Tecnologias educacionais: como usá-las a favor de sua empresa!

por Colaborador Parceiro - 11/07/19 ⇠ Veja outros Posts

Em meio a grande expansão da tecnologia, até mesmo o MEC tem implantado nos últimos anos projetos de alfabetização tecnológica para alunos presenciais. Os projetos têm obtido bons resultados, os alunos apresentam uma tendência maior a se concentrarem em aulas e exercícios que são feitos através de alguma forma inovadora, seja por vídeos, aulas interativas e etc.

A Unesp realizou uma pesquisa sobre tecnologias e o desempenho escolar e mostrou que o uso destas aumenta consideravelmente o rendimento dos alunos, principalmente daquelas que costumam ter mais dificuldade de aprendizado, a pesquisa mostrou que esses alunos tiveram uma melhora satisfatória de cerca de 51%.

A justificativa desses dados se dá ao fato de que grande parte da população está familiarizada com a tecnologia, pesquisas mostram que mais da metade da população brasileira está conectada a internet.

Esse cenário nos mostra que investir em tecnologia educacional é uma boa opção já que o mercado está completamente em expansão, como dito pelo diretor do Google for education, Rodrigo Pimentel; “A tecnologia precisa estar na sala de aula’’.

O uso desse tipo de tecnologia pode ser feito tanto em ambientes presenciais como online:

- Presenciais: Os ambientes de aula presencial são aqueles em que os professores e os alunos se encontram no mesmo espaço. As formas de tecnologia em ambientes educacionais são mais limitadas, o professor pode usar um vídeo ou powerpoint por exemplo para complementar a sua aula.

-Ensino a distância: O EAD é uma forma de aprendizado em que os professores e alunos não precisam estar necessariamente no mesmo local, o que faz com que seja obrigatório o uso da tecnologia como forma de aprendizado.

O fato é que dentre essas duas opções pesquisas mostram que os alunos têm preferido o ensino EAD ao tradicional. Os motivos são diversos como por exemplo, o ensino a distância ser até 4 vezes mais barato que o presencial na mensalidade e os alunos também economizam por não precisarem se deslocar até a instituição. Além disso, os horários são mais flexíveis para o estudo e outros ainda procuram esse método por terem dificuldades de aprender em salas de aula.

 

O que é tecnologia Educacional

Tecnologia educacional nada mais é que a utilização de ferramentas tecnológicas como instrumentos para aperfeiçoar o ensino. Isso traz maior desenvolvimento no processo de aprendizagem.

Dispositivos móveis nas tecnologias educacionais

A necessidade de mobilidade nas Tecnologias educacionais

De acordo com o IBGE, o celular é o principal meio de acesso a internet no Brasil, isso faz com que toda a tecnologia educacional precisa se adaptar aos aparelhos móveis. As distrações causadas pelos celulares, que são vistos como vilões em sala sala de aula, podem ser positivas para implantação de um ensino EAD, se o aparelho celular gera muito foco nos alunos, ele também pode gerar para o aprendizado.

A necessidade da mobilidade também vem pelo fato que os alunos precisam, muitas vezes, conciliar estágio, faculdade, curso, vida pessoal, treinamentos, e isso faz com que tenham pouco tempo livre e precisem de uma forma extremamente prática e flexível para seu aprendizado.

É importante que os professores que irão lecionar nas plataformas sejam treinados com algum tipo de curso de capacitação, e tenham conhecimentos de tecnologia para que possam usar todas as oportunidades que uma boa plataforma de EAD possui, mostrando ao aluno os benefícios de aprender online.

Como usar a tecnologia ao seu favor?

Métodos de usar a tecnologia ao seu favor

Existem várias formas de implementar as tecnologias a favor de sua empresa, você pode investir em:

  1. Crie um canal no Youtube: Você não precisa mostrar tudo que sua empresa tem gratuitamente, mas colocar algum tipo de conteúdo no Youtube pode ajudar muito. Hoje em dia quando precisamos de aprender sobre algum assunto já vamos direto ao site procurar um tutorial, uma vídeo aula. Pesquisas comprovam que o Youtube já é acessado por 95% da população brasileira, o que nos mostra que essa rede pode gerar resultados extremamente eficazes.

  2. Disponibilize ebooks gratuitos: Os ebooks são uma ótima forma de se conseguir leads. Criando um cadastro no momento que o usuário baixou seu ebook você consegue contactar depois, um lead que já mostrou interesse em seu produto. Caso a criação de conteúdo seja difícil para você, existem empresas que realizam esse tipo de serviço.
    *Confira nossos ebooks gratuitos acessando a página: Nossos Materiais.

  3. Disponibilize livros digitais interativos: Eles são uma versão evoluída dos ebooks, são mais que um livro, uma oportunidade grande de interatividade com animações, simuladores e infográficos. O fato de poderem ser acessados de dispositivos móveis desperta muito o interesse daqueles que procuram por mobilidade e uma forma mais criativa de aprendizado.

  4. Utilize o SMS: O sms é uma ferramenta bastante acessível e pode ser utilizada de várias formas no meio educacional. As mais utilizadas são como um sistema de suporte aos alunos ou como forma dos alunos confirmarem suas presenças no final do semestre. O sms facilita bastante pois não é necessário terem aparelho atual ou estar conectado a internet para utilizá-lo.

  5. Criação de jogos: Usar jogos como forma de ensinar é um método muito eficiente. Nos jogos educativos são criadas tarefas para os alunos e quando as tarefas são realizadas eles recebem prêmios, isso faz com que os alunos fiquem motivados e focados a continuar participando e aprendendo.  

  6. Agenda escolar organizada: A tecnologia permite ter um calendário mais organizado para a escola e compartilhar ele com os estudantes. Nessa agenda os professores podem colocar quais os materiais deverão ser necessários para aquela aula específica e sobre o que será ensinado.

  7. Fóruns para dúvidas:  O ambiente virtual também permite muita interação entre os professores e os alunos, disponibilizar fóruns de discussão deixa os alunos se sentirem mais próximos de sua empresa e gera mais chances de recomendarem o seu negócio.

Para colocar em prática essas maneiras de usar a tecnologia educacional, você pode utilizar o software disponibilizado pelo NeritEduca!

Esperamos que você tenha gostado do post, caso tenha alguma dúvida comente conosco logo abaixo que iremos responder o mais breve possível.
Até a próxima! 

ebook

Colaborador Parceiro

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit