Qual a importância da educação à distância na atualidade

por Equipe NeritEduca em 12/Feb/2019 ⇠ Veja outros Posts

A modalidade de educação a distância existe desde o século 19, na época com cursos por correspondência para o ensino de idiomas. De lá prá cá muita coisa mudou. O rádio e a TV tornaram-se aliados desse tipo de ensino e mais atualmente a internet se tornou um  dos recursos mais importantes e utilizados nessa metodologia.

O post de hoje explica a importância da educação à distância na atualidade, mostrando caminhos e possibilidades para esse modelo e as vantagens para toda a sociedade, pensando nos mais diversos fatores.


O que é Educação à Distância?

EAD  é a sigla para Ensino a Distância é uma modalidade de educação atualmente amparada na tecnologia, onde alunos e professores estão separados fisicamente e o ensino acontece com auxílio de ferramentas digitais.

Dentre os principais benefícios desse ambiente virtual de aprendizagem estão a flexibilidade de tempo, o uso de novos meios digitais, a atualização constante e a redução dos custos tanto para o aluno quanto para o gestor do curso.

Os requisitos para o estudante ingressar em um curso EAD não são muitos: basta ter um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática.

Legislação EAD

O ensino à distância possui uma legislação específica que está regulamentada através do artigo 80 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ele esclarece o seguinte:

‘’Art. 1º. Para os fins deste Decreto, considera-se educação à distância a modalidade educacional que busca superar limitações de espaço e tempo com a aplicação pedagógica de meios e tecnologias da informação e da comunicação e que, sem excluir atividades presenciais, organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares.’’

Segundo o MEC, o Decreto Nº 9.057/2017, atualiza a legislação sobre o tema e regulamenta a Educação à Distância no país, define, ainda, que a oferta de pós-graduação EaD fica autorizada para as instituições de ensino superior que obtêm o credenciamento EaD, sem necessidade de credenciamento específico, tal como a modalidade presencial. A nova regra também estabelece que o credenciamento exclusivo para cursos de pós-graduação latu sensu EaD fique restrito às escolas de governo.

Políticas públicas e regulamentações como essa, vem para desburocratizar processos, reduzir o tempo de análise facilitando a implantação de cursos EAD. Com o objetivo de ampliar a oferta e o acesso à educação, além de garantir a qualidade do ensino.



Educação e qualificação de adultos

educação de adultos

 

A educação presencial infelizmente ainda é muito associada à imagem de crianças, adolescentes e jovens em idade universitária. As responsabilidades da vida adulta como filhos, cuidados com a casa e trabalho podem ser obstáculos para quem deseja estudar em idade mais madura. Adultos geralmente possuem menos tempo disponível para dedicar à educação.

Essas pessoas, na maioria das vezes, teriam mais dificuldade de optar por cursos presenciais e por uma rotina de estudo que não proporcione a flexibilidade que só a modalidade à distância permite. Os alunos conseguem adequar melhor o aprendizado às suas necessidades e realidade, podendo acessar os materiais de qualquer lugar.

Esse é outro fator que mostra a importância da educação à distância na atualidade: facilitar o acesso ao ensino de qualidade e a capacitação profissional de diversas formas para todas as pessoas que se interessarem, mas em especial para adultos. Seja minimizando gastos com transporte, seja economizando tempo com a locomoção, esse tipo de ensino se mostra o mais prático.

 

Descentralização do ensino

As instituições de ensino tendem a se concentrar em cidades de médio ou grande porte. Elas se encontram em grande quantidade principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Com a internet cada vez mais presente e disseminada pelo país, o ensino a distância é facilitado. Comunidades indígenas e quilombolas, por exemplo, que geralmente são mais afastadas, passam a ter mais oportunidades de acessar os mais diversos tipos de curso.

A EAD é capaz de descentralizar pólos de educação através da tecnologia, dissolvendo barreiras impostas pelas distâncias geográficas e  a dificuldade de deslocamento. A modalidade facilita que pessoas de localizações remotas possam ter acesso à cursos que normalmente só poderiam fazer se tivessem a disponibilidade de se mudar, o que não condiz com a realidade de grande parte da população brasileira.

