Descubra como utilizar o sms para captar mais alunos

por Colaborador Parceiro - 05/06/17 ⇠ Veja outros Posts

Os negócios na educação sempre tem como objetivo principal conseguir que mais estudantes se matriculem nas aulas ofertadas. Com certeza essa também é sua meta, e se você está aqui, muito provavelmente está em busca de estratégias para alavancar seus números.

Você deve estar se perguntando: como captar mais alunos? Existem várias maneiras para conseguir esse feito! Mídias sociais, divulgação boca a boca, material impresso, site e etc. Mas hoje vamos falar de uma forma muito eficiente e com os custos bem reduzidos: o sms.

A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que 75% da população brasileira, a partir de dez anos de idade, possui telefone celular. Esse dado torna o esforço de vendas e marketing voltados para mobile uma oportunidade muito interessante.

Contudo, para usar esse meio de comunicação, você deve observar alguns aspectos. O SMS pede que algumas ações, que antecedem o envio, sejam realizadas. E, além disso, você deve se atentar às particularidades de linguagem e estratégias que as mensagens por celular exigem.

Vamos levantar alguns pontos interessantes para que você aplique no seu trabalho. Assim, as dúvidas de como captar mais alunos podem ser sanadas. Vamos começar?

Pense em quem você deseja atingir

Pense em quem você deseja atingir

O primeiro passo é se debruçar por uma pergunta que parece ser simples, mas é crucial para que sua estratégia dê certo: quem eu quero atingir? Quais pessoas são o público-alvo dos meus cursos?

Essa pergunta é muito importante, pois é a partir dela, e só a partir dela, que você irá conseguir traçar as atividades a serem realizadas para atingir sua meta de captar alunos. Ela é essencial para definir quais serão os meios de comunicação utilizados, a linguagem empregada, a frequência em que as mensagens serão enviadas, e etc.

Lista de contatos

Lista de contatos

Depois de definir com quais pessoas você deseja falar, você precisará realizar esforços para conseguir entrar em contato com elas. Existem algumas maneiras corretas de se fazer isso (e uma outra que é uma cilada). Quer saber como conseguir esses contatos de forma limpa? Veja a seguir:

  • Campo de cadastro no site: ter uma página em seu site para que os seus clientes deixem seus dados para contato é uma ferramenta muito importante na hora de construir sua lista;

  • Ações de marketing direto: fazer algum tipo de ação de comunicação e marketing, que tenha como objetivo conseguir os dados dos envolvidos, pode ser uma ótima tática. Ela pode ser feita na rua e em quiosques de shoppings, por exemplo. Só fornecerá o contato quem tem o mínimo de interesse pelos serviços da sua empresa, tornando qualquer esforço futuro mais promissor;

Como não fazer isso:

  • Comprar listas: essa prática é abominável e nada efetiva. Você compra um lote com dados ultrapassados, às vezes com telefones que nem existem mais e acaba entrando em contato com pessoas que não tem nenhum interesse no seu serviço. Você vai gastar uma grana e ainda vai passar por inconveniente para muitas pessoas. Construa sua lista de contatos de forma limpa!

Use uma plataforma CRM

O software CRM é uma plataforma que oferece várias funcionalidades para gestão de relacionamento com o cliente. Poder contar com esse serviço vai tornar o seu processo para captar mais alunos bem mais eficiente.

À medida que você for conseguindo construir a sua lista de contatos, você pode cadastrá-la na plataforma. Lembre-se de preencher todos campos que você conseguir e que forem estratégicos para seu negócio. Outra funcionalidade importante é a de inserir tags referentes a cada contato. Assim você poderá segmentar melhor sua base de dados e enviar mensagens mais convenientes a cada fatia dela.

Para conseguir responder a pergunta de como captar alunos, nesse momento, estamos focando no SMS. E nos softwares CRM você pode fazer disparos dessas mensagens. Sem você tenha que se preocupar em enviar manualmente o seu conteúdo para cada pessoa da sua lista!

Você poderá também fazer disparos automatizados. Para esclarecer bem essa função em sua cabeça, o melhor exemplo é o dos aniversários. Você dará o comando uma vez para que a plataforma envie mensagens para os aniversariantes do dia. Daí, toda vez que alguém da sua lista fizer aniversário, ela receberá uma mensagem da sua empresa.

Elabore bem sua mensagem

Elabore bem sua mensagem

Na hora de captar seus alunos, você precisa ficar atento para não cometer erros! Você não poderá ignorar alguns pontos. O primeiro ponto é o da linguagem. Ela deve estar de acordo com o seu público. Se for necessário, segmente sua lista geral em outras pequenas listas (você pode fazer isso com o recurso tags na opção de cadastro). A mensagem, para conversar de fato com quem recebe, deve ser estabelecer uma ligação efetiva.

O SMS se caracteriza por ter um formato conciso e objetivo. Não ultrapasse 160 caracteres. A ideia é passar a informação de forma clara e interessante em pouco espaço. Não adianta nada escrever um texto grande se a mídia não suporta esse tipo de conteúdo, não é mesmo?

Você também precisará deixar claro ao destinatário quem enviou a mensagem. Então não se esqueça de colocar o nome de sua empresa tanto na área de remetente, quanto no corpo de texto da mensagem. Eles querem saber com quem estão falando!

CTA

Como captar alunos se você não os convida para contratar os serviços ou ao menos para continuar a acompanhar seus conteúdos? O CTA (sigla para Call to Action, em português, chamada para ação) é uma tática incrível para que você retenha esse contato com você.

É a partir dessa chamada que o seu contato pode virar um cliente. Ações como “Acesse nosso site”, “Veja esse curso”, todos com o link para uma página onde essa conversão seria feita, vão trazer melhores resultados. Essa prática é muito importante para deixar a sua comunicação mais efetiva e aumentar a sua lista de alunos.

Quer ter mais informações sobre estratégias de SMS para captar alunos? Assine a nossa newsletter e baixe o nosso ebook: SMS Marketing Heroi ou Vilão?. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que ele te ajude a atingir a suas metas. Até o próximo post! 

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