Em todos os tipos de negócio, a satisfação dos clientes é um objetivo que deve ser colocado como prioridade. Na educação à distância isso não é diferente. É necessário que haja sempre a tentativa de encantar o aluno, satisfazendo suas expectativas com o curso e o aprendizado e não caindo nas mesmas velhas fórmulas da educação presencial, que podem ser maçantes e levam à evasão.
Pensando nisso, trazemos este post com dicas para se empenhar em garantir uma ótima experiência e impressão dos clientes. Aumente a satisfação dos alunos em EAD e consiga muitas indicações e vendas!
Invista na infraestrutura
Pense que as plataformas virtuais de EAD equivalem às salas de aula. Em uma sala de aula tradicional, geralmente os alunos ficam insatisfeitos com coisas como cadeiras e mesas desconfortáveis, temperatura desagradável, materiais desatualizados e danificados, etc. No ensino à distância, as principais causas de insatisfação em relação à infraestrutura também podem ser muitas.
Uma plataforma precária ou que exija muita manutenção pode deixar na mão alunos, tutores e professores em vários momentos com alguma indisponibilidades ou instabilidade. Portanto ao escolher tal estrutura é preciso prezar pela confiabilidade do sistema.
Um sistema dos cursos também deve ser intuitivo e ter boa usabilidade. Os alunos não podem ter dificuldade em encontrar o que procuram, por isso a estrutura e os conteúdos da plataforma devem ser muito bem organizados e objetivos.
O design também precisa ser responsivo, permitindo que o aluno consiga visualizar os cursos e os materiais da plataforma em tablets ou smartphones e que sejam carregados rapidamente.
Invista em professores e tutores qualificados
Na modalidade à distância, o papel tradicional do professor visto no ensino presencial sofre algumas mudanças. O professor é o responsável por parte de criação de conteúdos que irão ser estudados, além de definir cada material didático e disponibilizar nas plataformas, correspondendo a todas as necessidades do tema do curso.
Já o tutor, atua como um guia. É ele quem fica encarregado de realizar o acompanhamento completo do estudante diante dos conteúdos apresentados pelo professor, tirar todas as suas dúvidas e também comunicar com o professor sobre dúvidas que estão frequentes nas aulas.
Por isso é importante se certificar que esses profissionais sejam qualificados e aptos a instruírem os alunos da melhor maneira possível, visando a satisfação com o conteúdo e com os cursos.
Suporte didático e acompanhamento
Não deixe de pensar em como auxiliar a didática estabelecida nos curso através de funcionalidades de uma plataforma online. Ela te dá oportunidade de utilizar recursos como os de fóruns, onde serão discutidas as questões e dúvidas referentes aos conteúdos trabalhados.
Outra prática essencial é não deixar de acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos. Notas de provas online, avanço na estrutura de módulos do curso, participação, engajamento, cumprimento de prazos, etc. O desempenho é um ótimo indicador que te ajudará a perceber a eficiência da sua estrutura curricular. Esse monitoramento permite que vários problemas sejam evitados ou minimizados, inclusive a evasão.
Atendimento ao aluno
Um dos erros mais comuns de vários negócios, não só os de EAD, é investir no relacionamento com o cliente só até a efetuação da compra, acreditando que depois disso a boa relação já está consolidada. Nada disso!
Após a matrícula, o relacionamento precisa ser ainda mais próximo e facilitado, pois esse é o principal canal para receber as causa de satisfação e insatisfação.
Garanta que toda a equipe de atendimento esteja sempre muito bem treinada e preparada para lidar com as demandas do público e informada sobre todos os produtos e serviços prestados, assim como as novidades.
Ofereça todos os canais de comunicação possíveis para receber dúvidas, reclamações, comentários, sugestões, etc. Busque sempre o diálogo com seus alunos e se disponha a resolver problemas e a encontrar as melhores soluções possíveis.
Um bom relacionamento, usando as melhores práticas para o atendimento, demonstra que a sua instituição se importa com os alunos.
Inovar é preciso
O grande diferencial da EAD que a favorece em relação ao ensino presencial é a flexibilidade de horário. Isso se faz necessário por causa da rotina complexa dos alunos, que geralmente tem que combinar os estudos com casa, trabalho e família.
Mas não basta apenas oferecer um ensino mais flexível e achar que ficar só por isso é o suficiente.
Invista e inove sempre em sua abordagem e utilize tecnologias educacionais a seu favor.
A gamificação (ou gamification), por exemplo, propõem a adoção de conceitos e ideias de jogos à situações que não são jogos. É perfeito para a motivar e engajar os alunos.
As trilhas de aprendizagem são outra alternativa favorável. Através delas o aluno pode decidir um curso de ações de ensino, experiências e treinamentos para seu próprio desenvolvimento profissional, tendo uma maior liberdade e autonomia.
Essas foram as nossas dicas para melhorar a satisfação dos alunos em sua empresa de EAD. Comece a segui-las e conte para a gente se elas funcionaram. Assine a nossa newsletter e acompanhe o nosso blog para mais conteúdo sobre ensino à distância e satisfação dos aluno. Até a próxima!

Mariana Silva
Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.
Deixe seu Comentário