Satisfação dos alunos em EAD

por Mariana Silva em 08/Feb/2018 ⇠ Veja outros Posts

Em todos os tipos de negócio, a satisfação dos clientes é um objetivo que deve ser colocado como prioridade. Na educação à distância isso não é diferente. É necessário que haja sempre a tentativa de encantar o aluno, satisfazendo suas expectativas com o curso e o aprendizado e não caindo nas mesmas velhas fórmulas da educação presencial, que podem ser maçantes e levam à evasão.

Pensando nisso, trazemos este post com dicas para se empenhar em garantir uma ótima experiência e impressão dos clientes. Aumente a satisfação dos alunos em EAD e consiga muitas indicações e vendas!

Invista na infraestrutura

infraestrutura para ead

Pense que as plataformas virtuais de EAD equivalem às salas de aula. Em uma sala de aula tradicional, geralmente os alunos ficam insatisfeitos com coisas como cadeiras e mesas desconfortáveis, temperatura desagradável, materiais desatualizados e danificados, etc. No ensino à distância, as principais causas de insatisfação em relação à infraestrutura também podem ser muitas.

Uma plataforma precária ou que exija muita manutenção pode deixar na mão alunos, tutores e professores em vários momentos com alguma indisponibilidades ou instabilidade. Portanto ao escolher tal estrutura é preciso prezar pela confiabilidade do sistema.

Um sistema dos cursos também deve ser intuitivo e ter boa usabilidade. Os alunos não podem ter dificuldade em encontrar o que procuram, por isso a estrutura e os conteúdos da plataforma devem ser muito bem organizados e objetivos.

O design também precisa ser responsivo, permitindo que o aluno consiga  visualizar os cursos e os materiais da plataforma em tablets ou smartphones e que sejam carregados rapidamente.

Invista em professores e tutores qualificados

Na modalidade à distância, o papel tradicional do professor visto no ensino presencial sofre algumas mudanças. O professor é o responsável por parte de criação de conteúdos que irão ser estudados, além de  definir cada material didático e disponibilizar nas plataformas, correspondendo a todas as necessidades do tema do curso.

Já o tutor, atua como um guia. É ele quem fica encarregado de realizar o acompanhamento completo do estudante diante dos conteúdos apresentados pelo professor, tirar todas as suas dúvidas e também comunicar com o professor sobre dúvidas que estão frequentes nas aulas.

Por isso é importante se certificar que esses profissionais sejam qualificados e aptos a instruírem os alunos da melhor maneira possível, visando a satisfação com o conteúdo e com os cursos.

Suporte didático e acompanhamento

Não deixe de pensar em como auxiliar a didática estabelecida nos curso através de funcionalidades de uma plataforma online. Ela te dá oportunidade de utilizar recursos como os de fóruns, onde serão discutidas as questões e dúvidas referentes aos conteúdos trabalhados.

Outra prática essencial é não deixar de acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos. Notas de provas online, avanço na estrutura de módulos do curso, participação, engajamento, cumprimento de prazos, etc. O desempenho é um ótimo indicador que te ajudará a perceber a eficiência da sua estrutura curricular. Esse monitoramento permite que vários problemas sejam evitados ou minimizados, inclusive a evasão.

Atendimento ao aluno

atendimento ao aluno em ead

Um dos erros mais comuns de vários negócios, não só os de EAD, é investir no relacionamento com o cliente só até a efetuação da compra, acreditando que depois disso a boa relação já está consolidada. Nada disso!

Após a matrícula, o relacionamento precisa ser ainda mais próximo e facilitado, pois esse é o principal canal para receber as causa de satisfação e insatisfação.

Garanta que toda a equipe de atendimento esteja sempre muito bem treinada e preparada para lidar com as demandas do público e informada sobre todos os produtos e serviços prestados, assim como as novidades.

Ofereça todos os canais de comunicação possíveis para receber dúvidas, reclamações, comentários, sugestões, etc. Busque sempre o diálogo com seus alunos e se disponha a resolver problemas e a encontrar as melhores soluções possíveis.

Um bom relacionamento, usando as melhores práticas para o atendimento, demonstra que a sua instituição se importa com os alunos.

Inovar é preciso

O grande diferencial da EAD que a favorece em relação ao ensino presencial é a flexibilidade de horário. Isso se faz necessário por causa da rotina complexa dos alunos, que geralmente tem que combinar os estudos com casa, trabalho e família.

Mas não basta apenas oferecer um ensino mais flexível e achar que ficar só por isso é o suficiente.

Invista e inove sempre em sua abordagem e utilize tecnologias educacionais a seu favor.

A gamificação (ou gamification), por exemplo, propõem a adoção de conceitos e ideias de jogos à situações que não são jogos. É perfeito para a motivar e engajar os alunos.

As trilhas de aprendizagem são outra alternativa favorável. Através delas o aluno pode decidir um curso de ações de ensino, experiências e treinamentos para seu próprio desenvolvimento profissional, tendo uma maior liberdade e autonomia.

Essas foram as nossas dicas para melhorar a satisfação dos alunos em sua empresa de EAD. Comece a segui-las e conte para a gente se elas funcionaram. Assine a nossa newsletter e acompanhe o nosso blog para mais conteúdo sobre ensino à distância e satisfação dos aluno. Até a próxima!

 

Mariana Silva

Mariana Cordeiro é jornalista e especialista em marketing de conteúdo. Escreve para o NeritEduca e está sempre em busca do que há de mais novo no mercado educacional.

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