WhatsApp x SMS: qual a melhor opção para sua instituição?

por Laís Marçal - 15/08/17 ⇠ Veja outros Posts

É aquela velha história: uma nova mídia chega e já decretam uma sentença de morte para a anterior. Deterministas disseram que o rádio iria acabar com o jornal, e a TV, por sua vez, ia acabar com ele. E a telinha ia ser detonada por outra tela, a do computador. Mas a vida prova que não é bem assim.

Com a chegada do WhatsApp, a conversa é a mesma. mas será que de fato existe uma disputa entre o aplicativo e o SMS? É o que veremos! Acompanhe com a gente.

SMS

O SMS foi o primeiro canal de mensagens via celular, o start se deu dezembro de 1992 por um britânico chamado Neil Papworth, com um texto que se resumia a “Feliz Natal”.

Depois de 24 anos, o SMS , diante de tantas inovações que surgiram, continua de pé. Independente do tipo e do nível tecnológico, preço e sistema operacional, ele é um serviço comum a todos os celulares.

O formato não mudou muito desde a concepção: permite mensagens de no máximo, 160 caracteres. Mas para quem sabe fazer bom uso de pouco espaço, ainda é muito útil.

Vantagens

Uma das grandes vantagens do SMS é a sua característica universal. Smartphone, celulares comuns, conectados à internet ou não, diante de todas essas circunstâncias existe a possibilidade do uso dessa mídia.

Um outro ponto positivo é a possibilidade de enviar mensagens através de uma plataforma de gestão de cursos e treinamentos. Construindo um banco de dados poderoso, você pode fazer disparos segmentados e até mesmo automatizados.

Desvantagem

O SMS possui um limite de caracteres para sua mensagem: 160. Isso reduz um pouco as possibilidades desse recurso. Mas aí vem uma boa notícia: estudos apontam que mensagens mais curtas geram mais engajamento. Então, mais uma vez, ponto para o SMS.

Dicas

Para usar o SMS em sua estratégia de marketing, você precisa seguir algumas dicas que serão fundamentais para o sucesso de suas ações:

  • Contatos: é preciso que ela seja opt-in, ou seja, seus clientes e prospectos precisam fornecer seus dados voluntariamente;

  • Lista limpa: não compre listas de contatos prontas, elas não vão te ajudar muito por alguns motivos. Primeiro, muitos são números fantasmas e segundo, eles não são seu público-alvo.

  • Linguagem: se comunique de forma adequada com seu público.

  • Call to action: inclua links que façam com que a comunicação continue.

WhatsApp

O WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens instantâneas disponível para diversas plataformas de smartphones. Com ele, você pode enviar e receber mensagens de texto, imagens e arquivos multimídia através de um plano de dados móveis, ou por conexão Wi-Fi.  O app também permite que o usuário faça chamadas de áudio e vídeo, de forma gratuita.

Entre as vantagens do WhatsApp Messenger estão o uso de notificações push para que você possa receber mensagens instantâneas, conversas em tempo real, confirmações de leitura e criação de grupos para compartilhar mensagens, e também a possibilidade de usá-lo em um navegador web.

Vantagens

A primeira vantagem do uso do WhatsApp é a longitude da mensagem, ela não tem limite de caracteres. Outro ponto são os formatos, é possível enviar vídeos, imagens, documentos e áudios, o que aumentam as suas possibilidades no momento da criação.

Desvantagens

O WhatsApp é um ótimo serviço, mas precisamos te dizer uma verdade: ele é interessante mesmo para o uso pessoal. Conversar com os amigos, com a família, falar com alguém que está longe, e por aí vai. Mas quando se trata de uma estratégia de marketing, ele não se mostra como uma opção muito efetiva por alguns motivos.

Ao contrário do SMS, você não pode fazer disparos através de uma plataforma de gestão de cursos e treinamentos. Existem algumas empresas que fazem esse serviço, contudo, essa prática é expressamente proibida pelos termos de uso do aplicativo e pode levar a um banimento.

Sendo assim, a única forma de enviar suas mensagens seria por um celular convencional, através de lista de transmissões, o que tornaria o trabalho muito difícil de ser controlado. Até porque, através de um smartphone, não é possível criar um banco de dados potente, e muito menos segmentar a sua base.

Outro ponto negativo do uso do WhatsApp para ações de marketing é a questão das métricas. O seu trabalho não poderá ser mensurado de forma efetiva, o que vai fazer com que você não tenha noção de como sua campanha está se saindo.

Afinal, qual o melhor?

Não vamos te desencorajar a usar o WhatsApp em sua instituição. Ele pode ser uma grande arma, para diversas situações. Pode inclusive te ajudar na gestão de sua equipe. Mas um fato é constatado, as próprias políticas criada pela empresa desencoraja o uso do aplicativo para fins de ações de marketing.

O SMS por sua vez, é uma opção legalizada e consolidada como ferramenta de comunicação com o público. E além disso, existem softwares que irão automatizar seus disparos e te fornecer métricas. E isso vai fazer muita diferença em sua estratégia,e  irá te ajudar a captar alunos.

Quando nos referimos ao uso pessoal, de fato, houve uma queda na utilização do SMS e um aumento em aplicativos de mensagens instantâneas. Contudo, podemos chegar à conclusão de que a batalha SMS x WhatsApp não poderia ser sequer chamada de disputa no âmbito do marketing. Ambas as mídias possuem fins completamente diferentes, então elas não são de fato concorrentes.

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Laís Marçal

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