 

Inovação e multimídia

No ensino à distância, o conhecimento pode ser difundido através das mais diversas mídias. Apresentações visuais, powerpoints, gráficos, fotos, vídeo-aulas, games, filmes, ebooks, podcasts… As possibilidades são inúmeras! Mais dinamismo nas aulas e possibilidades para o professor, que pode abusar da criatividade na hora de preparar um conteúdo.

Mesmo com a distância, alunos e tutores são capazes de interagir entre si. Discussões positivas sobre os assuntos tratados nas aulas e em outros materiais podem ser monitoradas e incentivadas em fóruns ou vídeo-chamadas, por exemplo.

A metodologia variada e sempre inovadora aliada às tecnologias educacionais permite que o aluno possa estudar e absorver o conhecimento da maneira que se sinta mais confortável e que mais se adeque ao seu perfil.

 

Economia

Mesmo com a crise que o país vem enfrentando nos últimos anos, o segmento EAD continua mostrando um crescimento considerável. É o mercado que mais cresce no Brasil!

Os números apontam que a quantidade de matrículas em cursos de graduação à distância quadruplicou entre 2007 e 2017, sendo que na última pesquisa o Brasil já passava de 1,8 milhão de graduandos no ensino à distância.

A educação à distância possui grande peso na movimentação e aquecimento da economia no Brasil e no mundo.

 

Oportunidade de Négocio

Os números apresentados acima mostram que o ensino a distância não para de crescer e pode ser uma oportunidade lucrativa. Seja graduação, treinamento, curso livre ou técnico, esse modelo de educação tem chamado a atenção de investidores.

Os custos reduzidos comparado ao modelo presencial, a grande possibilidade de inovação, a menor taxa de evasão somados à tendência de crescimento do mercado, fizeram da educação a distância um negócio atrativo.

O interessante é que se bem administrado, praticamente qualquer habilidade pode ser ensinada através de uma Plataforma EAD.

Se você tem interesse na área, pode conferir neste guia o passo a passo para criar um curso online:

eBook: Como criar um curso online

Alinhamento com novas tecnologias
Hoje a educação a distância se faz quase totalmente pela internet, ambiente ideal para desenvolvimento novas tecnologias, ferramentas e funcionalidades.

Por razão da concorrência, gestores de cursos e treinamentos online, buscam sempre se atualizar e trazendo novas tecnologias e métodos para o mercado. O estudante é o maior beneficiado, pois tem contato constante com o que há de mais novo e moderno.

 

Democratização do ensino

A democratização do ensino está sendo possível, em grande parte, graças ao ensino à distância. Vários estudos apontam que os recursos utilizados na aprendizagem on-line, por exemplo, podem ser mais eficientes  do que os oferecidos pelo ensino tradicional presencial.

Em entrevista recente ao site TIC Educação, Carlos Alberto Chiarelli, ex-ministro da Educação e presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância, defende o papel da EAD para o desenvolvimento social:

“Não estou a dizer que um determinado tipo de aprendizado é melhor que o outro.  O que defendo é a eficácia do Ensino a Distância e o seu alcance. Pais e professores podem utilizar a EAD como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, fazendo uma mescla de aulas presenciais e virtuais.

Outro ponto: quem não pode cursar uma universidade, seja pelo ônus financeiro, disponibilidade física ou distância, pode contar com a EAD para avançar nos estudos e ter, além dos materiais, interação de professores presentes nos pólos e ferramentas, como a internet, para auxiliar nos estudos.”

O caráter inclusivo da modalidade é inegável, já que ela proporciona a oportunidade de estudo a diversos grupos sociais menos favorecidos, como já citamos neste post, sem discriminação social, de raça, gênero, idade, etc.

 

Esperamos que esse post tenha sido bastante esclarecedor sobre essa modalidade de ensino e a importância da educação à distância na atualidade. Para ficar por dentro de tudo e não perder nada assine a nossa newsletter. Até a próxima!



 

Como criar um curso online

Conteúdo criado em novembro de 2017 e atualizado em agosto de 2018 

Equipe NeritEduca

Texto desenvolvido pela equipe de redatores no NeritEduca. 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit