Por que investir em cursos livres?

por Mariana Silva em 27/Sep/2018 ⇠ Veja outros Posts

Uma nova modalidade de cursos online que tem despontado como uma alternativa para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho são os cursos livres.

A procura por esse tipo de curso tem sido tão alta que eles já são vistos como uma ótima oportunidade de negócio para quem quer empreender. Entenda o que são cursos livres com o nosso post de hoje e saiba o que é necessário para fazer sucesso nesse novo mercado!

Entenda o conceito

Basicamente, o conceito é aplicado aos cursos mais específicos que visam a capacitação e a profissionalização.

Apesar de não serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), eles são considerados uma modalidade de educação não-formal e possuem base legal no Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004.

Diferente do ensino fundamental, de um curso superior ou curso técnico, por exemplo, a duração e a carga horária da modalidade é variável, podendo levar de algumas horas a semestres. Isso vai variar bastante da densidade do conteúdo.

Por que são um bom investimento?

Esse é um mercado em ascensão. Segundo o último censo divulgado pela Abed - Associação Brasileira de Educação a Distância, mais de 5 milhões de pessoas optaram pelos cursos livres em 2015. E acredita-se que os números tenham crescido ainda mais nos últimos anos.

As versões online da modalidade oferecem uma série de vantagens que se tornam atrativos em relação às versões presenciais. Geralmente os cursos livres no formato EAD são mais acessíveis financeiramente, têm mais flexibilidade de tempo, os alunos podem assistir às aulas e ter acesso aos materiais mais de uma vez, quando e onde quiserem, etc.

Como dissemos mais acima, os cursos livres não são reconhecidos pelo Mec. Mas isso não é algo negativo, muito pelo contrário, já que dessa forma a elaboração e produção se torna mais descomplicada já que não é necessário cumprir com uma carga-horária mínima ou eixo temático específico, por exemplo.

Outro sinal de que os cursos livres são um bom investimento é o fato de que não só alunos que ainda não possuem nenhum tipo de formação ou capacitação procuram por esse tipo de iniciativa. Mesmo pessoas que já estão colocadas no mercado podem querer fazer um curso livre em busca de atualização e reciclagem, novas habilidades para serem promovidas, etc.

Os cursos livres também podem ser opções para quem quer apenas aprender algo novo ou adquirir alguma habilidade como hobbie. Um exemplo disso são os cursos de musicalização, de artesanato ou de línguas estrangeiras, etc.,

Segundo o blog da Hotmart as áreas que são mais procuradas por quem se interessa por cursos livres online são: gastronomia, gestão, idiomas, beleza e informática.

O mercado é muito amplo e diverso. Escolha uma temática que lhe agrade e que você possua o conhecimento suficiente para lecionar (ou conte com professores que possuam) e aproveite essa oportunidade.

O que é necessário?

Apesar de serem mais simples do que os cursos reconhecidos pelo Mec, os cursos livres também necessitam de um planejamento rigoroso. Quem escolhe por investir nesse mercado precisa pensar em pontos como definir o foco do ou dos cursos e o público-alvo, elaborar roteiros das aulas, estabelecer quais serão os materiais, gravar as aulas, divulgação, etc.

Apesar de não oferecerem a formação com diploma, é possível ainda emitir certificados de conclusão que são aceitas por muitas empresas, inclusive podendo ser incluídos em currículos e servindo como comprovação de pré-requisitos, o que dá ainda mais credibilidade ao curso. Confira nosso passo a passo simplificado sobre a criação e emissão de certificados.

E aí, o que achou do nosso conteúdo sobre cursos livres? Entendeu porque eles são uma ótima opção de investimento? Conte pra gente o que achou nos comentários. Deixe também suas sugestões de temas que quer ver aqui no blog.

Estamos sempre produzindo muito conteúdo sobre o mercado educacional. Para não perder nada assine a nossa newsletter e curta a nossa página no Facebook. Até a próxima!

Mariana Silva

Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit