Plataforma lms: 5 motivos para sua empresa investir

por Mariana Silva em 23/Jan/2018 ⇠ Veja outros Posts

Quanto mais a tecnologia avança, mais ela influencia na maneira que vivemos. Com a educação não é diferente. É ingenuidade pensar que o modelo tradicional de ensino presencial e tudo que ele representa continuam sendo o suficiente no mundo de hoje. É preciso buscar e saber usar as várias ferramentas educacionais tecnológicas disponíveis para melhorar o aproveitamento de alunos em cursos e treinamentos.

Pensando em simplificar o ensino online, as plataformas LMS foram criadas e tem sido amplamente utilizadas por várias empresas e instituições, mostrando que quem as adota só tem a ganhar com isso.

Mas afinal de contas, o que é LMS?

LMS é uma sigla em inglês para o termo Learning Management System, algo como Sistema de Gerenciamento de Aprendizado em português.

Numa plataforma LMS, o sistema é o equivalente digital à estrutura física de uma escola, sala de aula, etc. Se trata do lugar onde a transferência de conhecimento acontece.

As plataformas LMS são utilizadas para entregar, da melhor maneira, cursos online e materiais para treinamentos. O sistema ajuda a administrar e gerenciar os cursos, assim como os alunos e/ou participantes e seus desempenhos.

Ao escolher uma plataforma LMS, certifique-se de que seja um software que necessite de pouca manutenção para não deixar na mão alunos, tutores e professores em vários momentos com alguma indisponibilidades ou instabilidade. Portanto ao escolher tal estrutura é preciso prezar pela confiabilidade do sistema.

Vamos agora às vantagens, que são muitas! Resumimos em 5 motivos para sua empresa investir.

Gamificação (ou gamification)

gamificacao ou gamification

Ao ler esse termo provavelmente você deve ter associado à palavra a jogos e video-games. No contexto de LMS, gamificação tem a ver com adotar conceitos e ideias de jogos à situações que não são jogos.

A gamificação ajuda a motivar e engajar os alunos baseando-se nas conquistas de cada um em determinadas tarefas utilizando distribuição de pontos e até mesmo tabelas de classificação.

Em uma plataforma LMS, a gamificação é muito mais proveitosa. Assim como nas outras atividades, os alunos podem receber feedbacks de seu desempenho logo após o final do “jogo”, ficando cientes do que erraram ou acertaram e como podem melhorar.

Esse tipo de competição saudável pode fazer maravilhas para o espírito. As pessoas desafiam a si mesmas tendo a oportunidade de se saírem melhores a cada tentativa. Esse tipo de experiência acaba dando um boost de autoconfiança em quem precisa desenvolver melhor esse lado.

Centralização do aprendizado

Os usuários tem acesso a cursos, calendários, quizzes, textos, tarefas, vídeos, áudios, imagens, etc., e o que mais se julgar necessário, tudo em um único lugar. Do mesmo modo, os alunos também podem submeter  e compartilhar projetos, trabalhos, tarefas, etc., de forma simples

A plataforma é totalmente pró-interação. Alunos podem se comunicar com professores, tutores e colegas a qualquer momento através de chats ou de fóruns online moderados, dispensando trocas de emails desnecessárias, que podem até chegar a incomodar . Essa interatividade é ótima para tirar dúvidas e instigar uma maior participação e engajamento.

Ensino personalizado

É importante entender os alunos não são iguais, possuem necessidades e anseios diferentes. Por isso é fundamental pensar em uma plataforma LMS que permita que diferentes tipos de abordagens pedagógicas sejam usadas.

É possível criar e disponibilizar no sistema conteúdo de forma customizada para determinados fins, se adequando melhor a cada situação. Um bom exemplo disso são as trilhas de aprendizado, séries de itinerários e caminhos para percorrer, que o aluno tem a livre responsabilidade de escolher conforme seu perfil para alcançar o aprendizado.

Os responsáveis pelos cursos e treinamento ainda podem acompanhar o desempenho dos alunos de perto e em tempo real. O sistema permite a emissão de relatórios muito bem detalhados sobre a execução de tarefas, incluindo o tempo gasto em cada uma.

Esse monitoramento de desempenho, facilita muito a avaliação do progresso e a oportunidade de conceder feedbacks, fazendo com que problemas possam ser evitados ou resolvidos assim que surgirem.

Acesso a qualquer hora e lugar

Uma das maiores vantagens do LMS é que os conteúdos são compatíveis com as mais diversas plataformas e funcionam em diferentes dispositivos e sistemas operacionais. O acesso é incrivelmente facilitado, trazendo benefícios para quem tem uma rotina apertada.

Colaboradores, clientes e parceiros de todo o mundo podem ser treinados de forma padronizada. Tablets, computadores, smartphones, etc., podem ser um canal de conhecimento quase  ilimitado.

A tecnologia podendo ser usada em qualquer lugar ainda ajuda a reduzir gastos de viagens e hospedagem, custos comuns em vários tipos de treinamentos presenciais.

Controle e segurança

controle e seguranca em lms

O acesso aos cursos e demais materiais pode ser controlado através de senhas e controle de privacidade. Dessa forma o conteúdo é mantido de forma particular, se assim for a intenção, e os alunos no sistema tem acesso a apenas aos cursos, relatórios e funcionalidadesque têm permissão.

Além do mais, a segurança e a confidencialidade dos dados, tanto da empresa quanto dos alunos, é garantida no sistema, algo que é infinitamente mais complicado de garantir quando se confia apenas em papel impresso, por exemplo.

Quem pode usar?

As plataformas LMS podem ser usadas pelos mais diversos tipos de instituições. Empresas de ramos como jurídico, saúde, engenharia, financeiro, etc., conseguem melhorar seus treinamentos especializados.

Escolas e universidades podem oferecer cursos online para pessoas que não se encontram próximas aos campi, assim como conceder mais recursos e melhorar os antigos, melhorando o aproveitamento e o engajamento de alunos presenciais.

Empresários e empreendedores podem acompanhar de forma simplificada os treinamentos e o desenvolvimento se suas equipes e funcionários, monitorando seus avanços e resultados.

E aí? Gostou de saber o que é uma plataforma LMS e dos 5 motivos pra sua empresa investir em uma? Esperamos que sim! Acompanhe o nosso blog e assine a nossa newsletter para mais conteúdos sobre EAD. Até a próxima!

 

Mariana Silva

Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit