Software para coaching: vale a pena?

por Laís Marçal - 14/06/17 ⇠ Veja outros Posts

Se você é um coach ou trabalha gerindo uma empresa que oferece esse tipo de serviço, sabe muito bem que, para tudo dar certo, é preciso muita organização. Esse tipo de atividade incentiva seus clientes a serem as melhores versões de si mesmo, sempre buscando atingir as metas que mais almejam. Toda essa filosofia também tem que ser levada para o exercício da gestão do seu ofício, concorda?

Os profissionais dessa área costumam se dividir entre momentos em que oferecem suas aulas para turmas maiores e outras vezes para uma única pessoa. É preciso ter controle sobre as tarefas a serem exercidas, ou tudo pode virar uma grande confusão.

Você deve estar se perguntando: vale a pena utilizar os serviços de um software para coaching? Nós, de antemão, já afirmamos que sim! Contratar uma plataforma desse tipo vai colaborar para tornar o seu dia-a-dia muito mais fácil! Mas nós não vamos te deixar tomar essa decisão no escuro.

No post de hoje, o blog do ClassControl vai te apresentar os motivos que vão te fazer querer trabalhar com esse tipo de sistema. Você vai ver que as funcionalidades contidas na plataforma serão uma mão na roda para o seu trabalho como coach. Vamos lá?

Organizando seu banco de dados

Organizando seu banco de dados

Quantos alunos já foram treinados por você ou sua equipe? Se você não usa um software para coaching, o que você faria nesse momento seria pegar uma série de planilhas no Excel, abrir uma por uma, sair fazendo a contas e uma hora você conseguiria chegar nesse número. Mas será que ele é de fato confiável? Porque a Maria da Silva, por exemplo, está na lista de 3 cursos diferentes? Assim como ela, outros casos semelhantes vão aparecer!

Você precisa organizar o seu banco de dados para conseguir trabalhar com tranquilidade e eficiência. Uma plataforma de gestão irá te ajudar muito nesse processo. Centralizando seus dados você poderá realizar uma série de ações que só vão beneficiar o seu negócio, e claro, os clientes.

Através de um sistema como esse, você poderá cadastrar dados de alunos e colaboradores, por exemplo. Basta preencher campos básicos como nome, endereço e telefone e você já terá uma ótima visão do seu perfil de público. Mas você ainda pode acrescentar tags que vão fazer toda a diferença na hora de planejar ações de marketing, por exemplo.

As informações inseridas na plataforma vão possibilitar que você tenha noção de como anda o desempenho do seu serviço e qual é a trajetória de cada aluno: eles fazem quantos cursos em média? Qual é o caminho que eles costumam traçar na sua empresa?

Através de um banco de dados organizado fica mais fácil criar os cursos que você tem a intenção de oferecer e suas respectivas turmas. Essa uma ótima função para orientar e alinhar a rotina da sua organização.

Controlando suas finanças

Controlando suas finanças

No módulo financeiro de um software de coaching você terá várias funcionalidades que irão fortalecer o seu negócio. Elas vão desde a inserção de receitas no sistema até o manejamento de recursos oriundos do pagamento dos alunos.

Para controlar os gastos que você tem para manter a sua empresa, você pode inserir suas despesas no sistema. Além disso, elas podem ser categorizadas, por exemplo, como pessoais, recorrentes e variáveis. A partir disso você vai ter uma noção de qual porcentagem cada gasto ocupa em suas finanças.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de realizar vendas através da plataforma. Você pode escolher a forma de pagamento que irá oferecer ao seu aluno, gerar boletos, criar parcelas com ou sem juros. Cadastre a conta onde você deseja que esses recursos sejam depositados e tenha o seu saldo automatizado!

Criando metas para seu negócio

Criando metas para seu negócio

O grande objetivo de um coach é colocar para fora o melhor das pessoas com o intuito de que elas consigam atingir todo o seu potencial e assim, conquistar seus desejos. E com certeza essa filosofia não fica reservada somente para seus alunos, mas também pode ser aplicada na sua vida e negócios, certo?

No software para coaching você pode cadastrar diversos tipo de metas como abertura de turma, quantidade de alunos, de vendas e etc. Assim você poderá acompanhar se seus propósitos estão sendo atingidos.

Agenda

Muitos cursos, muitos alunos. Você precisa de um lugar que concentre todas essas informações ou ficará muito fácil de se perder sem uma ferramenta digital que te dê os dados necessários de cada compromisso marcado.

Se você vive viajando, ou dá aulas em diversos lugares, você pode sincronizar com o celular. Desse modo, sempre que você tiver um compromisso, tudo que você precisa saber sobre ele estará a poucos cliques de distância.

No caso das empresas, você pode alinhar agendas e deixar a sua equipe por dentro dos cursos que irão acontecer. Isso faz com que não aconteça alguns mal entendidos em relação a preparação do ambiente para as aulas, por exemplo.

Rotinas administrativas

Uma série de etapas sempre são realizadas desde o início até o fim de cada curso. É um processo, e não dá para fugir disso. Mas você pode tornar a práxis bem menos burocrática, com isso você também diminui o trabalho monótono.

A cada turma que se forma, você precisa  confeccionar os certificados. O processo de montar um layout,  inserir o nome de cada aluno e imprimir, um de cada vez é bem pouco massante não é mesmo? Com a plataforma basta você inserir um modelo e ela mesmo já registra o nome dos formandos no arquivo. Fica tudo bem mais simples!

O software para coaching ainda oferece emissão de documentos de forma automática a partir de layouts que você insere na plataforma. Um exemplo disso são as listas de presença, que já vão vai estar prontas no painel de cada turma, para você imprimir antes das aulas.

Marketing

Marketing

A plataforma para coaching tem a possibilidade de concentrar informações sobre o público com o qual você lida. Imagine poder fazer ações de marketing no mesmo local onde esse dados estão inseridos? Acredite, é possível!

Aproveite essas informações para disparar emails, sms e conversar com os seus clientes!  Isso vai te ajudar muito na captação de alunos. Por exemplo, Aline participou do Coaching vida saudável. Vamos supor que você abriu uma turma para falar de Alimentação sem Glúten. Aline pode se interessar por esse outro tema, certo? A partir de filtros de segmentação, você poderá enviar mensagens para possíveis interessados em seu serviço.

Plataforma EAD

Plataforma EAD

No mesmo software você pode oferecer alguns serviços como coaching online! Como vimos no post “5 razões para investir em uma plataforma EAD” , o mundo está conectado e cursos online se tornam uma grande oportunidade de negócio.

Você pode ensinar presencialmente, mas marcar território no mundo digital é muito importante. E se o sistema já oferece essa oportunidade porque não tentar utilizar esse recurso? Se você tiver alguma dúvida sobre como montar um curso online, leia esse artigo.

Com todas as funcionalidades que apresentamos, com certeza você está mais animado para investir em um software para coaching. Se você se interessou, você tem que conhecer o ClassControlTeste gratuitamente por 15 dias ou peça uma demonstração! Entre em contato com a nossa equipe e nos dê o seu feedback!

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no nosso blog em primeira mão. Até a próxima!

ebook

Laís Marçal

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit