13 tendências na educação para ficar de olho

por Colaborador Parceiro - 31/07/18 ⇠ Veja outros Posts

Negócios competitivos exigem uma postura de vanguarda. Esse é o caso do mercado educacional, você precisa estar sempre por dentro de todas as novidades para fazer de sua instituição uma empresa inovadora.

O setor está em uma fase muito nítida de mudanças, e para te ajudar a acompanhar separamos 13 tendências na educação que devem entrar para o plano de ação de sua organização. Acompanhe com a gente! 

1. Alunos empoderados

Quanto mais jovens, mais independentes os alunos se mostram. Eles estão cada vez mais conscientes de suas capacidades e talentos, o que faz com que o papel de professores e tutores se transforme.

Não existe passividade em sala de aula, portanto esses profissionais precisam se tornar instrumentos que guiarão os estudantes no caminho do conhecimento, abandonando aquela figura de detentores exclusivos da informação.

Esse novo perfil precisa ser estimulado e as metodologias tradicionais não conseguem fazer com que eles se sintam motivados, por isso é necessário uma busca de novas escolhas pedagógicas para atender a essa nova geração de alunos. Essa é uma das tendências na educação que não pode ser perdida de vista, pois ela é fundamental para o aprendizado.

2. Ensino Híbrido

Ensino híbrido

Modalidades online e offline de ensino parecem coisas que passam longe uma da outra, certo? Olha, não é bem assim! Uma das tendências na educação aponta para um ensino cada vez mais híbrido. As novas tecnologias vão estão mais presentes na sala de aula, possibilitando uma didática mista onde o modelo de educação presencial e digital dialoguem em perfeita harmonia.

Usar o serviços de nuvem, de realidade aumentada, aprender usando os próprios dispositivos, usufruir de tecnologias vestíveis, criar de blogs e produzir de vídeos são algumas das inúmeras maneiras de como a internet e as novas tecnologias permearão o cotidiano dos alunos e professores dentro e fora da escola.

3. Happy & Healthy

Bem-estar físico e mental e aprendizagem são aspectos diretamente proporcionais. Por isso, se a aprendizagem incluir diversão e entretenimento, sem perder o foco, é claro, ela pode ser potencializada.

Pensando nisso, o ideal seria oferecer aos alunos uma educação sem traumas, que contemplem aulas de filosofia, relaxamento, meditação, etc. Tudo isso irá colaborar para que o estudante esteja mais apto a absorver todo o conteúdo que lhe for lecionado.

4. Aprendizagem contínua

Os mercados estão exigindo profissionais cada vez mais qualificados. FIcar no feijão com arroz não dá mais, nem para os profissionais, nem para as instituições. A aprendizagem contínua é uma das tendências na educação que precisam ser seguidas para já. Investir em cursos de aperfeiçoamento é uma ótima pedida para atender essa demanda.

5. Gameficação

Gameficação

O uso de jogos para aprendizagem é uma grande tendência. Através de dinâmicas de games o aluno é orientado a chegar a um fim premeditado que o auxiliará a compreender algum conteúdo. Isso faz com que o processo de se adquirir um novo conhecimento seja mais leve e divertido.

6. Empreendedorismo

O perfil empreendedor virou uma característica essencial para diversos mercados, e, por conta disso, é preciso desenvolver essas capacidades nos alunos. Noções de gestão de negócio e indústria criativa já estão fazendo parte de diversos currículos em diversas áreas.

7. “Ágora”

As chamadas “Ágoras” eram espécies de praças na Grécia Antiga, onde ocorriam discussões políticas, sociais e econômicas. Esse espaço se tornou o centro da opinião pública da época e também de arguições filosóficas.  

Com essa tendência, a ideia é que as instituições devem abrir suas portas para outros setores da sociedade. Assim, o conhecimento não fica preso àqueles muros, e ainda, nessa troca, é possível adquirir novas visões que aprimoraram o saber.  

8. We care

A preocupação com meio ambiente está em pauta no mundo, e isso reflete no ambiente organizacional. Outro assunto em voga são as questões sociais, que também estão fazendo parte dos projetos das empresas. Esse novo pensamento mais preocupado com a sustentabilidade e também as leis ambientais criam a necessidade de profissionais bem preparados para lidar com essas questões.

Por isso, uma das tendências na educação para os próximos tempos é incluir nos currículos de diversos cursos aulas que trabalhem esses aspectos, pois os colaboradores precisam estar aptos a trabalhar dentro dessa nova cultura.

9. Ensino personalizado e adaptativo

Cada pessoa é diferente da outra, porque a maneira de aprender não seria? As novas tecnologias propiciaram uma nova forma de se enxergar o aluno. Agora a noção de um sujeito único, com limites e talentos passa a entrar em pauta e transformar as noções didáticas tradicionais. O uso de plataformas adaptativas promovem um ensino personalizado e mais eficaz, essa é uma das tendências na educação.

A aprendizagem adaptativa facilita a identificação dos pontos fracos e fortes de cada pessoa e possibilita que possa ser determinado o que é necessário para preencher as lacunas que estão atrapalhando o conhecimento.

10. Conteúdo aberto

Conteúdos abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados com permissão para que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.

Cursos, livros ou capítulos, vídeos, artigos acadêmicos e aulas em qualquer formato, esses e outros materiais podem ser disponibilizados a fim de universalizar o conhecimento e torná-lo mais democrático e acessível.

11. Dispositivos móveis

Dispositivos móveis

O acesso aos dispositivos móveis está se ampliando cada vez mais, e já passou da hora de lutar contra a inserção deles em salas de aula. Quem é professor ou tutor sabe que essa batalha é em vão. Por isso, comece a agregá-los ao ambiente de aprendizagem. Se bem orientados, os alunos podem ampliar seus horizontes usando essas tecnologias.

12. Livros digitais interativos

Um destaque nas tendências na educação são os livros digitais interativos. Eles são mais que e-books, são recursos com ferramentas utilitárias que propiciam um grande impacto educacional.

Através de um livro digital interativo o aluno não apenas pode visualizar em tela todo conteúdo, mas também ter acesso à aplicações práticas através de jogos, animações, simuladores e infográficos, assim o aprendizado pode ser aprimorado.

Com dissemos anteriormente, o uso de dispositivos móveis é uma das tendências na educação. Por conta do crescimento do uso desse aparelhos em sala, diversas editoras têm investido da adaptação de seus livros para esse mercado, o que tem intensificado o uso por parte das instituições.

13. Trilhas de aprendizagem

Essa tendência está bastante relacionada à necessidade de uma aprendizagem mais adaptativa. São as chamadas trilhas de aprendizagem. A metodologa recebe esse nome por se tratar de diversos itinerários e caminhos para percorrer, que o aluno tem a livre responsabilidade de escolher conforme seu perfil para alcançar o aprendizado. 

A abordagem também é propícia a autonomia do aluno, já que permite que ele trace seu próprio caminho na jornada do conhecimento.

 Essas foram as 13 tendências na educação para ficar de olho que separamos para você. Se você gostou do conteúdo continue acompanhando o nosso blog. Assine nossa newsletter e saiba quando publicarmos algo novo. Até a próxima!

*Este post foi publicado originalmente em 11/08/2018 e  atualizado com novas informações e dicas. 

ebook

Colaborador Parceiro

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

11 4380-6606 31 3047 5405

© NeritEduca

by nerit