meios?

Esses questionamentos possuem como objetivo descobrir quais são os pontos fortes do seu concorrente, para saber como se tornar competitivo em relação a eles, e os pontos fracos, que serão os comportamentos que você não vai adotar em seu negócio de maneira alguma.

Qual público você deseja atingir?

Você precisa pensar em qual público deseja atingir com os seus cursos online. O seu público vai exigir estratégias específicas da sua empresa que precisa se adequar à essa demanda. Tornando o seu negócio vantajoso para seu cliente, favorecendo a sua imagem.

Conteúdo das aulas x clientes

Pense em que temas ou assuntos são interessantes para o seu público. Estruture um conteúdo rico que atenda as expectativas dos seus clientes. Preste atenção também na linguagem. Se você quer oferecer um curso de atualização para gestores, por exemplo, você deve desenvolver seu conteúdo mirando esse tipo de cliente, que tem uma fala e jargões bem específicos da profissão.

Tempo de duração

A duração de um curso é um fator determinante. Ele deve estar de acordo com os anseios do usuário do seu serviço, mas você não pode deixar de observar se o tempo que você determinou se ajusta ao conteúdo que você deseja passar.

Preço

O valor do serviço que você irá oferecer tem de ser compatível com as suas metas de gestão financeira, mas também precisa caber no bolso do seu cliente. Isso não significa que você deve baratear demais o seu serviço, mas sim perceber que tipo de investimento o seu público está disposto a fazer, e provar para eles que escolher a sua empresa é um investimento que vale a pena (vamos falar mais disso depois).

Produção de conteúdo

Produção de conteúdo

A produção do conteúdo do curso deve ser bem feita, ela é essencial para o sucesso do seu negócio de educação a distância. Pense a partir de alguns eixos:

  • Como esse conteúdo será produzido?
  • Em que formato? Vídeo aulas? Textos?
  • O que vou precisar para produzir esse conteúdo?

Essa talvez seja a parte mais complicada de todo o processo, e você deveficar atento à ela. Se você determinar que seu conteúdo será em vídeo, por exemplo, não deixe de pensar em critérios como iluminação, áudio, qualidade da imagem e edição. Como o objetivo de seu cliente é aprender, tudo deve estar propício para que esse conhecimento seja transmitido da melhor maneira possível.

Dois pesos, duas medidas

Se você já trabalha com cursos presenciais e agora quer transferi-los para o ambiente digital ou trabalha com as duas possibilidades, não se esqueça. Meios diferentes exigem postura e conteúdo diferenciados. Adapte a metodologia das sala de aula físicas para o espaço de aprendizagem online, manter os mesmos parâmetros vai fazer com que você passe longe do êxito e seus alunos também.

Administre seu negócio com sabedoria

Seu conteúdo deve ser rico e o seu cliente tem estar satisfeito, mas isso deve acontecer sem correr que você corra o risco de ficar no vermelho. O seu negócio serve para melhorar e trazer mais conhecimento para vida das pessoas e para sua também.

Controle as suas finanças, fique ciente de tudo que entra e sai da sua empresa, não deixe passar nada! Algumas ferramentas dentros das plataformas podem te auxiliar nesse controle, e alguns indicativos devem ser observados.

Custo de produção por aluno

Custo por produção por aluno

Para um curso acontecer você terá alguns gastos. O que você precisa fazer é uma estimativa de quanto alunos irá precisar e quanto você cobrar de mensalidade. Depois divida o valor de produção pela quantidade de alunos e descubra o custo para cada um. Compare com a mensalidade e veja se o lucro que você irá obter será vantajoso. Faça ajustes, se necessário.

Custo de cada setor

Analise o que cada setor pode vir a custar para o seu negócio e o quanto ele será benéfico para o desenrolar do seu serviço. A partir desse panorama você vai conseguir delimitar quais são as áreas mais importantes e quais precisam de um maior ou menor investimento.

Divulgue seus cursos

Divulgue seus cursos

Você pode ter o melhor conteúdo do mundo, o melhor preço, os melhores tutores. Mas para que isso vai servir se ninguém ficar sabendo? Tornar sua empresa conhecida é um trabalho árduo, mas não é impossível. Você pode estar pensando: mas eu não tenho uma fortuna para investir em comunicação e marketing! Ai eu te digo, existem formas de se trabalhar com público que tem um custo baixo (algumas vezes até gratuitos) com alto benefício, veja alguns exemplos:

Depois de utilizar todas essas estratégias, estabelecer o seu público, saber como superar o seu concorrente, produzir um conteúdo incrível, gerir o seu negócio e divulgar o seu serviço, você com certeza vai conquistar o coração dos seus clientes.

Se você quiser saber mais sobre como utilizar a plataforma EAD para criar cursos online e também sobre outros assuntos, é só acompanhar nosso blog. Assine nossa newsletter e seja avisado quando lançarmos um novo conteúdo. Até a próxima!

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Laís Marçal

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