Plataformas de aprendizagem: ideias para apostar em vídeo aulas

por Lorranie Dauari - 06/11/17 ⇠ Veja outros Posts

O avanço dos métodos de ensino tem sido muito grande nos últimos anos. A busca constante por inovação faz com que as empresas de cursos e treinamentos tenham que adotar uma nova visão para captar mais alunos, e assim surgem as plataformas de aprendizagem!

A tecnologia tem sido utilizada para otimizar o processo de aprendizado e pesquisas já indicam que boa parte dos alunos está preferindo o ensino a distância ao presencial. Essa escolha emerge diante de fatos como: o excelente custo-benefício de um curso a distância e os horários mais flexíveis.

As empresas que investem nessa tecnologia para disponibilizar seus cursos também levam vantagem. Sem a necessidade de encontros presenciais, os custos são bem reduzidos. E a divulgação que antes era apenas local, se estende para qualquer lugar com acesso à internet!

Nesse novo método de ensino, para que as aulas não fiquem cansativas é preciso apostar em ideias novas! As vídeo aulas são uma excelente oportunidade tanto para os alunos que podem absorver todo o conhecimento necessário sem sair de casa, quanto para as empresas que conseguem fazer um atendimento de qualidade e em larga escala.

Porque implantar vídeos em suas plataformas de aprendizagem?

Os alunos têm uma sensação de proximidade com os professores bem maior com o uso de vídeos nas plataformas de aprendizagem. Se sentem mais livres até para tirarem suas dúvidas com os professores e tutores, e as dúvidas ocorrem em escala bem menor pois a facilidade de assistir o vídeo novamente caso não tenha aprendido é imensa.

Para a produção dos seus vídeos devem ser tomados alguns cuidados.

  • Background: O background do ambiente deve ser um local clean. Se preferir uma decoração mais caprichada, opte por elementos que não chamem muita atenção, pois podem acabar desviando o foco do que realmente é importante.

  • Iluminação: A iluminação deve ser adequada e forte, mas cuidado para não exagerar pois pode deixar a imagem com muito brilho e consequentemente criar dificuldade de enxergar os elementos da vídeo aula.

  • Imagem: Você consegue gravar um vídeo sem que precise de uma imagem super HD. É claro que a imagem tem que ser boa mas se você ainda não tiver condições de comprar uma câmera super profissional, existem muitas semi-profissionais que já são capazes de gravar vídeos com imagens boas.

  • Áudio: a parte sonora é uma das mais importantes na hora de gravar seu vídeo. As pessoas chegam a assistir vídeos com imagens ruins mas quando o áudio não é de qualidade, a chance de abandonarem a vídeo aula até o final, é grande.

Ideias para engajar o público com seus vídeos

Os clientes gostam de se sentirem próximos, de sentirem que as empresas têm um cuidado especial com cada um, que se preocupam em agradá-los. É pensando nisso que você deve criar o formato de cada vídeo que irá disponibilizar nas plataformas de aprendizagem.

1- Crie vídeos de boas vindas:

Para cada turma ou curso, prepare um vídeo de boas vindas falando sobre sua empresa, o tema do curso e todas as expectativas em relação ao aprendizado nesta turma nova.

Deixe claro que os professores, tutores estão sempre disponíveis para tirar as dúvidas dos alunos e passar materiais complementares se necessário.

2- Crie vídeos falando de forma direta com o aluno:

Como falamos, os alunos querem se sentir próximos no ambiente de aprendizagem. Faça vídeos falando diretamente com os alunos como se o vídeo tivesse sido feito apenas para ele, falar de forma direta ajuda muito na concentração.

3- Crie vídeos descontraídos:

Você não precisa ser sério sempre, né? Aposte em formas mais descontraídas de se explicar as coisas e dependendo do assunto, utilizar um pouco de humor também costuma agradar muito e fazer até com que o usuário indique seus serviços.

4- Mude de ambiente:

Mudar de ambiente é sempre uma boa pedida! Mas lembre-se de tomar os cuidados com o background. Procure não filmar em lugares que tenham movimentos, barulhos, conversas. É muito importante que o espaço seja silencioso e que o fundo não chame mais a atenção que o próprio conteúdo em si. Não se esqueça também de tomar cuidado com a iluminação.

5- Use novos meios de gravação:

Mude as coisas um pouco. Alterne explanações com imagens, animações, gráficos e materiais interativos. Tente fugir do formato tradicional. Seus alunos vão gostar e se interessar mais pelo seu conteúdo!

6- Utilize áudios a seu favor:

Já pensou que nem tudo precisa ser feito através de texto escrito? Uma das vantagens do ensino à distância é o dinamismo e flexibilidade que as plataformas permitem! Tire as dúvidas dos alunos e dê feedbacks por meio de áudios.  Hoje em dia é muito fácil e rápido gravar um e a facilidade para ouvi-los também é imensa.

Aposte em inovação para executar suas ideias, e claro, use um sistema que suporte tudo isso.

Você pode pedir uma demonstração gratuita do nosso sistemae ver na prática como as plataformas de aprendizagem funcionam. Depois nos diga o que achou, seu feedback é muito importante!

Se você gostou desse post continue nos acompanhando. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todo conteúdo que postamos. Até a próxima!

Lorranie Dauari

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit